Hoje a grande manchete do Expresso é a demonstração clara de como não se faz jornalismo isento e se fornece informação errónea.
O título, em grandes letras vermelhas, “PSD denuncia caso de manipulação em telejornal da RTP” com uma fotografia de uma marioneta, é do mais sujo possível. Não duvido que este governo tenha uma política de comunicação estudada e aplicada ao pormenor, mas nada no corpo da notícia prova ou mostra ter havido qualquer manipulação de notícias. A afirmação feita por Agostinho Branquinho, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD e líder da distrital do Porto, de que um assessor de Sócrates exigiu falar com um pivot da RTP durante um noticiário, alegadamente para alterar uma noticia desagradável para o governo, não é comprovada por ninguém, e o próprio Branquinho se recusa a afirmar datas e nome das pessoas envolvidas. Ou seja, uma notícia que é manchete de um semanário e ocupa toda uma página interior do jornal, não passa de uma insinuação, sem qualquer prova que a confirme.
Que um politico menor atire estar atoardas para o ar, sem apresentar qualquer prova, é já por si triste e mostra quão baixo se pode chegar na luta pelo poder, mas que um jornal aceite publicar isso como o assunto do dia com títulos sensacionalistas já é “sabugisse” e falta de qualquer ética jornalística. Sabemos que o Balsemão é do PSD, mas isso não serve de desculpa para esta vergonhosa maneira de dar a informação. Todos os verdadeiros jornalistas que trabalham no Expresso deviam sentir-se no mínimo envergonhados.
Todos fomos tratados como se pedíssemos uma garrafa de “Barca velha” e aquilo que viesse lá dentro nada mais fosse que uma zurrapa. Como leitores merecíamos mais respeito.
.
Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
Pois é...um bom texto que diz tudo o que é essencial. Apenas acrescento que em Portugal há muito que temos desinformação em vez de informação. Seja a que nível for.
ResponderEliminarjinhos
tb:
ResponderEliminarSe fosse só desinformação não era mau, temos muito mais que isso, temos mentira e manipulação. Gosto de gente inteligente, mas se há coisa que não gosto é de gente que tenta ser esperta, que imagina que pode enganar toda a gente.
bjs
Luikki:
ResponderEliminarHá muito que eu digo que a Comunicação Social em Portugal não é livre e é uma arma para controlar o povinho. Que o governo tem um controlo apertado, sobretudo sobre a televisão publica, também não é novidade, o que critico é que em tudo isso vão buscar um facto não provado para apresentar. Mau jornalismo e sobretudo desonesto.
abraço
Esteva:
ResponderEliminarAi está mais um optimo exemplo da forma como se manipula a informação. Muita gente passa pelas bancas e só lê os titulos e nem pensa se estão correctos. Nesse caso, seria evidente que sendo eleito não haveria razão para pânico, mas quantas pessoas se lembrariam de questionar a afirmação. Estamos entregues a profissionais do engano. (Que bom é ver a América do Sul a assustar os EUA. Finalmente têm perto de casa problemas para resolver. Talvez deixem o mundo em paz.
bjs
Acho que o expresso está a acusar o excesso de claridade proveniente do sol... Será que estão com medo de uma insolação? Se estiverem, não é com coisas deste tipo que se vão proteger, antes pelo contrário, vão queimar-se ainda mais.
ResponderEliminarUm Abraço.