De Janeiro a Março de 2006 foram 172529 as peças publicitárias passadas nos écrãs da RTP1, 2:, SIC e TVI, considerando todos os tipos de publicidade à excepção das auto-promoções dos canais.
Este montante equivale a uma média diária de 1917 inserções de publicidade nestes canais. A TVI emitiu 40.1% deste valor, com 69134 inserções. Na SIC passaram 360965 peças (35.3% do total), na RTP1 foram emitidas 38395 (22.3% do total) e a 2: passou 4035 (2.3% do total).
Este valor representa um acréscimo de 5.9% face ao trimestre homólogo do ano anterior. A RTP1 foi o canal que registou maior variação homóloga em número de inserções, com mais 17.2%. A 2:, pelo contrário, observou uma variação de menos 15.0%.
...desde a cabeça até o bico dos sapatos, são mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordem de uso, abuso, reincidência, costume, hábito, premência, indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante, escravo da matéria anunciada.
Drummond
A publicidade consolida-se hoje como um hegemónico discurso de adesão ao consumo, bem como promessa de um mundo idílico.
A realidade social que produz carros e cremes de beleza é a mesma que produz o preconceito e ignora a desigualdade.
A publicidade é hoje mais formadora da nossa subjectividade do que oensino escolar.
Ela é a maior expressão da nossa época, quantitativamente pelos investimentos que mobiliza, e qualitativamente por seu protótipo cultural, pois o consenso da razão contemporânea parece ser feito de imagens de sonho que nos convidam: “sejam como nós, imagens publicitárias”.
Jorge Matos
.
Contribuição para o Echelon: THAAD, package
Vivemos os tempos das pessoas "normalizadas". A publicidade cria ou ajuda a criar modelos para o que as pessoas devem ser ( parecer, vestir, dizer e até pensar ). É triste que se tente apagar coisas como o direito à diferença, a singularidade, a criatividade... Enfim...
ResponderEliminarAbraço.
Vou-te contar um segredo, bem vai na volta já to contaram, eu sei do que falo porque é a minha area.
ResponderEliminarÉ assim, as televisões só podem transmitir um X de anúncios durante uma pausa para comerciais, mas, como não são estúpidos o que é que fazem? Bem eles passam o X a que têm direito, de seguida colocam uns promos da estação e voltam a colocar outro X e assim se dão as coisas. Não podem ser acudados de terem passado mais do que X minutos de publicidade porque só contaria se pelo meio não colocassem as promos.
O direito da publicidade devia ser revisto.