sexta-feira, junho 02, 2006

Ontem foi o Dia Mundial da Criança. O que mudou?

Hoje estou mesmo mal disposto para estar para aqui a escrever. Não sei se são, ainda, efeitos do “Dia da criança”. Em vez de sentir a alegria “dos meus dois filhotes” passei o dia todo a pensar nos quase 900 milhões que sofrem por todo esse mundo. É triste pensar que neste preciso momento em que escrevo isto, uma delas estará a morrer ou de fome ou de falta de cuidados ou vítima de uma guerra ou de qualquer outra desgraça. E, o mesmo vai estar a acontecer no momento que cada um de vós estiver a ler estas linhas. Se relerem, voltará a estar a acontecer de novo, mas se o não fizerem não evita que esteja a acontecer uma vez mais. Os pais, as crianças, a dor o sofrimento fazem com que não me esteja a sentir muito feliz neste momento e, por isso, sem muita “vontade” para falar seja do que for.
Não que falte assunto, desde a Casa Pia até à violência passando pelo “inclassificável Holandês, Ad van Denberg, que pretende formar um partido politico defensor da pedofilia e que propõe legalizar as relações sexuais com crianças a partir dos 12 anos, havia muito por onde escolher. Mas, honestamente não me apetece.
Fui agora dar um beijinho nos meus dois anjinhos que estão a dormir e não pude deixar de pensar no que o futuro lhes estará a reservar. Como será o seu “mundo”, que posso eu vislumbrar daqui do que será a sua vida, lá mais à frente. Olho para o que me rodeia, para o estado das coisas e não fico muito descansado. Eu, que durante tanto tempo pensei e disse “ recuso-me a meter uma criança neste mundo doido” acabei por o fazer duas vezes. Tudo o que posso é tentar dar o meu melhor para lhes fornecer “condições, argumentos ideias e razões” que lhes permitam encarar os acontecimentos da melhor forma possível. Depois será com eles.
Eu, nem me posso queixar muito, já que nasci e vivo num local e tempo em que, não passei por nenhuma guerra e, mesmo sendo o parente pobre da Europa, somos uns felizardos quando olhamos o mundo.
Raios partam este mundo que já me estragou mais um dia.
.
Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

28 comentários:

  1. Kaos,
    não deixe que lhe estraguem os dias.
    Desejo que as suas duas crianças sejam o mais felizes possível, eu, pela minha parte dei ao mundo três e espero que saibam lutar pela sua felicidade, como nós o fizemos, já os nossos pais e avós fizeram o mesmo.
    Como diz o poeta "...o mundo pula e avança...."
    Mas que há dias assim, lá isso há.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Carminda:
    Obrigado pelo animo.
    Sei que desde sempre os pais se preocuparam com o futuro dos filhos, mas tenho uma leitura tão negativa do estado e do caminho que segue este mundo que fico com muito medo. Mas, quero pensar que estou enganado e que tudo vai correr pelo melhor.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/6/06 03:32

    Amigo Kaos:

    Contigo como pai, julgo que não lhes vão faltar “condições, argumentos ideias e razões”. :)


    É, somos uns pobretes da europa, mas há quem esteja bem pior... Hoje vi cada coisa na net, quando pesquisava sobre crianças... Como digo no meu post: por vezes tenho vergonha de pertençer á espécie humana...

    Quanto ao futuro... É uma incógnita e não aparenta nada de bom, pois não? Mas... Ei! Ainda cá estamos! Podemos fazer alguma diferença, não podemos? Por pequena que seja. Animo, Kaos!

    " Well be living in the world of peace
    And the day when everyone is free
    Bring the young and the old
    Want you let chilled flow from your heart"

    ResponderEliminar
  4. Sá Morais:
    Obrigado pelo animo e confiança. Isto foi só hoje, amanhã já vou estar como novo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/6/06 03:51

    inacreditável essa do partido pedófilo na Holanda.Eu também vi.O homem(?) tinha um aspecto esquisitíssimo. Um tipo que se confessa pedófilo não deveria ser preso logo ali? Eu sou tolerante. Sou mais tolerante do que era antes, e isso é bom num mundo onde a tolerância tem vindo a decrescer, mas...será que não há limite para a tolerância?
    A propósito do dia mundial da criança quero dizer que hoje há dias mundiais para quase tudo. Começa a ser uma banalidade, aquilo que foi de certeza uma boa intenção. Mas hoje/ontem também ouvi ser proposto no nosso parlamento o dia do cão....

