sábado, Outubro 30, 2010

Mais uma novela que chega ao fim


A Tele-jornalistico-novela aproxima-se do seu fim e, como em todas, tudo acaba bem e aos abraços. O Orçamento é aprovado, como se isso fosse uma coisa fantástica, eles por lá ficam a preparar o próximo PEC enquanto nós vamos apertando mais o cinto. Resumindo, fica tudo na mesma. Fica e vai continuar enquanto este povo se mantiver em estado de bovinidade total. Fica enquanto este povo for continuar a votar nos partidos de "alterne", mudando do PS para o PSD para depois voltar a mudar do PSD para o PS sem nunca quebrar esta corrente.

A loja do Chinês

Nascem que nem cogumelos e não há terrinha que não tenha as suas lojas dos chineses onde se vende de tudo, de má qualidade, mas mais barato. Estas lojas que pertencem a um Ministério qualquer do governo chinês, vão matando todo o outro comércio pelo que tem lógica que agora cá venha o Presidente Chinês comprar a nossa divida publica com o dinheiro que cá ganhou. De qualquer maneira vai acabar por lá ir parar todo de novo e nós ainda vamos ficar com a dívida e com os juros para pagar. É a Rota da China, só que a descer.

sexta-feira, Outubro 29, 2010

O Império silencioso


Lembro-me de que, quando Portugal entrou para a União Europeia ela prometia ser o bastião de justiça social e solidariedade. Que caminho se fez desde essa altura e a realidade dos tempos de hoje. Os paises mais ricos abocanham os mais pobres numa atitude imperialista inaceitavel. Controlam orçamentos de estado, definem politicas e impôem leis. Têm aprovado à força o Tratado de Lisboa, mas ainda não lhes chega. Há que calar a boca aos mais pequenos, primeiro pagando-lhes para eles destruirem o seu aparelho produtivo, depois concedendo-lhest odo o crédito fácil e barato até estarem endividados até aos tomates e agora forçando-os à subserviência em troca da subsistência. Agora é o perder o poder de voto nas decisões, é aceitar e calar das decisões dos poderosos. Só uma ruptura com tudo isto pode alterar a situação. Vamos aceitar como destino esta servidão pobre ou vamos "mexer-nos", sair da letargia e do sofá para pôr-mos as mãos à obra. Portugal fora da União Europeia e vamos em frente.

Que "fado" o nosso


Agora que muitos já falam da vinda do FMI para tomar conta de nós, vejam bem quem é o personagem que nos calha na rifa, o António Borges, acabadinho de ser nomeado o Director do FMI na Europa. Porra, isto também já é azar.

quinta-feira, Outubro 28, 2010

Continua a palhaçada

A novela, a palhaçada ou o que lhe quizerem chamar continua. Tanto barulho, tantas entrevistas, tantos comentarios sobre a aprovação ou não do Orçamento do Estado. Um ai que desgraça que não vai haver orçamento, um ai Jesus que o orçamento é muito mau. Discuros, acusações e negociações entre os partidos de alterne para acabar tudo em mais acusações e discursos. Passam-se as culpas de mão em mão para todos acabarem por não terem culpa nenhuma. Afinal o grande culpado é o mercado e o objectivo pedir mais dinheiro emprestado num circulo sem fim. Mas um dia tem de acabar, quem empresta vai exigir que lhe paguem e como quem empresta já não são países nem pessoas, é o mercado, não há limite para a ganâcia. O país, que esses mesmos mercados tanto se esforçaram por destruir os meios de produção e em criar a dívida, têm mesmo de pagar senão não lhe empréstam mais. É como um drogado que não pode passar sem a sua dose. Vale tudo, até transformar os cidadãos desses países em mão de obra barata e sem direitos para gaúdio do grande capital. Está a acontecer e já nos convenceram que é inevitável. Já nos marcaram o destino e temos de o aceitar bovinamente, sem reagir, sem protestar. É a muito referida inevitabilidade. Mas é mentira, é uma trapaça, é um engano. Há alternativas só que exigem mudar o sistema, mudar de vida e mudar de prespectiva do que é um mundo melhor. Um mundo em as pessoas seriam a razão da sua existência e não o poder e o dinheiro. Tinha é que mudar muita coisa, tinhamos de nos mudar a nós próprios. Seremos capazes?

