Mostrar mensagens com a etiqueta Corrupção. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Corrupção. Mostrar todas as mensagens

sábado, outubro 10, 2009

Dia de reflexão autárquica

 Tony Carreira

Nesta campanha ainda não aqui falei nem do Valentim, da Felgueiras e de tantos outros autarcas que envergonham a vida autárquica. Na véspera das eleições, neste dia que dizem de reflexão talvez fosse bom pensarmos se queremos continuar a dar cobertura ao crime e à corrupção, se queremos continuar a ver esta gente a gerir os dinheiros da nossa terra. Também aqueles que, com electrodomésticos, chouriços, canetas, bicicletas e outras bugigangas nos tentam “comprar” o voto, tratando as populações como gente parva, não o deviam receber nunca. Tanto gritamos contra o populismo e contra a corrupção dos nossos políticos mas, no dia em que podíamos correr com eles, voltamos a elege-los. Rua com esta cambada e já amanhã na hora do voto.

 corrupto

Desculpem lá repetir este boneco, mas Oeiras é o meu concelho

segunda-feira, setembro 07, 2009

Oh primo, oh rico primo

os filhos dos tios

Há mais um primo de José Sócrates alegadamente envolvido no caso do outlet de Alcochete. Chama-se José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, mais conhecido por ‘Bernardo’ ou ‘Gordo’.

Porra, que rica família esta em que não há um “filho de um tio” que não esteja implicado no caso Freeport ou outra trafulhice qualquer.


quinta-feira, agosto 13, 2009

A Honesta Santa de Felgueiras

Playboy Fatima

Fátima Felgueiras momentos após a apresentação da sua recandidatura à câmara da cidade afirmou que «Em Felgueiras nunca houve nada que não fosse rigor, honestidade, honra, determinação e coragem para fazer vingar a verdade."

Uma candidatura em nome da honestidade. Eu oiço cada uma.

domingo, agosto 09, 2009

O homem da Mala

O homem da mala

António Preto e Helena Lopes da Costa - duas escolhas de Manuela Ferreira Leite para as lista de deputados por Lisboa - são ambos arguidos em processos diferentes: o primeiro é suspeito de fraude fiscal, a antiga vereadora, de abuso de poder. Mesmo suspendendo o mandato, António Preto não poderá começar a ser julgado em Setembro, já que o facto de ser candidato, segundo a lei, lhe confere imunidade.

As escolhas Manuelinas da campanha da verdade.

quinta-feira, agosto 06, 2009

A justiça em cavacos

A justiça de cavacos

"O PSD terá, com certeza, uma atenção especial ao sistema de Justiça, particularmente com um aspecto que é mais confrangedor, a morosidade da Justiça", afirmou Manuela Ferreira Leite, após uma visita de mais de duas horas às instalações centrais da PJ, em Lisboa.

Será que temos aqui uma primeira ideia para o programa eleitoral do PSD? Desconfio que na sua politica de verdade isto não passe de mais uma treta, bastando saber que quem “aprimorou” esta justiça de compadrio e que não funciona foi o seu patrono Cavaco Silva. Aliás, basta olhar para a lista de deputados, que ela criou, para ver que ser acusado de corrupção ou de ilegalidades não é suficiente para os retirar de lá. Muito provavelmente será até uma das razões para dela fazerem parte.

terça-feira, agosto 04, 2009

Isaltino às risquinhas

Um corrupto condenado


O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, foi condenado a sete anos de prisão e a perda de mandato por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais. O Tribunal de Sintra decidiu ainda que o autarca terá que pagar uma indemnização de 463 mil euros ao Estado.

Milagre, um politica foi condenado. Como não se cansam de nos dizer, alguém só é culpado depois de o crime ser julgado, mas neste caso, como em muitos outros, mesmo naqueles onde os acusados saíram absolvidos, ninguém teria dúvidas da culpa e da corrupção. Claro que quando surge uma excepção à regra muitos não podem deixar de procurar as diferenças que neste caso é haver condenação. Porque terá sido? Poderá o facto de o Isaltino já não estar ligado a nenhum partido do poder ter alguma influência na decisão? Se o Isaltino fosse o candidato do PSD, (ou do PS), teria o resultado do julgamento sido aquele que foi? Talvez.
Seja como for, hoje é um dia que devemos festejar pois a justiça conseguiu levar a julgamento e a uma condenação um caso de corrupção. Se este caso se tornasse um exemplo e a nossa justiça começasse a ter a capacidade de limpar este país da corrupção ainda poderia haver esperança para este país, mas por aquilo que temos visto na Assembleia da Republica quando se trata de votar leis contra a corrupção e na realidade de tantos julgamentos que não deram em nada, o mais certo é que este não passe do excepção que confirma a regra. Espero, sinceramente, estar enganado.

