quinta-feira, setembro 30, 2010

Sacrificio número,....já lhes perdi a a conta

Mais sacrificios para ficar tudo como sempre, na mesma. As causas que nos obrigam a estes sacrificios continuam lá, a subordinação do poder politico pelo poder económico continua lá, as regras do mercados lá continuam a ser controladas pela ganacia especulativa, a globalização, a China, a União Europeia, o FMI, a NATO, a Palestina e tudo o raio que os parta continua lá. Mais "sacrificios" sabendo desde já que a este se seguirá inevitávelmente outro sacrificio e outro e outro e outro. Seja o Sócrates, o Passos ou outro igual a ele ou ao outro, tanto faz, todos justificarão os novos e "suficientes" sacrificios com a necessidade imperiosa de baixar um défice ou de ultrapassar uma crise.

Não lhe vejo a hora


Normamlmente não desejo mal a ninguém, mas gente como esta não presta mesmo. Estou farto de mentiras e enganos. Estou farto de ver caras preocupadas a falar de invitabilidades e de justiça enquanto nos apertam o cinto enquanto a corrupção é regra para outros. Estou farto desta comunicação social que dá voz e justifica tudo isto. Estou farto desta mentira de democracia de alterne em que tudo dizem ir mudar para que tudo fique sempre na mesma. O inferno é pouco para eles.

quarta-feira, setembro 29, 2010

O Casamenteiro

Passeios de Outono


Hoje, uma vez mais lá vou eu passear-me a descer a Avenida em mais esta jornada de luta. Vou porque é a "luta" que temos, é a luta que aqueles que estão à frente das organizações, que a democracia construiu, para lutar e defender os direitos de quem trabalha. Direitos conquistádos em séculos de luta e onde muitos pagaram com a morte a defesa dos seus ideais. Mereciam que nós hoje fossemos mais dignos e mais corajosos na sua defesa. Mereciam lutas bem mais efectivas. Mereciam eles e mereciam os nossos filhos um mundo melhor que aquqle que lhes vamos legar. Como ainda não são, lá vou eu descer a Avenida.

terça-feira, setembro 28, 2010

Abutres

Apesar do governo se ter comprometido a subir para os 500 euros o salário mínimo até 2011, António Saraiva, presidente da Confederação Industrial Portuguesa (CIP), garante que o salário mínimo nacional não vai subir para os 500 euros em Janeiro do próximo ano. "Não há condições", afirmou. Uma empresa que não tenha a acpacidade de aumentar um seu empregado em 25 euros o melhor mesmo é fechar as portas. Não são as pequenas empresas que se sentem ameaçadas por este aumento, mas sim os "Belmiros" e outros vampiros do mesmo género. Afinal são eles os principais empregadores de trabalho precário e de salários de miséria. Abutres que se alimentam da miséria e da pobreza.

O Cupido


O Sr. Silva marcou reuniões com todos os partidos com cadeira em São Bento para resolver a questão de aprovação do orçamento, (que ainda não se sabe qual é) e acabar com o espectáculo degradante que vemos por ái. Ai a crise! Ai os mercados de capitais! Ai o décie! Ai o MerrillLynch! Ai o raio que os parta! Há que promover o amor entre os partidos do alterne para que o orçamento passe, os salários diminuam, os impostos subam, os bancos ganhem, nós paguemos e tudo fique na mesma.Todos sabemos que o orçamento está mais que propangandeado, com ajuda da OCDE e tudo, para justificar o aperto de cinto e todos sabemos também que já está garantida a aprovação.
O Sr. Silva, (que ainda não é candidato:) arma-se em cupído para poder depois, (as presidênciais são já em Janeiro) dizer que salvou o país. E, o mais fantástico é que vai haver muita gente que vai acreditar.

Pocilga politica

Todos já sabemos que a politica atrai muita porcaria e que é essa porcaria o que acaba por ocupar o poder. Os mais honestos, os mais correctos acabam submersos no fedor e descartados por aqueles que não olham a meios para atingirem os seus fins. Estes, os que agoram nos governam ou aspiram a governar-nos, mostram bem como a luta pelo poder os pode levar ao mais baixo da dignidade. Tenham vergonha.

segunda-feira, setembro 27, 2010

O iluminado

Cavaco Silva pede ideias inovadoras para ultrapassar a crise.
Mas, não era ele o grande especialista, não era ele o homem que nunca tinha dúvidas e raramente se enganava, o homem que tinha respostas para tudo?

