quarta-feira, junho 20, 2007

O Coveiro

Já por diversas vezes nos referimos aqui ao relatório sobre a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, que o governo tem bem escondido, porque por diversas vezes já os vimos tentarem atirar o barro à parede a ver se pega. Foi um novo imposto, transformado em contribuição compulsória para depois falarem num Seguro de saúde estatal. É o aumento das taxas moderadoras, a redução do número daqueles que têm direito á sua isenção bem como o fim do abate das despesas de saúde no IRS. Podemos ainda juntar-lhe o fim dos subsistemas de saúde, como é o caso da ADSE.
Hoje, finalmente tivemos acesso ao texto desse relatório que o governo manteve secreto durante tanto tempo. É que os portugueses, embora sejam dos cidadãos da EU que têm um menor poder de compra, são os que pagam mais pela saúde. Ficámos também a saber que já existem várias especialidades médicas que, na prática, já são privatizadas, porque é nos consultórios que se fazem a maioria das consultas
. À frente da lista estão os dentistas, que quase não existem nos serviços públicos. Mais de 92% das consultas são privadas. (Ouvi que o SNS tem 3 dentistas ao seu serviço em todo o país, embora se tenha gasto imenso dinheiro com a aquisição dos mais modernos equipamentos para a prática da especialidade). Mas, não nos devemos surpreender com isso já que o Ministro Correia de Campos pode, cada vez mais, ser considerado o coveiro do SNS.
Para quem deseje pode consultar o relatório ele está no blog,
Fragmentos do Apocalipse.
.
Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

26 comentários:

  1. Vergonhoso ...
    Bjo, Kaos

    ResponderEliminar
  2. Caro kaos.

    A oeste, nada de novo.
    O nome do jogo é sabotagem. Traição. mistificação.

    Sabota-se e destrói-se por dentro o SNS.
    Como?
    Permitindo médicos a trabalhar simultaneamente no publico e no privado.
    Fechando os olhos à incompetência e falta de qualidade de sítios privados e só permitindo que se façam criticas a unidades de saúde publicas.

    Quando as coisas já estão semi destruídas, produz-se um outro discurso.
    - Que as coisas estão mal.
    - que os privados poderão fazer melhor.
    - que sem as taxas moderadoras existem "abusos".
    ( quem parte 1 pé ou tem amigdalite e necessita de ser operado está a abusar do sistema de saúde.)

    Em seguida o discurso transforma-se.
    Passa a ser o discurso de "vamos informar os portugueses das opções que eles tem na saúde".

    - Que os portugueses até podem escolher entre serem tratados no publico ou privado;
    - que após escolherem por exemplo o privado terão aí inúmeras possibilidades de escolha, devido à "concorrência".

    Após esta informação toda, os portugueses irão , cheios de felicidade por estarem informados, aderir a seguros de saúde privados.
    (seguros de saúde estatais são apenas uma cenoura...)

    - Depois esses seguros serão "segmentados, isto é divididos em produtos, consoante as capacidades financeiras do cidadão /consumidor.

    Que já foi despromovido da condição de doente para a condição de consumidor de produtos de saúde.
    Comprar uma lata de salsichas Nobre ou comprar uma dose de radioterapia até poderá a vir a fazer-se na loja lidl mais próxima,vejam lá...)

    Depois os seguros de saúde serão "ajustados e adequados" aos diferentes mercados.

    E no fim as pessoas continuarão a pagar imensos impostos para sustentar um SNS esvaziado de qualquer sentido real.
    E ao mesmo tempo pagarão, seguros de saúde caros, mas que cobrem apenas coisas básicas.

    Consumos "fora de um certo patamar" serão pagos aparte - mais um imposto criado, desta vez exclusivamente destinado a financiar privados; embora não se chame imposto.
    Mas, por exemplo
    clausulade exclusão;
    ou
    Franquia hospitalar;
    ou
    "exame complementar".

    Temos muito que agradecer aos democratas de esquerda do partido socialista esta tentativa tirânica de nos transformar em escravos amedontrados.

    No futuro, se tivermos cancro ou Sida ou o que seja, teremos que ter dinheiro para podermos consumir os produtos necessários para nos darmos ao luxo de podermos ter cancro ou Sida ou o que seja.
    (É um desejo de toda a gente ter cancro e sida ou o que seja; é um desejo estar doente...)

    Caso não tenhamos o dinheiro necessário a culpa será nossa e mereceremos morrer.

    Não tivemos a disciplina necessária na nossa vida para evitarmos ter cancro ou sida ou o que seja, portanto merecemos morrer.

    Também não rezamos o suficiente, por isso merecemos ter cancro ou sida ou o que seja.

    Isto é o discurso Neo-con norte americano.
    O partido socialista tem o mesmo discurso e a mesma pratica.

    ResponderEliminar
  3. Moriae:
    Mais do mesmo a caminho fo fim do pouco que ainda restava de Abril.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Marta Oliveira:
    Obrigado, vada dia mais importante salvaguardar a liberdade.

    ResponderEliminar
  5. Pedro Silva:
    Uma bela prosa que mostra bem o caminho que seguimos. O liberalismo desenfreado está a matar tudo o que é publico e estes defensores da terceira via nada mais são que capitalistas eecondidos. Mesmo dentro do PS e de gente que até nem é muito da ala esquerdista (se é que ainda existe) há muita gente que se revolta contra esta vergonha que se está a passar na saude. Há que lutar contra isto, a saúde é um bem ao qual não podemos deixar que os interesses economicos se sobreponham à necessidade das populações.
    abraço

    ResponderEliminar
  6. Coveiro, é pouco.

    O coveiro, normalmente, enterra os cadáveres, mas não tem responsabilidade na morte.

    Este ministro já não pode ser chamado só de coveiro, porque tutela serviços que têm responsabilidade pela vida (e pela morte) das pessoas.

    Oxalá nenhum desesperado, cujo vencimento, ou reforma, não chegue para pagar os cuidados de saúde para que toda a vida tem descontado (por vezes sem, felizmente, ter praticamnte recorrido a tais serviços) cometa algum acto tresloucado!

    Um ministro como este pode ser considerado por algumas pessoas o responsável pela sua morte anunciada, por falta de meios de subsistência, se acaso tiver problemas graves de saúde e começar a sentir que lhe vão faltar meios para pagar os serviços de saúde, ainda que aparentemente possa ter um 'razoável' salário ou uma 'razoável' pensão.

    É que pagar medicamentos e actos médicos cada vez mais caros, ser tributado 2 ou 3 vezes pelo mesmo e, eventualmente, ver diminuídas as deduções nas respectivas despesas no seu IRS pode 'enlouquecer' alguém, por se considerar traído e injustiçado.

    Oxalá haja calma a nada aconteça!

    ResponderEliminar
  7. eu só não entendo porque é que nas sondagens o S. ainda tem a maioria...

    ResponderEliminar
  8. TRIBUNAL PARA CRIMINOSOS POLÍTICOS

    Deveria haver um tribunal para criminosos políticos, similar aos de criminosos de guerra.

    ResponderEliminar
  9. Kaos, peço desculpa, por me estar a meter onde não sou chamado, mas acho que devo contribuir para a felicidade do Coveiro com as minhas achegas.


    Ó doente das 15:27, sê patriota e faz a vontade ao Coveiro Campos: fina-te.

    Ou, então, pede à criatura que te eutanize, que ela também deve ficar feliz.

    Em qualquer dos casos, apenas terás direito ao funeral mais barato que houver (se possível, em qualquer dos casos, sem gastar o dinheiro do C.Campos, salvo seja, que é dos contribuintes, com coisas como o caixão e outros apetrechos).

    Se teimares em continuar doente, vai á firma C.Campos & Cª que já deve ter muitas filiais pela tugolândia e, apesar de não prestar melhor serviço que o SNS, leva ainda mais caro.

    Enfim, não te esqueças que é máxima da quadrilha:

    SÓ SE QUER NA TUGOLÂNDIA GENTE SAUDÁVEL, QUE AINDA TRABALHE, E MUITO, E SE CONTENTE COM SALÁRIO DE MISÉRIA.


    Viva o Capitalismo Selvagem! Heil, Coveiro!

    ResponderEliminar
  10. Alguém me consegue dar a definição de Socialismo? É que parece que os meus professores, que o detestavam, e os livros que entretanto fui lendo, estavam todos enganados, ou eu os entendi mal.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Há 4 anos fracturei (imagine-se, em Agosto!) o ombro, o que exigiu uma cirurgia imediata. Como no hospital estatal da minha zona não havia capacidade de resposta para ser operado em 5 dias, tive de recorrer ao privado. O médico que me assistiu nas urgências disse que com a minha idade (ainda muitos anos de serviço pela frente) e professor, iria ficar sempre «marcado» (como seria escrever no quadro?), foram palavras que muito me «animaram»... O ortopedista que me operou no privado teve como assistente aquele que nas urgências foi tão animador...mesmo com a máscara já no bloco operatório, reconheci-o... foi um pesadelo antes da anestesia funcionar!
    Parece-me estar a assistir, cada vez mais, a um modelo norte-americano na saúde e na educação: hospitais e escolas privados com boas instalações... qualidade nos serviços públicos, receio que venha gradualmente a desaparecer. Dizia há pouco (no jornal) um cirurgião mediático que cirurgias «a sério» só no Estado (transplantes). Até quando? (lá me safei com horas esquecidas de natação e uma fisioterapeuta de 20 valores)cujo empenho não dependia do estrato social dos pacientes.