Na corrupção somos dos melhores


No dia em que foi revelado um relatório que aponta Portugal como um dos países mais corruptos da Europa ocidental, o ministro da Justiça, Alberto Costa, veio a público garantir que o Governo dará um «combate sem tréguas» ao fenómeno.,«Não há limites para a melhoria das condições de combate ao crime em Portugal».

Este gajo é um pandigo. Diz cada uma mais engraçada. Ou será que é só cara de pau?

quarta-feira, Outubro 27, 2010

Enlouqueceu?


Cavaco Silva, no seu discurso de recandidatura afirmou que, “Portugal encontra-se numa situação difícil. Mas há uma interrogação que cada um, com honestidade, deve fazer: em que situação se encontraria o país sem a acção intensa e ponderada, muitas vezes discreta, que desenvolvi ao longo do meu mandato?”, disse. E, continuando num exercício que misturou alguma dose de dramatização com história virtual, continuou: “O que teria acontecido sem os alertas e apelos que lancei na devida altura, sem os compromissos que estimulei, sem os caminhos de futuro que apontei, sem a defesa dos interesses nacionais que tenho incansavelmente promovido junto de entidades estrangeiras?”

Já a minha avozinha me dizia que "Presunção e água benta cada um toma a que quer". O estado a que chegámos mostra bem a qualidade do serviço que o Silva de Boliqueime prestou ao país. Mas, já tem ums solução para resolver todos os problemas, não vai colocar outdoors na campanha. Pode-se prejudicar por isso, mas os interesses superiores do país assim o exigem. Por favor, mais 5 anos de Sr. Silva e a sua adoravel Maria não. É que tenho vergonha quando olho para eles.

Que estrela seguirão estes Reis Magos?

O Presidente afegão, Hamid Karzai, confirma que o seu gabinete recebe “sacos de dinheiro” do Irão, mas garante que o processo é completamente transparente. Hamid Karzai confirmou hoje, em conferência de imprensa, que recebe dinheiro de vários “países amigos” e que o Irão contribui com cerca de 700 mil euros, duas vezes por ano.
“Isto é transparente, é algo que discuti com o (antigo) Presidente George W. Bush, nada foi escondido, e os Estados Unidos fazem a mesma coisa, dão-nos sacos com dinheiro”, salientou o Presidente do Afeganistão. Sobre o destino destas verbas, Karzai disse serem para despesas da presidência, pagamento de salários e de despesas, mas não deu mais pormenores.


Porque será que todas as noticias sobre ste assunto tinham como titulo, "
Afeganistão recebe "sacos de dinheiro" do Irão". Será que é porque já sabiam dos outros sacos de dinheiro que recebe? E sabem para que serve todos esse dinheiro? Que está ele a comprar?

terça-feira, Outubro 26, 2010

Irão hoje dançar para o Sr. Silva?


Três dias a ensaiarem o tango e ainda não estão prontos. O Catroga levava quatro medidas de que o Passos Coelho não abdicava e o Teixeira dos Santos o valor do défice em que não se podia mexer. Mais uma novela, mas dali, só pode mesmo sair mais um Tango da tanga.

Um dia de luto

Hoje é o dia anunciado para o Sr.Silva de Boliqueime nos vir anunciar aquilo que já todos sabiamos há cinco anos, que se vai recandidatar a mais um mandato como Presidente da Republica. Terá, evidentemente, honras de abertura de telejornais, comentadores de serviço e debates de opinião e parece-me um bom dia para aqui representar o funeral deste país que, em tempos, chegou a repartir o mundo com a vizinha Espanha. Triste dia este.