Socialismo liberal democrata


José Sócrates discursou no Fórum Mundial de Líderes, na Universidade de Columbia, onde assustou a plateia quando se definiu como um político "socialista". Nos EUA, a palavra é sinónimo de comunista, o que criou ruído de fundo entre os alunos da universidade, e José Sócrates teve de "clarificar" que um socialista na Europa "é o que nos Estados Unidos se chama liberal democrata".

Já só me faltava ver classificar o socialismo com liberalismo democrático.

domingo, setembro 26, 2010

Que pivete


Santana Lopes veio dizer que o ambiente politico em Portugal está a começar a cheirar mal. O homem deve ter um problema de olfacto, que há muito que tudo isto tresanda. E, nem as moscas parecem mudar.

O Teatro da Política

Em exibição no Palco de S.Bento mais um drama do capitalismo global com o habitual José Sócrates e o ambicioso actor saído das escolas do PSD, Passos Coelho, nos papéis principais. Mais do mesmo.

sexta-feira, setembro 24, 2010

O Tango da tanga continua

Ele está de volta,...o Carrilho


O Manuel Maria Carrilho está de volta da parteleira dourada de Embaixador na UNESCO. Sempre foi uma personagem que me "enjoava" um bocadinho, mesmo que na pobreza franciscanda que têm sido os Ministros da Cultura, tenha acabado por ser dos menos maus.
Chega e já está a criar confusão com o Amado, com o Engenheiro, com todos. Não vai fazer nada de útil, mas no pantano em que já se encontra este país, é mais uma boa possibilidade de lhe fazer aqui uns "bonecos". Que sirva para alguma coisa.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Desemprego. Solução: Não há


A ministra do Trabalho, Maria Helena André, admitiu na Assembleia da República que, naquela Assembleia todos sabiam que a tendência do «desemprego não se vai inverter nos próximos tempos».
Afirmou ainda que "o Governo não mascara o desemprego, considera-o o principal problema social", mas que a solução não passa por subsídios, ao seu prolongamento ou ao seu aumento".

Que tenha ido confirmar aquilo que todos nós já sabemos, que não tem uma verdadeira solução para o desemprego, até lhe fica bem. Também é verdade que o subsidio de desemprego não é a resposta para criar novos empregos, mas talvez o seja para minimizar a desgraça que se abateu sobre mais de meio milhão de portugueses. Só olhar para estatisticas, só olhar para a realidade e esquecer as pessoas é um mal deste sistema capitalista. Afinal, são as pessoas que deviam ser a prioridade de quem governa.

Operação de Charme no altar da ONU


Ouvi na SIC a notícia que o nosso Engenheiro ia à ONU em operação de charme para vender a imagem de Portugal nos mercados. Estou certo que vai fazer uma boa figura, afinal, melhor vendedor de "banha de cobra" não há. E, já que está em Nova Iorque bem pode aproveitar para comprar mais uns fatinhos de que tanto gosta.

quarta-feira, setembro 22, 2010

Um verdadeiro Açor mesmo à medida

O filho da secretária regional do Trabalho dos Açores, Miguel Marques Malaquias, recebeu do governo regional liderado por Carlos César uma bolsa de estudo no Continente no valor de 9500 euros, montante a que acrescem despesas inerentes à viagem de ida e volta de avião entre Lisboa e o arquipélago. Isto até poderia ser considerado normal se, para lá de parecer que, com a penuria de meios, as bolsas deviam ser deixadas para os mais desfavorecidos, a lei não tivesse sido modifcada pela mãe para encaixar certinha no filho. O curso de Piloto de Linha Aérea só passou a fazer parte do regulamento de concessão de bolsas de estudo a partir de Outubro do ano passado, através de uma portaria modificada e assinada pela própria secretária regional. A isto acresce o facto de a bolsa atribuída ao filho da governante ter um valor muito superior às dos restantes bolseiros. Além de introduzir o curso de Piloto de Linha Aérea no regulamento de bolsas, Ana Paula Marques aumentou o valor dos apoios. Nos Açores, as bolsas de estudo são financiadas com um subsídio equivalente a 65% da remuneração mínima mensal no arquipélago, mas a secretária regional decidiu majorar o curso do filho com um subsídio equivalente a 150% da remuneração mínima mensal. Além disto, Ana Paula Marques assina um anexo à portaria onde é referido que as bolsas de estudo do Governo Regional dos Açores são atribuídas independentemente das condições económicas dos familiares dos alunos. Para não ficarem dúvidas.
Coisa mais feita à medida é dificil de encontrar.

