quinta-feira, julho 13, 2006

A mama municipal

A Câmara Municipal de Lisboa vai ter uma despesa de 8 milhões de euros com as 193 pessoas que trabalham ou trabalharam directamente no executivo camarário de Carmona Rodrigues.
Estes funcionários, «a recibo verde», prestam serviços de assessoria, consultoria, apoio e secretariado nos gabinetes do executivo, entre Novembro de 2005 e Junho de 2006, sendo que os seus ordenados variam entre os dois mil e os seis mil euros mensais.
Dos 193 funcionários, sabe-se que 64 estão (ou estiveram) afectos ao gabinete do presidente do município.
.
Sempre que um Presidente de Câmara chega, de novo a uma autarquia, a sua primeira decisão, é a de mandar fazer uma auditoria às contas da mesma. O resultado é invariavelmente o mesmo: um enorme buraco financeiro e uma herança pesadíssima para o novo executivo.
Passa o tempo, e com ele começamos a ouvir notícias, como esta, em que se vê que também os novos autarcas seguem as pisadas dos anteriores. Recorrem ao crédito para acudir à preocupante situação financeira, para de imediato começarem a esbanjar dinheiro em cargos e empregos para amigos e afilhados, em obras de fachada, e em luxuosas publicações para as propagandear. O essencial, isso fica por fazer por falta de verbas (lembram-se do buraco financeiro do anterior executivo, é aqui que entra para justificar o não fazer).
Quando finalmente abandonam a Câmara, de livre vontade ou corridos pelos eleitores, lá deixam um novo buraco, para que os próximos também possam fazer auditorias e recomeçar um novo ciclo.
Quem saiu, vai mais abastado, mais conhecedor do negócio imobiliário e de como trabalham a banca e os off-shores. Quem fica, começa a telefonar aos amigos e afilhados e a receber a visita dos seus novos amigos de ocasião que, por acaso na sua maioria são empreiteiros.
.
PS: Com os novos governos é um pouco diferente. Devemos substituir, auditoria do Tribunal de Contas por Banco de Portugal e buraco financeiro por crise.
.
Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

21 comentários:

  1. Mas que grande MAMA!
    Este pobre País está a ser saqueado e quem se importa com isso?
    Kaos, mesmo sem ter visto o "estado da Nação", sem ter visto telejornais, tendo só passado os olhos por vários jornais on-line, sinto-me tão de mal com estes "gajos" todos que nem me apetece falar deles.
    Há dias assim e hoje calhou-me a mim ter um dia destes.
    Fica bem.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Carminda:
    Eu, também não ando com muita paciência para noticias. estou farto de ouvir aquilo que querem que eu "veja".
    Este caso,tão badalado, pouco diz, a não ser que independentemente de quem se sente na cadeira do poder acaba a fazer aquilo que criticou ao seu antecessor. Já vai faltando a paciencia oara falar sempre do mesmo.
    bjimhos

    ResponderEliminar
  3. Sempre gostava de saber a quem "lixaram" para que viesse á luz da ribalta, o que há tanto era do conhecimento de alguns...
    Este país está podre e muito. Infelizmente não se vislumbra uma luzinha ao fundo do túnel. É tanta a podridão que às vezes até apetece nem saber.
    Fantástica essa iamgem!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. tb:
    Há momentos em que se zanga uma comadre e lá se sabe um pouco da verdade, mas depois tudo volta aoa normal. O Carmona já veio dizer que isto está a custar muito dinheiro à camara e que têm de reduzir. Aposto que se daqui a um ano se fizesse novo estudo ainda teria aumentado o número de assessores. E assim lá continuamos nós cantando e rindo.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. luikki:
    Somos portanto uma ilha no meio de um caneiro de esgoto. Uma bonita imagem da nossa realidade.

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou filho de Deus!!! Eu quero ser assessor, por favor eu tenho o perfil ideal... Gosto pouco de trabalhar e gosto de ganhar muito, só me falta um padrinho... :(
    Isto é que é mamar!!! É lamentável!! Alguém me explique porque é que um Presidente da câmara precisa de mais de 60 assessores? Está tudo doido? É claro que sim, neste país já nada me espanta. Se o senhor tivesse dois assessores tudo bem, três ainda seria aceitável, agora sessenta??? Continuo a dizer que também quero ser assessor.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Kaos:
    Conheço bem a realidade da administração local. E se é verdade q alguns andam a mamar à conta, também é verdade que anda gente a trabalhar fins-de-semana e feriados para receberem folgas e não horas-extra - que é o que a lei prevé. Este é o Pais do chulismo em que cada um "enraba" (desculpa a expressão) o outro - o tal País do nacional-porreirismo. Agora eu não esperava isto do Carmona, mas mesmo que este tivesse boas intenções acaba por ser "sorvido" pelo sistema. E o sistema está como esse grande porco que tu genialmente fizeste.
    um abraço
    A.F

    ResponderEliminar
  8. Parabéns por este post, sem dúvida dos melhores que tenho visto na blogosfera! Pena que seja por um motivo repugnante!:)


    BeijInha Grande

    ResponderEliminar
  9. A imagem tá mesmo muito fixe...
    nao consigo perceber o porque dos governantes ganharem tanto dinheiro, andarem em carros de luxo, viagem para aqui e para ali para lazer e não trabalho... e tudo pago a custa daqueles que se esfolam a trabalhar!
    pessoas a ganhar o ordenado minimo e a ter de lhes pagar o deles, que não fazem nada e tem 60 assessores a fazer o trabalho deles (e que tambem ganham fortunas).
    continuem a aumentar os impostos (é o desejo de todos com cargos politicos) que assim recebemos aumento ao final do mes...
    abraço

    ResponderEliminar
  10. outsider:
    Querias, querias ser assessor, mas a mama é para os afilhados. Afinal há que compensar aqueles que o ajudaram a subir ao poder. Tu e eu temos é que pagar os impostos municipais para ele poder pagar os favores. Nós somos o fundo desta cadeia alimentar.
    um abraço

    ResponderEliminar
  11. Cavaleiro:
    Não tenho duvidas que dentro doa quadros das camaras, como de todos os outros serviços públicos há quem trabalhe, e muito. O pior são os outros, os afilhados, que só por lá andam para receberem a sua parte do bolo ou melhor, ter a teta para mamar.
    um abraço

    ResponderEliminar
  12. inha:
    Obrigado inha, eu quando olho para isto tudo, já nem repugnancia consigo sentir. É mais raiva e uma vontade de chegar lá e correr com eles todos a pontapé.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. arsénio:
    É a forma como o sistema está montado. Se têm a faca e o queijo na mão, e andam por lá pelo poder e pelo dinheiro que podemos nós esperar de diferente? A militancia por acreditar em causas é chão que já deu uvas, infelizmente. Como sempre quem se lixa são sempre os mesmos ou não se venderiam tantos carros de luxo neste país.
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Hmm I love the idea behind this website, very unique.
    »

    ResponderEliminar
  15. Desculpa, mas fis uma copiaperfeita e postei nomeu blog

    ResponderEliminar
  16. Desculpa, mas fiz uma copiaperfeita e postei no meu blog http://copiaperfeita.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  17. Copiaperfeita:
    não tem qualquer problema. Todas as imagens ~estão à disposição de quem as desejar. Serve-te

    ResponderEliminar
  18. Especially I like the first site. But other links are informative too, if you are interested check all those links.http://google-machine.info/3169.html and http://neveo.info/1587.html

    ResponderEliminar