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/6/06 08:21

    Amigo Kaos,
    Subscrevo o que disse o Sá Morais e acrescento umas linhas cá da minha lavra.
    Temos a obrigação de amarmos os nossos filhos, dar-lhes as feramentas físicas e morais para os armarem para que lutem por um mundo melhor. O resto é deles. Não esqueças que o mundo evolui, mesmo que às vezes nos pareça o contrário. Mas olha com atenção e pensa...
    E tenho cá para mim que muitas vezes para se darem as transformações importantes tem que se "dessarumar primeiro a casa toda". Nunca assististe a uma limpeza geral??!!
    É claro que todos nós, os seres pensantes e sobretudo os que têm filhos, vivem essas angústias interiores.
    Mas temos desses dias, eu sei!
    Hoje deixo-te um beijo e um abraço bem forte

    ResponderEliminar
  7. Zé Leitão:
    Essa também foi a pergunta que fiz a mim mesmo quando li a noticia, mas neste mundo já nada me espanta.
    Quanto aos dias de qualquer coisa, o mal é a banalização de que falas. Agora vem ai o dia do cão. Venha ele, se isso fizer comque se crie legislação que os proteja deste animal mau e perigoso que é o homem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. tb:
    Gostei dessa da limpeza geral. :)
    Na verdade eu acredito que esta sociedade está a chegar a um fim e o que temo é que seja violento. Os recursos do mundo estão a esgotar-se e vai ser uma luta enorme pelos restos. Basta pensar em termos de água para ver que as coisas vão ser duras. Quem vai apanhar com o pior vão ser os meus filhos, e infelizmente parece-me inevitavel. Talvez eles consigam vencer onde nós falhamos. Talvez eles tenham mais respeito por este mundo e pelos outros. talvez eles consigam construir a tal sociedade em que haja mais respeito por tudo e por todos. São muitos talvez, mas...quero poder acreditar que isso seja possivel.
    Um grande beijo e tem um bom dia

    ResponderEliminar
  9. ó kaos, que todas crianças tivessem a sorte dos seus filhos !!
    .
    Você é uma pessoa fantástica !
    Um digno cidadão do mundo.
    Bom Dia, kaos !!!
    Diana F.

    ResponderEliminar
  10. Olá Kaos. Eu ainda não tenho filhos, mas quando tiver quero ser um pai como tu. Quero fazer por eles o melhor que possa e espero fazê-los crescer como pessoas integras, responsáveis, e com bons ideais. Preocupa-me de facto, este mundo em que vivemos, mas se fizermos tudo o que pudermos para o mudarmos um pouco, já estamos a dar o nosso contributo.
    Olha para o sorriso dos teus filhos e anima-te. Nada melhor que o sorriso de uma criança para nos animar.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Diana f:
    Obrigado, e era bom que isso fosse realmente verdade. Mas faz-se o melhor que se pode.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. é verdade... dizemos muito mal deste país (e com razão), mas comparemos a vida das nossas crianças com a da maioria daquelas que vivem no mundo... tudo poderia ser muito pior e por vezes temos que colocar essa perspectiva.

    ResponderEliminar
  13. Outsider:
    O sorriso de uma criançe é mesmo a melhor coisa do mundo, por pior que ele seja. Sinto-me feliz por ver que ainda há gente como tu disposta a lutar para mudar as coisas. Os meus e os teus futuros filhos merecem isso e muito mais.
    Obrigado pelas tuas palavras
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Rui:
    O que temos de evitar a todo o custo é que este país bata no fundo e se torne em mais um local de pobreza e miséria. Em nome dos nossos filhos e dos filhos deles. A melhor forma de o fazermos é ajudar todos aqueles que hoje vivem nesses paises subdesenvolvidos para criarmos um mundo onde nunca ninguem morra de fome ou por falta de assistencia. Todos podemos dar uma ajudinha com um bocadinho de esforço
    um abraço

    ResponderEliminar
  15. Pôrra, eu nem me quero acreditar que o que contas é verdade.

