sábado, janeiro 12, 2008

The English Gentleman

 joão cravinho

«O socialista João Cravinho desferiu fortes críticas contra a escolha de Alcochete para albergar o novo aeroporto internacional de Lisboa, denunciando o que descreve como manipulação da opinião pública e de interesses económicos como motivos para a opção agora tomada.» Dinheiro Digital

Não sei o que quer dizer, mas é no mínimo interessante. João Cravinho, ex-Ministro do Equipamento e Planeamento do Território de António Guterres, autor da decisão OTA. Uma posição governamental que mexe com muitos negócios, muito dinheiro, muitos interesses e muitas possibilidades. Todos queremos acreditar que nada de menos claro tenha feito e nunca ouvi nenhuma suspeita que me possa levar a julgar que tenha sido de outra forma. Se esta ideia for a correcta, então será um homem realmente honesto, pois consegue resistir à tentação.
Lembro-me depois da sua luta, como deputado, pela aprovação de uma lei anti-corrupção contra a vontade do seu próprio partido. Difícil para o PS explicar porque não desejava aprovar a lei e lhe impôs diversos cortes. A coisa chegou ao ponto de João Cravinho ser convidado por Sócrates para a administração do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, João Cravinho aceitou, houve uma despedida emocionada daquela casa onde trabalhou durante tantos anos, reafirma a sua vontade de ver o projecto lei, que deixa para trás, ser aprovado e ruma a Londres numa manhã de nevoeiro. Não sei se foi de manhã ou se estava nevoeiro agora que, na altura da decisão de Alcochete para local do novo Aeroporto de Lisboa, que chegou e não teve duvidas de ir contra a ideia, feita e vendida, de que Alcochete é melhor que a OTA.
Vem comprar uma guerra com o Sócrates? Vem só em defesa daquilo que pensa ser o melhor para o País? Vem só defender a sua escolha original e defender a sua honra? Veio por interesses económicos? Políticos? Ou veio simplesmente em resposta a alguma estratégia socretina? Será que a decisão ainda pode dar a volta? Se pensarmos nos imensos interesses da alta-finança que anseia pelos negócios de muitos, mesmo muitos milhões, custa a crer que haja quem atire a toalha ao chão. Se lhe juntarmos as trapalhadas publicas do BCP, do que se vê e do muito que se pode imaginar, não posse deixar de ficar espantado com o à-vontade, com a falta de vergonha na cara e com o desprezo que mostram em relação à justiça e á “ralé” que vive neste jardim á beira Europa plantado.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

8 comentários:

  1. Muito oportuno este post. Também chamei a atenção das minhas visitas para a intervenção de João Cravinho, a qual me leva a pensar que muito provavelmente ele terá sido entre outros socialistas que investiram em terrenos na OTA prejudicados por esta opção. Mas isto obviamente sem qualquer interesse especulativo.
    Definitivamente a máfia mudou-se para o nosso País.

    ResponderEliminar
  2. E a Portela + 1,o que é feito dela?E o petroleo sempre a subir,não conta?Háq um novo aeroporto na Belgica que está às moscas-nãO INTERSSA

    ResponderEliminar
  3. NOVO AEROPORTO
    O governo anunciou dia 10 de Janeiro que se decidiu por outra localização para o novo aeroporto, agora em Alcochete. Poucos, quase ninguém (com a excepção notável do Dr. João Soares) referiu-se ao problema real que está a montante do da localização: será que Portugal precisaria realmente de um novo aeroporto?
    Seja como for, no mundo pós-Pico Petrolífero o mais provável é que tal obra nunca venha a avançar. Quando, nos próximos anos, o preço do barril de petróleo subir às centenas de dólares as apetências privadas pelo sector aeroportuário tenderão a desvanecer-se. Para daqui a 12 meses o mercado de futuros em N. York já regista um preço de US$ 122. Qual será ele daqui a 24, 36 ou 48 meses?
    Sucatear o já existente Aeroporto da Portela, um investimento colossal feito ao longo de gerações, é algo próprio de selvagens. É característico desta fase autofágica do capitalismo, em que tem de destruir o que já existe a fim de proporcionar lucros aos negócios do capital monopolista.
    Assim, continua a ser válido assinar a Petição
    IN HTTP://RESISTIR.INFO

    ResponderEliminar
  4. O Cravinho come da panela do Sócrates,deve-lhe ter tocado uma costeleta quando se estava a fazer ao lombo...

    ResponderEliminar
  5. contradições:
    Há muito que a Máfia reina neste país. Basta ver o estado em que transformaram a nossa justiça. Algo vai ter de mudar
    abraço

    ResponderEliminar
  6. anonimo:
    Embora esteja na area da aviação, e contra muitas opiniões, também já contestei a necessidade de um novo grande aeroporto. Iremos ter mais estádios em formato de aeroporto?
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Penso que o Contradições deve estar certo. Cravinho deve ser sócio naquela 'vaquinha' que os bosses do socialismo fizeram aos terrenos em Alenquer...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger