segunda-feira, janeiro 16, 2006

Ricos e Pobres


Os rendimentos dos 20% mais ricos da população portuguesa são 7,4 vezes maiores do que os rendimentos dos 20% mais pobres, segundo os últimos dados do departamento de estatística da União Europeia (Eurostat).
Portugal é assim o país da União Europeia (dos Quinze), onde a diferença entre ricos e pobres mais se acentuou a partir de 2001, embora a desigualdade se tenha verificado em todo o mundo.
O maior índice de pobreza relativa verifica-se também em Portugal, com dois milhões de portugueses a registarem rendimentos inferiores a metade do rendimento médio nacional, ou seja, a viverem com menos de 350 euros por mês. Segundo dados da Unicef, no nosso país 15,6% das crianças vivem em pobreza relativa, um valor apenas ultrapassado pela Irlanda e Itália.
in “Agencia financeira”

Pois é! Ainda bem que existem tantos gajos com tantos computadores para nos dizerem aquilo que nós vimos todos os dias nas ruas da nossa terra. Já agora gostava de ver os dados sobre os 5% mais ricos e mais pobres. Comentário nem vale a pena fazer. Com esta globalização isto só pode piorar, até ao dia em que finalmente rebentar. Depois não se queixem.

Sem comentários:

Enviar um comentário