    ResponderEliminar
  12. Há 5 anos parti um pé e no hospital o médico disse: você vai ficar arrumado pelo menos durante 2 meses. Depois, por questões burocráticas porque sou professor, e também porque não conseguia arranjar a papelada no hospital, tive de ir a um ortopedista particular, que disse: realmente você está arrumado por uns meses, mas se fosse jogador de futebol daqui a 15 dias estava operacional, era operado ...
    O que me leva a concluir que os melhores médicos vão para o futebol.
    É a logica da batata frita.

    ResponderEliminar
  13. Caro Kaos,
    é lamentável ao ponto a que chegámos. Pagamos - e bem - e no entanto onde se esfumam os impostos? No buraco negro que constitui essa rede de boys que o PS e o PSD foram gerando, só pode.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. 3 dentistas no país todo!

    Em tempos tratei os dentes no hosp. santa maria e foi-me dito que só me podiam meter chumbo num dente quase à frente, porque a amálgama tipo porcelana( a mais cara claro) era levada por alguns médicos para os seus consultórios particulares.

    Isto foi-me dito por um médico que ainda trabalha apenas no público e que na altura estagiava lá.

    Digam lá se isto não é a républica das bananas!!!???


    abraço


    portem-se bem se puderem.

    ResponderEliminar
  15. Doente aflito:
    Já vi piores razões para se ficar doido. É que custa muito passar uma vida a trabalhar, a descontar sem quase usufruir de um direito e quando chega a hora em que necessitamos nos dizerem que agoar já não temos direito. Não sei se não tens razão e não haverá alguém que possa tresloucar.
    abraço

    ResponderEliminar
  16. anonimo:
    Não és o unico.
    abraço

    ResponderEliminar
  17. anonimo:
    E prisões suficientes para colocar todos os culpados?
    abraço

    ResponderEliminar
  18. anonimo:
    Realmente se já não trabalhas és um fardo para a sociedade. Esta teoria utilizada na antiguidadee na escravatura serve que nem uma luva ao capitalismo
    abraço

    ResponderEliminar
  19. Zé Povinho:
    O Socialismo é o nome que ficou de uma ideia de sociedade mais justa e que esta gente usa sem a isso ter direito. Acredito que um dia a verdade possa ser reposta
    abraço

    ResponderEliminar
  20. Contribuinte:
    A promiscuidade entre o publico e o privado é que mata o sistema. Quem trabalha no publico não pode exercer no privado.
    Ainda bem que recuteraste totalmente do teu mal
    abraço

    ResponderEliminar
  21. anonimo:
    Será que alguem já fez contas se sairia mais barato ao estado ter um trabalhador parado durante dois meses ou ter melhor serviços e só o ter parado durante 15 dias?
    abraço

    ResponderEliminar
  22. Raposa velha:
    É isso que é necessário mudar. Os nossos impostos têm de começar a ser bem gastos, naquilo que é importante e não a sustentar uma cambada de chulos.
    abraço

    ResponderEliminar
  23. ema:
    É uma vergonha. basta ver a quantidade de cirurgias feitas nos hospitais publicos por particulares usando materiais que são de todos nós e depois cobrados aos doentes e ao próprio SNS
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Quem é que me explica esta coisa tão simples.
    Porque +e que Arnaud, o "pai do SNS" como ele gosta de se intitular, não abre o bico?
    O Infante Correia de Campos destroi-lhe o "SNS" e o homi está calado.
    Ainda me recordo do dia em que ele, já ministro, dizia aos velhinhos da Mitra:
    -Eu vou ser a voz reivindicativa junto do governo...
    Então e agora não diz nada?
    São todos iguais, muita parra pouca uva.
    Vitorino, Almeida Santos, Mario Soares, Cravinho, Gama, Ferro Rodrigues, Manuel Alegre... não dizem nada ao desmantelar do estado socialista que Sócrates e "sus muchachos" estão a levar a cabo?
    Este bando, acaba de roubar o pouco que ainda restava das "conquistas" de Abril.
    Já nem a liberdade de opinião resta...
    É preciso ter lata para põr o cravo vermelho no 25 de Abril

    ResponderEliminar
  25. Kaos
    Esta foto está incrivel!!!
    Tirei para colocar num Post meu, com a devida referência ao teu Blogue!
    Obrigada e bjs

    ResponderEliminar

Powered By Blogger