segunda-feira, Outubro 25, 2010

Dizer não aos Senhores da Guerra


O site WikiLeaks veio uma vez mais mostrar documentos que provam que os Estados Unidos e os seus aliados da NATO cometeram crimes de guerra, mataram civis inocentes e praticaram a tortura. Algo que já todos sabiamos, mas que agora é confirmado pela publicação de milhares de documentos, apesar dos pedidos da administração Obama para que isso não acontecesse.
É essa gente, os que querem esconder a verdade do terror da guerra, os que chamam terroristas a quem coloca bombas e mata inocentes e se apelidam de defensores da liberdade quando fazem o mesmo despejando bombas do céu, que vêm a Portugal em Novembro para participar em mais uma Cimeira da NATO. Vêm a Lisboa combinar onde vão levar a guerra, a morte e a miséria.
Obama, quando recebia o imerecido prémio Nobel da paz, afirmou que fazia a guerra para conquistar a paz. Maior hipocrisia não pode haver, sobretudo para os inocentes, mulheres e crianças, vitimas dessas guerras. Queremos ser cumplices desta gente?
Eu, pssoalmente vou participar em todas as minifestações e outras actividades que sirvam para dizer a estes Senhores da Guerra que não os quero cá e não pactuo com os seus crimes. Quem pensar como eu não fique em casa. Está na hora de fazermos ouvir a nossa voz em nome da paz.

Calimero orçamental

Afinal o Calimero Portas vai votar contra o Orçamento de Estado. O Sócrates é mau, nunca foi falar com ele sobre o orçamento. Isto de ser deixado de fora, de não lhe serem atribuidas algumas das luzes da ribalta telejornalistica estraga-lhe a vida. Isto de o colocarem ao mesmo nivel do PCP e do BE, aborrece-o mesmo e "it is an injustice, it is".

domingo, Outubro 24, 2010

Liberdade de Expressão de 8 para 40


Do ano passado para este, Portugal desceu 10 lugares no ranking da liberdade de expressão dos Repórteres Sem Fronteiras. Há um ano, Portugal estava em 30º lugar, ex-aequo com a Costa Rica e o Mali, e agora está em 40º. Nos últimos três anos, o país tem vindo sempre a perder lugares. Em 2007, estava em 8º lugar; em 2008, passou para 16º; caindo depois para 30º e 40º.


Do oitavo lugar para o quadragésimo no ranking da liberdade de expressão. Se todas as outras liberdades também tiverem um ranking, não devemos estar a fazer melhor figura. Uma a uma, todas as nossas liberdades vão sendo apertadas e diminuidas. A silenciosa mão do poder vai deformando a democracia numa farsa e o livre arbítrio de um povo controlado e manipulado por gigantescos grupos económicos. Resta um povo adormecido que, qual zombies, caminha para sobreviver no dia a dia.
Ninguém se incomoda com isto? Ninguém se importa? De que estamos todos à espera para fazer alguma coisa?

Quanto nos custa esta honra?

A Assembleia da República chumbou, com os votos de PS, PSD e CDS-PP, o voto de protesto proposto pelo PEV contra a realização da cimeira da NATO em Lisboa, nos próximos dias 19 e 20 de Novembro.
Pacheco Pereira, mostrou-se «honrado» pelo facto de «ser em Lisboa que se vai realizar uma cimeira muito importante».

É realmente uma honra receber os Senhores da Guerra para decidirem o novo Conceito Estratégico para a guerra e para a mortes. Uma honra tão grande que ninguém se preocupa com os milhões que custa quando se retiram abonos de familia e salários em nome da crise. Uma honra tão grande como a que sentiu o Durão Barroso a receber os assassinos da guerra do Iraque nos Açores. Uma honra ter uma capital citiada para proteger os Senhores dos cidadãos que dizem proteger quando largam as suas bombas. Uma honra que eu dispensava bem.

sábado, Outubro 23, 2010

Hoje é dia de Tango

Olhem para mim,...por favor


Parece que o Paulo Portas resolveu dar agora uma de responsavel e patriótico e já admite viabilizar o orçamento se o PS e o PSD não chegarem a um acordo. Mais lenha para a fogueira e uma maneira de ver se alguém lhe presta alguma atenção. É que cada vez mais os partidos de alterne se "vendem" como únicas alternativas retirando-lhe cada vez mais espaço eleitoral.
Para mim, patriótico mesmo era rasgar este orçamento e correr com toda esta cambada daqui para fora.

sexta-feira, Outubro 22, 2010

A patroa e os cozinheiros do orçamento


Vai o Passos Coelho tornar a pedir desculpa aos portuguêses?