O Papão do FMI


Quem tenha lido os jornais só pode pensar em atirar-se de uma ponte. Aumenta a dívida, aumentam os Juros, aumenta o descalabro e já muitos avançam com o Papão do FMI. Vem aí o FMI. Vêm porque dizem, nós não somos capazes de nos governarmos a nós próprios. Vêm porque os nossos dirigentes são incompetentes. Vêm porque o jogo do poder não permite tomar as medidas que dizem ser necessárias. Cuidado, ou aceitamos comer e calar ou vem aí o Papão, vem aí o FMI. Como se ele já cá não estivesse, como se esta crise não seja a crise do sistema que o FMI tem por dever impôr. O FMI vem aí para nso apertar mais o cinto, para nos colocar o garrote, para nos misaberalizar ainda mais. Vêm para perpetuar o sistema, para que tudo possa continuar a ser como é, para que alguns continuem a viver à custa de todos os outros, para que cada vez mais direitos se transformem em deveres.

terça-feira, setembro 21, 2010

Uma verdadeira familia


Ao Sr. Silva, não lhe passa pela cabeça que o Orçamento de Estado não seja aprovado e, pelo discurso, ao Passos Coelho, seu principal apoiante às presidenciais, não passa pela cabeça aprová-lo. (Talvez não seja tanto bem pela cabeça e mais pela boca). Se ter um candidato Alegre apoiado pelo PS e pelo BE é inverosímil, ainda tudo fica mais confuso quando há um Coelho que contradiz o seu candidato; o Sr. Silva de Boliqueime.

Egocentrismo


Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.
A criança com cerca de 3 anos passa pelo período chamado teimoso, pois ainda não compreende que faz parte de uma sociedade, imaginando que todo o mundo gira em torno de si mesmo.
...in Wikipedia

segunda-feira, setembro 20, 2010

O Caso dos Contentores

PJ na Liscont à procura de ‘luvas’
A Direcção Central de Combate à Criminalidade Económica e Financeira da Polícia Judiciária fez ontem buscas à sede da Liscont, firma do Grupo Mota-Engil, onde é administrador executivo Jorge Coelho, por suspeitas de tráfico de influências.

Em vez de luvas não deviam procurar contentores?

Xadrez político

sábado, setembro 18, 2010

Dias em Cabo-verde à sombra do Loureiro


Outro dia lembrei-me, "onde andará o Dias Loureiro?" Segundo soube, está para Cabo Verde onde tem uma "quintinha". Cabo Verde, fez-me logo vir à memória o Banco Insular que o BPN tanto utilizou para fazer as negociatas e as trafulhices. Coincidências, sem dúvida.

sexta-feira, setembro 17, 2010

Sarkonazismo

Sarkozy ficou muito zangado porque a comissária europeia da Justiça, Viviane Reding, comparou expulsões de ciganos com as deportações nazis.
Não percebo porque se queixa, se não quer ser lobo não lhe vista a pele. Ele até pode encontrar um "buraco" juridico no direito europeu que lhe possibilite expulsar os ciganos, mas poderá encontrar uma de civilidade e , decência? Esta gente não presta.