quinta-feira, julho 23, 2009

O Cristo do Reino do Cavaquismo e os ladrões na cruz

Cristo e o bandido

Agora foi a vez do Arlindo carvalho de cair nas malhas do BPN. Mais um ex-ministro do Sr. Silva a aparecer ligado às trapalhadas da banca que floresceu exactamente na “primavera” Cavaquista. Foi Ministro da Saúde na altura da criação dos Hospitais empresas e depois tem andado metido em empresas com os seus associados de negócios. Engraçado que tantos ex-ministros do Cavaco estejam a ter problemas com a lei e ele, o grande chefe deles todos, o que os escolheu e transformou este pais no pântano onde o futuro tem andado atolado, seja visto como o sinónimo da honestidade e rectidão. Ele há coisas.

domingo, julho 19, 2009

Um Coelho mágico

Tirar um homem do chapéu

O contrato em causa foi feito sem concurso público e a concessão foi alargada por mais 27 anos. O TC considera que este contrato é ruinoso para o Estado e não acautela o interesse público. “Foi um negócio ruinoso para o Estado”, que “só serviu os interesses do promotor”, confirmou uma fonte do Tribunal de Contas, sobre as conclusões desta auditoria. Estas conclusões saíram do relatório final da auditoria do TC ao contrato feito entre o Governo, a Administração do Porto de Lisboa (APL) e a empresa Liscont, do grupo Mota-Engil. O Ministério Público prepara-se para avançar com uma investigação à prorrogação do contrato de exploração.

Neste negócio, parece que foi um Coelho que tirou um Ministro da cartola.

Justiça e Autarquias

O Palhaço Bozo

O Procurador Luís Elói pediu a condenação do Isaltino de Morais numa pena efectiva de prisão superior a cinco anos e como pena acessória a inibição do exercício de cargos públicos durante igual tempo. Isaltino Morais não ouviu as alegações finais do MP porque se ausentou irritado a meio da sessão da manhã.
«Demonstrou-se que o MP mentiu! E eu é que sou julgado?» afirmou o autarca perante o colectivo de juízes do Tribunal. «O MP foi permeável aos meus adversários políticos, ao PSD. Todos se recordam das declarações de Marques Mendes em 2005 e da pressão política do PSD», acusou. «Não cometi nenhum acto ilegal e não recebi quantias ilegais. Não cometi crimes, nem fiz nada por interesse pessoal» - o autarca disse estar a ser «perseguido politicamente».

Não sei se o Isaltino vai ser condenado ou não, não sei o que o Juiz vai decidir, mas sempre me surpreendeu a facilidade com que, normalmente autarcas famosos, dizem e fazem coisas no tribunal que seriam suficientes para o comum dos cidadãos ser prezo por desrespeito ao tribunal.
Estará em vias de terminar o espectáculo do Isaltino?


segunda-feira, julho 13, 2009

Deus e o Diabo

Deus e o diabo

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, criticou hoje o governador do Banco de Portugal pelas declarações que fez na sexta-feira sobre a comissão de inquérito ao BPN, dizendo que Constâncio "se acha Deus" e "acima da lei".

Deus e o diabo ou vice-versa.

sábado, julho 11, 2009

Bons negócios...para alguns

CTT PSD

A informação foi avançada pelo ‘Jornal de Notícias’, que garante que os investigadores da PJ suspeitam que parte de uma verba ainda não localizada – cerca de um milhão de euros em dinheiro – possa ter tido o PSD como destino. A investigação ao ‘caso CTT’ foi concluída esta terça-feira pela PJ e remetida para o Ministério Público. Ao todo, 52 pessoas foram constituídas arguidas, incluindo os membros da administração da empresa entre 2002 e 2005: Carlos Horta e Costa, Manuel Baptista, Luís Centeno Fragoso, Gonçalo Leónidas da Rocha e Vera Patrício Gouveia. Além da suspeita sobre o já referido dinheiro proveniente de subornos, o PSD é também referido como alegado beneficiário de vantagens ilícitas proporcionadas pela então administração dos ‘CTT’.
Manuela Ferreira Leite afirmou que só a época propícia a casos políticos mediáticos pode levar alguém a relacionar o processo dos CTT ao PSD. Num comentário ao fim da investigação à compra e venda de património dos CTT, entre 2003 e 2005 (Governo Durão Barroso), Manuela Ferreira Leite diz que não há qualquer novidade, porque já era esperado que os ex-administradores dos CTT e o autarca social-democrata de Coimbra, Carlos Encarnação, fossem arguidos.

quinta-feira, julho 02, 2009

Burro ou aldrabão?