A Estátua

Segundo o Paulo Rangel, "Manuela Ferreira Leite merece uma estátua". Posso não concordar com ele, mas aqui lhe deixo uma ideia se deseja tanto fazer-lhe uma.

quarta-feira, Outubro 20, 2010

Uma árvore com muitas bolinhas


"As duas primeiras vezes a intervenção do FMI deu um 'resultadão', mas desta vez tenho medo", afirmou Silva Lopes
Um cenário de intervenção do FMI “acabaria por impor sacrifícios bem mais penosos a todos nossos”, defende Fernando Teixeira dos Santos
Do Cavaco ao Soares, não há quem não nos venha acenar com o papão do FMI. São as inevitabilidades. Inevitabilidade de perdermos direitos e salários. A inevitabilidade do capitalismo e dos mercados. A inevitabilidade de ficarmos mais pobres para que alguns possam ficar muito mais ricos. A inevitabilidade do Teixeira dos Santos tirar as bolinhas da àrvore de Natal.

O que andam a fumar no Vaticano?


Homer Simpson é "um verdadeiro católico". Para o jornal diário diário do Vaticano, o "L'Obsservatore Romano", o boneco amarelo que tem duas grandes paixões (donuts e a cerveja Duff) é um crente que faz de tudo para o esconder.

Nem faço comentários

segunda-feira, Outubro 18, 2010

A morte do multiculturalism

As declarações de Angela Merkel foram proferidas num momento em que aumenta o sentimento anti-imigrante na Alemanha. «A abordagem multicultural [à questão da imigração] falhou, e falhou profundamente», afirmou Angela Merkel, dias após o líder da CDU, Horst Seehofer, ter declarado que «o multiculturalismo está morto». As palavras de Merkel são as mais fortes alguma vez ditas por um líder alemão da era democrática em relação aos 16 milhões de imigrantes que vivem no país.

Uma das coisas que me deixa triste é saber que vou deixar aos meus filhos um mundo em retrocesso civilizacional, um mundo que se encaminha para mais uma idade média de obscurantismo. Cultura, solidariedade e cooperação estão a ser substituidas pela imposição, autoritarismo e poder. A Europa multicultural, que tanto a enriqueceu, a Europa solidária, a Europa da Democracia é já coisa do passado. Os imigrantes que foram utilizados como mão de obra para o desenvolvimento são agora vistos como inimigos. A extrema-direira fascista e xenofoba ganha terreno, deputados em Parlamentos e até se torna parceira em coligações de governo. A direita que se dizia centrista e democratica começa a copiar o seu discurso, as suas ideias e as suas práticas. A Europa e o mundo caminham rapidamente para a conflitualidade e, como a história mostra, para mais guerras, miséria e desgraça. Sarkosis, Berlusconis e Merkels são gente que colocam os seus interesses imediatos à frente de qualquer ideia de futuro. Vendem a alma, se é que ainda a têm, pisam tudo e todos se isso lhes garantir o poder. Apelam aos piores sentimentos dos seus povos e destroiem todo e qualquer ideal de humanismo. Se há coisa de que me posso orgulhar é de sempre ter tentado criar os meus filhos nos valores da igualdade, da partilha e da solidariedade. Fica contente quando os vejo brincar, falar e conviver com gente de todas as raças e condições sociais. Fico triste quando vejo outros, mais velhos e bem mais responsaveis, apregoarem o racismo, a insensibilidade social e o ódio. Que raio de Europa esta, comandada por gente desta, onde nos fomos meter.

O nosso Atlas

domingo, Outubro 17, 2010

Atrasado


Não entendo que se tenha feito tanto barulho por o Teixeira dos Santos ter chegado atrasado à Assembleia da Republica para entregar o Orçamento do Estado para o ano de 2011. O que ele chegou foi adiantado demais tal a "bosta" que contem. Quem está atrasado, e são muitos anos de atraso, somos nós em correr com esta gente. Quem está atrasado é o carrasco que devia acabar com os carrascos que nos andaram a matar lentamente e que agora resolveram dar-nos o "choque" final.