O Emigrante retornado

Será que vem aó o Ribeiro e Castro. Ficou de pensar se aceita ou não ser candidato à Presidência da Républica, depois de ter sido o convidado principal de um jantar de gente que quer ter uma candidatura alternativa de direita ao Sr. Silva. Não sei se porque lhe desejam retirar as hipóteses de vitória à primeira volta ou se, pelo contrário, só apresentem um candato mais extremista para fazer o Sr. Silva parecer mais moderado e assim ir "caçar" mais votos no "cenrão". Seja como for, é sempre bom ter o "Ribeirinho" de volta. Sempre foi um "cromo" que me facilitou muito a vida a fazer estes bonecos. Sempre foi muito "bonecógénico"

quinta-feira, setembro 16, 2010

Falsificações 10

.A constituição de uma atrapalhação


Não gosto do Engenheiro, não gosto mesmo nada, mas temos de lhe tirar o chapéu, (e o tapete), pela sua "habilidade" de sempre em pé. Ele é que está no governo, ele é que anda a cortar em tudo quanto são apoios sociais, a aumentar impostos, a fazer "cócó", ( dizer merda é feio e o blog do sol corta), ele é que estava de rastos, consegue em meia duzia de meses, que o "jovem" Coelho, chegado a todo o gás, com as sondagem a dar-lhe maioria absoluta, já só fale para se defender. Um Coelho bem tenrinho para este predador.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Falsificações 9

Dinheiro a rolos


Imaginem um jovem que vai iniciar a sua vida de trabalho como professor. Vai receber 8 euros por hora dos 15 que o Ministério paga a uma empresa que o contrata e coloca. Claro que se esse jovem vier a faltar, mesmo que por motivos de doença, não recebe e, ainda vai ter de compensar a empresa no valor que deveria receber. Isto é, o que tem de trabalhar lixa-se, todos nós somos "roubados" nos dinheiros dos nossos impostos e alguns ganham um "negócio da China".

Já me disseram que a lei não permite estetipo de contratos, (parece que ainda só é permitido na América). Talvez.

terça-feira, setembro 14, 2010

Falsificações 8

estradas Sem Custos para os UTilizadores - SCUT


Muito fala esta gente das SCUT's, já fizeram para aí um sistema de cobragem complicadissimo e sem sentido. Mesmo não discutindo se é correcto ter de se pagar para circular numa estada, sabendo que fazer estradas é uma obrigação dos governantes desde sempre, há uma coisa que me faz confusão. Descontos para quem mora nas regiões, aceita-se, mesmo sabendo que são eles os mais beneficiados por uma estrada paga pelos impostos de todos. Um outro preço para quem tem a "Via Verde" ou compra o novo Chipe do governo. Um outro preço para quem raramente ou nunca utiliza essas estradas e por isso não necessita dos identificadores. Esses, certamente os que menos beneficiam da estrada que os seus impostos pagaram, paga agora também mais só porque a utiliza esporadicamente. Não há aqui algo que não está bem?

domingo, setembro 12, 2010

Falsificações - 6

Foi-se a "Erecção de urina"


O Paulo Portas deve adorar o centrão. Os dois partidos que o constituem e que vivem no alterne do poder, por isso "incoligáveis", ambos seguem no mesmo sentido que ele. Pode variar a forma ou o ritmo, mas todos caminham para a liberalização e defendem o capitalismo global. Os dois partidos mais à esquerda, embora ambos se alimentem do sistema e nele vivam perfeitamente confortáveis, apontam num outro sentido (infelizmente só apontam). Isso faz com que qualquer coligação de governo só possa ser feita com ele, o Paulinho das feiras.
Há já algum tempo que estou convencido que o Passos Coelho na sua ânsia de poder nunca lá chegará. Começa-lhe a faltar a "erecção da urina" com que apareceu por aí. As últimas sondagens, onde já foi ultrapassado pelo Engenheiro, parecem confirmá-lo. Quanto ao dito Engenheiro, condenado a ser Primeiro-ministro de um governo minoritário, já começa a sorrir para o lado que lhe resta, o Paulinho.

sábado, setembro 11, 2010

Falsificações - 5

São Fidel dos Arrependidos


Jaime Suchlicki, especialista e académico e consultor do governo norte-americano, nascido em Cuba mas a residir na Florida, onde dirige o centro de estudos cubanos da Universidade de Miami afirmou, "Ou está louco ou senil. Isto não parece de todo algo que Castro. Falava sobre a entrevista em que Fidel de Castro terá dito que o sistema cubano já não serve para os cubanos. "
Infelizmente até é capaz de ter razão, mas não duvido que o implementaria de novo se as situação voltasse a ser o que era na altura da Revolução Cubana, que voltaria a fazer frente ao todo poderoso Estados Unidos da América. Basta lembrar como era a vida e a repressão durante o governo do Batista para se ter a certeza disso.
Se agora fez um "acto de contrição" talvez se deva ao aproximar da sua morte, à compreensão que é impossível lutar sozinho contra o poderoso capitalismo ou à aceitação dos erros cometidos. Uma coisa é certa, mesmo velho e doente consegue ser mais lúcido e honesto, ao reconhecer o falhanço do seu sistema, que os emproados dirigentes deste mundo que não o conseguem fazer em relação ao capitalismo global e à miséria e pobreza que está a criar.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Falsificações - 4

Submarino, mil milhões, explica lá.