Burro e ladrão


A suspeita de que Dias Loureiro pode ter lucrado pessoalmente de negócios que foram nefastos para as contas da Sociedade Lusa de Negócios, detentora do BPN, levaram o Ministério Público a interrogá-lo como arguido. Dias Loureiro afirmou que só ontem «percebeu» contornos de negócios do BPN”.

Parece que o Dias Loureiro prefere que o vejamos como burro do que como aldrabão. Para um dos mais bem sucedidos “ex-ministro”, burro não parece ser a melhor alcunha ou se calhar ambas lhes assentam bem.


terça-feira, junho 16, 2009

O ceguinho do Banco de Portugal

O ceguinho

O governador do Banco de Portugal admite que a instituição que dirige pode ter sido ingénua em relação ao Banco Português de Negócios (BPN). “Nenhum de nós pensou que o Dr. Oliveira Costa fosse capaz do tipo de coisas que aconteceram no BPN. Nunca”. “Alguém que foi director da supervisão do Banco de Portugal, entrou outros aspectos do seu percurso pessoal, realmente, não houve essa suspeita. Será ingenuidade? Talvez e admito que possa considerar isso”, sublinhou Constâncio.

Ingénuo ou ceguinho pouca diferença devia fazer. O que conta é os milhares de milhões que isso vai custar de dinheiro dos nossos impostos. Sejamos honestos e reconheçamos que se o Constâncio se tivesse metido com os bancos antes da crise, se andasse a chatear e a meter o nariz nos negócios da banca, já teríamos o CDS e o PSD, que agora pedem a sua demissão pelas falhas de supervisão, a pedir a sua cabeça por estar a criar dificuldades aos negócios e à iniciativa dos nossos empresários. Todos sabíamos que a supervisão era uma fachada e que por detrás das portas as negociatas eram o pão-nosso do dia a dia, como acredito que deve continuar a ser. Alguém acredita que o Banco de Portugal vai entrar pelo BCP, pelo BES, ou pelo Santander e começar a chafurdar em todos os negócios em que estão metidos? Alguém acredita que há uma real vontade de acabar com os paraísos fiscais tornando mais fácil descobrir a corrupção? Alguém acredita que há uma real vontade de acabar com a corrupção? Lá por o Constâncio ter admitido que foi ingénuo não quer dizer que todos tenhamos de também o ser.

segunda-feira, junho 15, 2009

Milhões e indignações

milhares de milhões

Por mais que se queira passar ao lado daquilo de que nem temos vontade de falar, a insistência da comunicação social acaba sempre por conseguir que nos sintamos obrigados a dizer alguma coisa. Ultrapassando o aberrante de se pagarem 94 milhões pelo passe de um jogador de futebol, dos muitos milhões que vai ganhar por mês foi ouvir uma televisão fazer as contas de quantas vezes vale o peso Ronaldo em ouro ou a das Nações Unidas que calcularam que o dinheiro da transferência dava para mata a fome a oito milhões e 600 mil etíopes, que me fez questionar porque ninguém faz estas contas para gestores da EDP, da GALP e de muitas outras grandes empresas e bancos. Ou a quantos etíopes matava a fome os 10 milhões que o Cadilhe recebeu, em fundos de pensão para poupar nos impostos, só para ser gerente do BPN durante seis meses. Ou quantos vezes vale o seu peso em ouro o Dias Loureiro, o mais bem sucedidos ex-politico deste jardim e que, mal a justiça se aproxima, descobre que não tem quaisquer bens em seu nome. Evaporaram-se. Quanto vale em milhões um Nobre Guedes que, para evitar incompatibilidades, ao assumir um cargo de Ministro, desiste de trinta dos cargos que “desempenhava” em empresas e autarquias. Quantos milhões se retirariam da fome, quantos empregos se criariam, quanta miséria se erradicaria se também se contabilizassem em pesos e comparações os milhões que esta gente arrecada sem mesmo ter de correr ou suar um bocadinho. Indignemo-nos com os 94 milhões que os Espanhóis vão pagar ao Ronaldo, mas primeiro indignemo-nos com os muitos mais milhões que esta gente recebe dos nossos impostos e do futuro que não deixam este país poder ter.