Malabirismo com boys

O deputado do PS, Vitor Batista, veio acusar o braço direito do Sócrtaes e seu Chefe de gabinete no partido, André Figueiredo de ter tentado aliciálo com um lugar na REN, na CP, ou no Metro de Lisboa, com um ordenado que podia chegar aos 15 mil euros, se aceitasse não ser candidato à liderança do PS/Coimbra, eleição que acabou por perder. O outro, o André já ameaçou com o usual processo por difamação e o Engenheiro da Independente diz manter a confiança no seu Chefe de gabinete. Depois de tanta história que já ouvimos a este Primeiro-ministro e seus "boys", não custa a creditar que esta seja mais uma.

sábado, Outubro 16, 2010

Uma questão de dimensão


Li a notícia de que o record do Guiness do homem mais pequenino do mundo tinha sido batido. Lembrei-me logo do nosso Prmeiro-ministro e da sua dimensão moral e de decência. É sem dúvida do mais baixo que existe.

PEC(ou) tem de casar


Pois é, pedir desculpa só não chega, quem já PEC(ou) tem de assumir a responsabilidade pela "criancinha do orçamento". (Sem direito a dedução fiscal)

sexta-feira, Outubro 15, 2010

Mais do mesmo flautista


É uma tradição que, não se faz um Flautista de Cavacolin sem se ter de fazer logo outro. Ou isso ou quando procurava uma imagem para fazer um boneco encontrei mais de uma imagem possível, muitas vezes impossiveis de recusar o prazer de fazer o boneco. E, como sou eu que escolho, faço.

Alegre Cavacolandia

Alegre diz que estão a ser recrutadas crianças para visitas de Cavaco. "Sítios onde, segundo me disseram e testemunhei em imagens, vão recrutar crianças às escolas, com bandeirinhas, como em tempos que deviam estar no passado”.
Deviam, não deviam?

quarta-feira, Outubro 13, 2010

Os rebanhos parlamentares

Os deputados do grupo parlamentar socialista vão estar sujeitos a disciplina de voto, na votação dos projectos do PCP e do BE, que pretendem revogar a introdução de portagens nas auto-estradas do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata. Segundo a edição online do Diário de Notícias, a decisão já foi confirmada pelo presidente do grupo parlamentar socialista, Francisco Assis.

Sempre qu e ouço falar de Disciplina de voto para um deputado, estranho que ele esteja mais sujeito às ordens do "patrão" que lhe proporcionou o lugar, que à obrigação de defender os interesses e a vontade daqueles que votaram nele.

Portugal fora da NATO e cimeira fora de Portugal.


Ficámos hoje a saber que os concertos da Shakira e dos Arcade Fire que se deveriam realizar no Pavilhão Atlântico estão em risco devido à Cimeira da Nato que se vai ter lugar no Parque das Nações na mesma altura. Eu da Shakira não sou fã e dos Arcade Fire não conheço o suficiente para poder ter uma opinião muito definitiva.
Uma das capas de albuns que sempre mais me impressionaram pela força do olhar daquela criança, foi a do album "War" dos U2. Lembrei-me de a utilizar para "ilustrar" a forma como, para recebermos os Senhores da Guerra, não olhamos a custos nem a interesses. O Serviço que trata lá dessas coisas da segurança da Cimeira já esgotou o orçamento, mas para isso haverá sempre todo o dinheiro que for necessário, pagamos nós, já compraram blindados e armamento. Vão fechar o Tejo e o Espaço Aéreo, sem falar de toda aquela zona de Lisboa. Revistas, proibição de manifestação ou agrupamentos de pessoas, carros de 130 mil euros para transportar o Durão Barroso do hotel para a Cimeira e os muitos milhões que se gastaram e ainda vão gastar. Num país onde há gente que vive na pobreza extrema, onde se aumentam impostos e se reduzem salários, que está num buraco financeiro a ser "sugado" pela ganancia do "mercado", continuamos a esbanjar em aparências, em falsos riquismos, em ostentação. Compramos submarinos e aviões de guerra, enviamos soldados para guerras sem sentido às ordens dos interesses dos EUA.
Como alguém dizia num mail, "eu até gosto da NATO. Penso ir ao seu funeral."
Portugal fora da NATO e cimeira fora de Portugal. Porque não vão fazê-la no Afeganistão?

terça-feira, Outubro 12, 2010

O Plano B


Li hoje jornal que o Sr.Silva já tinha um Plano B caso o Parvo Coelho não aprove o orçamento e o Engenheiro da Independente se demita; um governo provisório chefiado pelo Jaime Gama, actual Presidente da Assembleia da Republica. Um governo sem orçamento, sem estratégia, sem futuro. Será suficiente para safar a campanha eleitoral do Cavaco? É que cada má notícia passará a ter um responsável e uma cara, a do Sr.Silva.

