domingo, julho 15, 2007

o 14 de Julho (218 anos depois)

Ontem, 14 de Julho, foi o dia nacional de França, o dia da queda da Bastilha, marco importante na Revolução Francesa. Uma Revolução popular e burguesa contra a aristocracia e que fez saltar a tampa à Maria Antonieta. Vi imagens da comemoração, com um Sarkozy satisfeitíssimo e um Sócrates todo ele sorrisos. Fui ouvindo sons desgarrados, como haver por ali portugueses a desfilar na parada e também a transportar a bandeira. O Sócrates derretia-se em palavras de apoio ao Sarkozy e de como estavam tão próximos em ideias e estratégias um do outro. Só rosas sem espinhos nem espinhas. Assustou-me ver o Sócrates, um dito socialista, tão “apaixonado” por uma personagem tão sombria e que considero do mais sinistro que apareceu na politica dos últimos anos. Um ser perigoso e que não me inspira qualquer confiança. Sabendo do golpe que se trama para a imposição da constituição, agora apelidada de tratado, e do que isso representa para o fim da democracia e inevitavelmente para a liberdade tenho de me sentir horrorizado. Senti um vómito ao ver aquelas imagens e uma vergonha enorme em ver o Primeiro-ministro do meu país tão satisfeito por participar e estar no centro disto tudo. Vêm aí outra vez as Marias Antonietas, mas desta vez com cabeças bem mais feias e sujas. Fecha-se o círculo.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

6 comentários:

  1. Eu vi as imagens, tão amigos que eles são!... Kaos a imagem está excelente, ilustra muito bem tal amizade!

    ResponderEliminar
  2. Parece que vem agora o caso de uma professora que esteve um mês a dormir na escola, levou para lá uma cama.
    Ouvi na rádio agora. Provavelmente deu aulas deitada. Não sei se é verdade. Dava um bom boneco.

    uGH

    ResponderEliminar
  3. todos estes anos depois não há nada que impeça uma nova "mare rouge"...

    ResponderEliminar
  4. Também não compreendi a razão de tal contentamento ... tinham almoçado bem???

    Anónimo: não era uma Professora, era uma Auxiliar de Educação... nem nas Juntas nem na DREN há alguém com dois dedos de ... é que se a senhora tinha acabado de ser operada? é preciso ser médico? e as outras hierarquias "inferiores" - presidente do conselho executivo por exemplo , sabe da ordem e pronto! põe-se ali uma cama à senhora e está resolvido? não tem uma palavra a dizer para esclarecer... é que qualquer um pode errar , podiam ter visto o relatório trocado e tal... estou a ser irónica , claro, mas isto não é só incompetência ou é??? e ninguém é chamado "à pedra"?
    Desculpe, Kaos, que me excedi no comentário ao post...
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  5. Tem razão caro amigo quanto à sua preocupação que me é extensível. Lamentável é o facto de terem sido os próprios franceses a fazerem a escolha desta personagem sinistra para Presidente do seu País quando tinham outras alternativas muito menos perigosas e sinistras a concorrem à eleição. Chego a não compreender afinal o que é que as pessoas na sua maioria pretendem.

    ResponderEliminar
  6. Atenção que o sr sarkozy é mais brando e menos de direita que parece. Embora seja um adversário muito bom.

    Quanto ao senhor Sócrates está apenas a bajular.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger