sábado, outubro 21, 2006

Não explicam, pá!

Há muito que a existência de SCUTs é criticada pela oposição, à direita do PS, que defende o princípio do utilizador pagador, e são apontadas como um dos maiores problemas do défice do estado. Sempre que se procura encontrar financiamento para qualquer outro assunto, como aconteceu agora com a segurança social, ai está a oposição a dizer: -Acabem-se com as SCUTs, e utilize-se esse dinheiro poupado. Ainda recentemente o Presidente da Associação de Municípios, Fernando Ruas, no debate com o Ministro António Costa, no programa Prós e contras, utilizou esse argumento como forma de encontrar dinheiro para um maior financiamento das autarquias. O aplauso dos autarcas presentes foi imediato.

Vem isto a propósito de agora, que o governo resolveu colocar portagens em três delas, o discurso ficar todo baralhado. O PSD vem dizer que ainda bem que o governo mudou de opinião, mas os seus autarcas que são atingidos por esta medida, berram por injustiça e exigem que a SCUT que serve o seu Conselho não deve ser paga. Isto é são contra as SCUTs, todas elas, menos a que os servem a eles. O CDS, que tanto pediu o seu fim, acusa Sócrates de fraude eleitoral e exige a presença do governo na AR para se explicar. As confederações Industriais e as empresas de transportes vêm afirmar a sua discordância com esta medida e afirmam que ela vai prejudicar as empresas, e eu já não percebo nada disto.

Afinal haver SCUTs é bom ou é mau?

Se é bom, será que a introdução de portagens em três delas é um erro?

Se é mau, porque tanta reclamação de quem sempre afirmou que deveriam ter portagens?
.
Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

2 comentários:

  1. Depende sempre do lado que está a observar. Quando uns estão no poleiro dizem mal do que disseram bem e vice-versa, porque o poleiro só vai mudando para sempre os mesmos. Houvesse vontade e isto tudo poderia ser um país de maravilha. Mas outros valores mais altos se levantam!...
    jinhos

    ResponderEliminar

Powered By Blogger