Eu não tenho culpa


Nós não temos culpa. Eles é que estão no governo por isso a culpa de o país estar à beira da bancarrota e ninguém saber como saír do buraco, é deles. É claro que a culpa é dos Sócretinos, como é dos Cavaquinos, dos Soarinos e, dos Barrosinos e de todos os que têm vindo a implantar o poder do mercado sobre os cidadãos e do capitalismo ganancioso. Por isso a culpa tanto é dos Rosas como dos Laranjinhas, os dois partidos do alterne eleitoral português. E, a culpa também é nossa porque os deixamos fazer o que fizeram e, pior ainda, os vamos deixando continuar a fazer.

segunda-feira, Outubro 11, 2010

O Carrasco do PSD


O nosso Engenheiro da Independente já atirou para o lixo a cabeça de quatro cabeças de lideres do PSD, Santaninha de Aragão; Mendes Bolena, Menezes Seymour, Leite de Cleves e já tem a do quinto, Coelho Howard, pousada no cepo. Qual será a próxima?

Crizeplim


De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada
O seu corpo é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina
Atrás do tanque, no mato
É a rainha dos detentos
Das loucas, dos lazarentos
Dos moleques do internato
E também vai amiúde
Com os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir

Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni

Um dia surgiu, brilhante
Entre as nuvens, flutuante
Um enorme zepelim
Pairou sobre os edifícios
Abriu dois mil orifícios
Com dois mil canhões assim
A cidade apavorada
Se quedou paralisada
Pronta pra virar geléia
Mas do zepelim gigante
Desceu o seu comandante
Dizendo - Mudei de idéia
- Quando vi nesta cidade
- Tanto horror e iniqüidade
- Resolvi tudo explodir
- Mas posso evitar o drama
- Se aquela formosa dama
- Esta noite me servir

Essa dama era Geni
Mas não pode ser Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni

Mas de fato, logo ela
Tão coitada e tão singela
Cativara o forasteiro
O guerreiro tão vistoso
Tão temido e poderoso
Era dela, prisioneiro
Acontece que a donzela
- e isso era segredo dela
Também tinha seus caprichos
E a deitar com homem tão nobre
Tão cheirando a brilho e a cobre
Preferia amar com os bichos
Ao ouvir tal heresia
A cidade em romaria
Foi beijar a sua mão
O prefeito de joelhos
O bispo de olhos vermelhos
E o banqueiro com um milhão

Vai com ele, vai Geni
Vai com ele, vai Geni
Você pode nos salvar
Você vai nos redimir
Você dá pra qualquer um
Bendita Geni

Foram tantos os pedidos
Tão sinceros, tão sentidos
Que ela dominou seu asco
Nessa noite lancinante
Entregou-se a tal amante
Como quem dá-se ao carrasco
Ele fez tanta sujeira
Lambuzou-se a noite inteira
Até ficar saciado
E nem bem amanhecia
Partiu numa nuvem fria
Com seu zepelim prateado
Num suspiro aliviado
Ela se virou de lado
E tentou até sorrir
Mas logo raiou o dia
E a cidade em cantoria
Não deixou ela dormir

Joga pedra na Geni
Joga bosta na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni

Geni e o Zepelim (Chico Buarque)

PS: As minhas desculpas à Geni pela comparação com este canastrão, mas apeteceu-me

domingo, Outubro 10, 2010

O Homem-flôr

O Primeiro-ministro José Sócrates gasta em flores para "alindar" a sua casa em São Bento 69 mil euros num contrato feito por 3 anos. Quem não gosta de ver uma bela jarra de flores na sua casa? Possivelmente todos nós, mas quando o dinheiro começa a faltar para pagar a comida, essa é certamente uma das despesas que nos recusamos a fazer. O nosso engenheiro parece não pensar assim e prefere cortar na comida, dos outros, para poder continuar a ter as suas flores.
Sessenta e nove mil euros não resolvem os problemas do país, mas, como dizia a Senhora que mora no andar por cima da minha casa, dava para pagar o salário a dois ou três portuguêses, nem que fosse para produzirem flores.