    ResponderEliminar
  16. eric:
    É verdade sim senhor, é o mundo que nos rodeia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Também não tenho. Mas tenho 3 sobrinhitos e muito, muito medo!


    BeijInha

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/6/06 14:35

    Eu venho de um país onde as crianças cheiram cola desde pequenas. Cresci no meio de algumas crianças com esse vício. Por isso, não sou a melhor pessoa para animar quem quer que seja. Sou pessimista e considero essa tentativa do holandês criar um partido pedófilo como mais um sinal da decadência da nossa civilização. Mas quem é pai tem o dever de não deixar morrer os sonhos das crianças, mas ao mesmo tempo alertá-las do perigo que é este nosso mundo.

    ResponderEliminar
  19. Kaos, primeiro que tudo;os teus dois anjinhos têm muita sorte porque tal como tu ou eu estão a viver como todas as crianças deveriam. Com a proteção e amor dos pais.
    Quanto a todas as outras. Tu foste ao meu Blog e leste a frase que lá deizei. Eu ia escrever um texto sobre todas as outras crianças que como mencionaste morrem a cada segundo. Aquelas que são molestadas...mas tal como tu, não me apeteceu. Quando toca a crianças, quando imagino pequenos seres que não pediram para nascer, a sofrer, fico fisicamente mal disposta.
    Para finalizar, quanto ao anormal Ad van Denberg. Esse senhor devia passar por debaixo de um edifico em construção e, por acidente um bloco de cimento devia cair-lhe em cima. Problema resolvido. Eu tenho pena das pessoas que perdem a sanidade mental, mas quando estão em determinados cargos...medidas extremas!!
    Fica bem, um bj alienígena

    ResponderEliminar
  20. luikki:
    Quem luta consegue sempre alguma coisa, por mais pequena que seja. E a história mostra-nos que quando muitos lutam normalmente vencem

    ResponderEliminar
  21. inha:
    Todos temos medo, mas por isso mesmo temos de tentar fazer todos os possiveis para lhes deixar um mundo melhor.
    bjs

    ResponderEliminar
  22. anonimo:
    É isso mesmo, por pior que as coisas possam parecer nunca devemos desistir e sobretudo preparar as nossas crianças para as dificuldades que vão enfrentar.

    ResponderEliminar
  23. Allien:
    Os meus filhos só têm aquilo a que têm todo o direito, o de crescerem felizes e se prepararem para quando as responsabilidades forem suas. Pena é que no mundo não seja assim em todo o lado.
    Quanto ao holandes parvo só falei dele como exemplo do que por ai há. Não me merece qualquer comentário o que diz a não ser que devia ser preso imediatamente. A pedofilia é um crime.
    Mas, também é crime ter nas mãos a possibilidade de salvar milhões de vidas e nada fazer. O nosso e todos os governos de todos os paises são cumplices desse crime.
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Anónimo3/6/06 02:09

    ESTES COMENTÁRIOS E ESTE POST PARECEM QUASE O PROGRAMA DA MANHÃ DA FÁTIMA LOPES!!!!!

    ResponderEliminar
  25. Jfk:
    Bem vindo. gora já não podes dizer que só digo mal. Viste como já disse bem de alguma coisa.
    Quanto à Fatima Lopes ao programa da manhã, não sei que nunca vi, mas se tu o dizes eu acredito. É que a essa hora estou sempre a trabalhar

    ResponderEliminar
  26. Anónimo1/7/06 00:00

    Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
    »

    ResponderEliminar
  27. Great site loved it alot, will come back and visit again.
    »

    ResponderEliminar
  28. Very pretty site! Keep working. thnx!
    »

    ResponderEliminar