Ontem Portugal recebeu o "Tridente", o primeiros dos dois Submarinos em que Portugal vai gastar mil milhões de Euros. Uma história já antiga, com Paulo Portas, Durão Barroso e muitos outros actores famosos. o Ministro Augusto Santos Silva veio chamar à responsabilidade todos os implicados para que tentem, de todas as formas possíveis, "explicar" aos portugueses as razões para precisarmos de submarinos. É que eu não vejo nenhuma que se possa colocar ao lado do desemprego, do aumento dos impostos, dos cortes na saúde e educação ou da diminuição dos apoios sociais.

quinta-feira, setembro 09, 2010

Falsificações 3

Aos parvos do costume....claro!


Como parece que ainda pagamos poucos impostos o nosso "Cherne" lá foi dizendo para nos prepararmos para mais um; O Imposto Europeu. A Europa quer mais dinheiro, os Estados não podem ou não querem dar, onde mais é que se pode ir buscar o dinheiro? Perguntou, didáticamente, o "Cherne" com um sorriso nos lábios.
Claro que só pode ser aos parvos do costume.

PS: Engraçado que, aqueles que mais encarniçadamente se dizem contra aumentos de Impostos, sejam os primeiros a apoiar e aplaudir o discurso do seu "Cherne"

quarta-feira, setembro 08, 2010

Falsificações 2

Sacrifícios inevitáveis.

O nosso Barrosinho que anda lá por fora a lutar pela vida, (cuidado não vá o Sarkozy repatriar-te), vai fazer o primeiro Discurso da União no Parlamento Europeu. A coisa está a entusiasmar tanto os Euro deputados que tiveram de impor multas a quem falte. É para não pensarem que ser deputado europeu é só mordomias e descanso. De quando em vez, quando por lá passam mais televisões, têm de fazer o frete de lá ir.

terça-feira, setembro 07, 2010

Falsificações

A grande notícia do dia foi a descoberta de várias falsificações de quadros de grandes artistas numa casa em Cascais. Felizmente as minhas "falsificações" de grandes quadros só atingem a nota de sofrivel e os modelos nunca são tão atraentes como os originais.

Uma cabeça onde nada se passa


"Um chumbo do Orçamento é coisa que não me passa peça cabeça." Palavras do Presidente da República.
Então porque cabeças passa? Passa na do Passos? Se o chumbo no orçamento não passa na cabeça do Cavaco, então que se passa nessa cabeça?
Parece que o que se passa é que não se passa nada que não seja como no passado sempre tudo se passou.

segunda-feira, setembro 06, 2010

A Feira do Avante

Uma das coisas boas de já se ter una anitos é a de já nos sentirmos parte da histórias, ou melhor de histórias vividas, como é a da Festa do Avante. Estive na primeira na FIL (tinha dito Jamor por engano) e nunca mais deixei de a revisitar. Também eu dizia, não há festa como esta. Tinha a sua magia própria. Infelizmente tenho sentido essa magia a dissipar-se de ano para ano. Continua a ser uma festa, mas também é cada vez mais uma feira. (Se o Portas descobre ainda aparece por lá o Paulinho das Feiras).

PS: Em comentários a posts anteriores, surgiu algumas vezes quem se refira ao Kaos como indo à Festa do Avante para beber umas cervejinhas baratas. Efectivamente gosto de beber uma cervejinha gelada, sobretudo em dias de calor e onde há pó no ar. O que não se pode dizer é que sejam baratas. Um euro e cinco por um copinho de plástico é mais cara que em qualquer café. Mas, que se lixe, é dia de feira e de festa.

A bengala política do Orçamento

Passos Coelho veio dizer que não é a muleta do Sócrates para aprovar o orçamento de estado.

Partilhe