A pobreza na casa da democracia

O deputado do PS por Braga, Francisco Gonçalves vio hoje afirmar que aquilo que afirmou não era bem aquilo que afirmou na semana passada.

"Estamos todos a apertar o cinto, e os deputados são de longe os mais atingidos na carteira". "Se abrissem a cantina da Assembleia da República à noite, eu ia lá jantar. Eu e muitos outros deputados da província. Quase não temos dinheiro para comer".

Não sei que outra leitura podem ter estas palavras senão aquilo que elas dizem. O melhor que lhe posso fazer lançar uma petição para abrirem uma "sopa dos pobres" aí na Assembleia para evitar que os nossos deputados morram de fome. Estou certo que não haverá desempregado, reformado ou trabalhador precário ou que ganhe o ordenado mínimo que não assine. Vocês merecem.

sábado, Outubro 09, 2010

Quem quer ser Tony Blair?


Tony Blair, sim aquele que foi primeiro-ministro da Inglaterra e um dos principais culpados do crime da invasão do Iraque e das centenas de milhares de mortes, disse em entrevista que Sócrates é um dos melhores primeiros-ministros da Europa. O Sócrates já veio dizer que se sente muito honrado por em França lhe chamarem o Tony Blair Português. Para uma pessoa normal, isso até poderia ser considerado uma ofensa, mas para o nosso Engenheiro da Independente, é um enorme elogio.O Blair, esse continua a sua obra, depois de afundar a Inglaterra e a Europa na crise em que vive, é agora o "nosso" representante para o médio-oriente com os resultados que se tem visto (ou melhor não se tem visto). Já o Sócrates, esse continua por cá como primeiro-ministro, a lixar o país e a dançar o Tango da tanga.

Greve Geral... Até ao Carnaval?

A CGTP e a UGT entenderam-se na necessidade de fazerem uma Greve Geral no próximo dia 24 de Outubro, coisa que já não acontecia desde os tempos negros do Cavaquismo. Nos tempos que vivemos, com o capitalismo a avançar e a atropelar tudo e todos na sua voragem, é bom ver que até a UGT, braço direito do sistema no movimento sindical, se vê empurrada a fazer alguma coisa.
Mesmo com os senhores do poder e do dinheiro a não se cansarem de realçar que é um direito os trabalhadores fazerem greve, e manifestarem compreenção pelas as suas razões, não deixam todos de acrescentar da sua inutilidade na alteração das politicas. Também eu acredito que, se a Greve Geral for um fim em vista e não o inicio de uma luta muito mais forte e destinada a vencer de pouco valerá. Faça-se uma greve de um dia, como demonstração de força e anuncie-se desde já uma outra de duração indeterminada. Pare-se este país até que tenham de nos ouvir. Greve Geral até ao Carnaval.
Está nas mãos de todos nós, daqueles que nunca pararam de lutar, dos que há muito só se queixam à familia e aos amigos, dos que habitualmente ficam a ver futebol ou novelas, dos que não costumam fazer greve, de todos nós ganhar esta luta. Parem de se lamentar aos colegas ou no café e tenham a coragem de assumir nas vossas mãos um pouco do vosso destino. Vamos todos fazer alguma coisa para mudar isto. O capitalismo está em crise e descarrega sobre nós os seus males. Está na hora de ripostar.

sexta-feira, Outubro 08, 2010

Existe uma União Europeia?

O novo Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, anuncioun o Boletim de Outono que Portugal, em virtude das medidas de austeridade, deverá entrar em nova recessão no ano de 2011, com o aumento do desemprego e muito possivelmente da necessidade de aplicação de niovas medidas de austeridade. É o PEC IV, e não é preciso ser economista ou bruxo para saber que haverá um cinco e um seis e um sete,... O sistema não funciona, não tem saídas porque se alimenta de números, lucro e ganância. O capitalismo global trata os países mais pobres como os estados tratam os menos desfavorecidos eo seu país. É a guerra crua da competitividade, o que nos pode bem fazer perguntar; Que raio faz um país numa chamada União Europeia se a politica é a de cada um por si? Só nos impoêm o cumprimento das regras do sistema, mesmo sabendo que o sistema nos está a matar.

Partilhe