terça-feira, abril 17, 2007

A Mentira

Há dias e dias que se fala da licenciatura do Sócrates e muito se tem discutido e escavado a sua existência, mas em tudo isto onde está o facto verdadeiramente relevante? Está em haver a possibilidade de alguém ser quem na verdade não é, apenas por ser quem é ou por ter uma conta bancária bem recheada. Resumindo está na mentira. Esta, é a minha posição, mas pelos vistos não represento a voz da maioria das pessoas deste país. Talvez por ela, a mentira, já fazer parte do nosso dia a dia, muita gente a considere como algo de normal e aceitável. Afinal somos governados por um Partido Socialista que nada tem de socialista, partidos de direita que querem ser do centro, partidos sociais-democratas que na verdade são partidos de direita e partidos mais à esquerda que acabam a fazer o discurso do centro ao aceitar a economia de mercado, o liberalismo e a soberania europeia. Vivemos na mentira, na aldrabice dos números, das estatísticas e das promessas. Somos enganados diariamente por uma comunicação social que nos vende as mentiras encomendadas, que nos lava o cérebro para nos retirar o ânimo e a força para resistir. Somos embalados em notícias sem valor, em futebois coxos, com histórias de vidas alheias, com sonhos de milhões e imagens de miséria. A Democracia em que vivemos é toda ela uma enorme mascarada em que nos dão o poder de voto, mas não alternativas. Vivemos numa ignorância fabricada, e na certeza que mesmo na desgraça, ainda tivemos sempre muita sorte. A sorte de ter um salário de miséria, porque há muitos que perdem o emprego, a sorte de ter uma codea de pão para comer porque há muitos que nada têm, a sorte de morrer agora porque houve muitos que morreram ontem. Vivemos na mentira e por isso a aceitamos tão calmamente. Será que ainda suportaríamos viver num mundo livre dela? Eu gostava de tentar.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

29 comentários:

  1. Excelente, vale sempre a pena lutar contra a mentira.
    isto já nem chega a ser uma republica das bananas. Isto não é republica nenhuma, é uma choldra como bem disse Eça de Queirós.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post!

    Disseste tudo! Mais palavras para quê?!


    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo:
    Tomei a liberdade de usar algumas das suas excelentes ilustrações num pequeno filme que fiz sobre uma crónica audio para a TSF do Zé Pedro Gomes.
    Espero que não leve a mal.
    Um abraço e parabéns pelo seu génio interventivo.
    João Tilly
    www.joaotilly.weblog.com.pt

    ResponderEliminar
  4. anonimo:
    Será que este país conseguiria viver sem ela? É já algo com que vivemos à muito. Será que já não estaremos viciados nela?. quero acreditar que não
    abraço

    ResponderEliminar
  5. João:
    Já estive no teu blog e já vi o filme de que falas. Podes sempre usar todas as imagens que desejares pois como já aqui referi elas estão à disposição de todos.
    De qualquer maneira obrigado pelo teu cuidado em me avisar
    abraço

    ResponderEliminar
  6. É realmente lamentável que metade de um povo desculpe alegremente a mentira e a vigarice. Neste caso ainda mais lamentável, porque a mentira e a vigarice vêm do próprio chefe do Governo! De quem essa mesma metade deveria, tal como a outra em que me incluo, exigir seriedade e honestidade máximas.

    Num país sério e decente, Sócrates já se teria [ou teria sido] demitido. Neste país de faz-de-conta, lamentavelmente, vale tudo...

    Um Xi da Porca

    ResponderEliminar
  7. "Vivemos numa ignorância fabricada, e na certeza que mesmo na desgraça, ainda tivemos sempre muita sorte"

    Você não é só incisivo em imagens gráficas.

    Plenamente de acordo.

    ResponderEliminar
  8. Mais belo post, em que o texto e as imagens são realmente incisivas!

    Isto faz lembrar as novelas antigas em que quem tinha uma fazenda era Coronel e que era rico era Doutor... Mas não é o diploma que está em causa, é a verdade e, consequentemente, a mentira. Mas se cá pelo burgo já é dogma que uma mentira repetida muitas vezes é uma verdade, o que se pode fazer? Esperar que a dormente alma de um povo acorde...

    PS: Cada vez recebo mais mails com textos e imagens tuas. È espantoso! Arriscas-te a ser fenómeno nacional, se já não fores... Afinal, a oposição vive num blog! :-)
    Força!

    ResponderEliminar
  9. Porca:
    Metade? Eu penso que serão muitos mais. Se houver o futebol semanal e a novela diária estão satisfeitos. Eles aproveitam-se disso e lá continuam no poleiro
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Carneiro:
    Obrigado, penso que ficar pelas meias tintas nunca é solução.
    abraço

    ResponderEliminar
  11. Brilhante kaos,

    Excelente imagem acompanhada de um texto melhor ainda. A mensagem é profunda e precisa, como uma seta de integridade lançada ao peito daqueles que ainda não perceberam o cerne desta questão !

    Perdoou-me a imodéstia de dizer que enquanto houver pessoas como nós haverá menos espaço para a obscenidade da mentira !!!

    BRILHANTE KAOS !!!

    ResponderEliminar
  12. Sá Morais:
    Talvez por isso temos de lutar com as armas deles e repetir a verdade pelo menos tantas vezes como eles repetem a mentira.
    Quanto ao famoso agradeço mas não é o meu objectivo. Até já estou um pouco desgastado por tanta confusão neste meu jardim, normalmente tão calmo. Se calhar necessito de repouso.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. Kaos sabes que as tuas postagens São usadas em criativos mails?
    Continuas excelente como sempre.

    Quanto ao problema já todos vimos que o homem não se safa: é burla atrás de burla; fraude atrás de fraude; mentira atrás de mentira.
    Vamos ver, como alguém dizia, se eles estão a preparar alguma. Com a presidência da UE a partir de Julho, o governo vai entrar em hibernação para nosso descanso: Assim seja!
    Anónima da Silva

    ResponderEliminar
  14. Uma vénia a este post! Não me lembro de alguém ter escrito em tão poucas palavras, algo tão directo e incisivo.
    Os meus parabéns, e claro que assino por baixo, sem dúvida!


    BeijInha Grande

    ResponderEliminar
  15. e mais nada! Perfeitamente de acordo, kaos. Subscrevo!
    jinhos

    ResponderEliminar
  16. Parabéns por este magnífico post meu amigo! Está excelente!!
    Eu também gostava de tentar viver num país onde a mentira não se tornasse verdade e nós bem tentamos, mas toda a corja imunda que nos governa, atola-nos no seu lamaçal e o povinho em vez de lutar contra a maré deixa-se ir... Quem sabe um dia, lutamos todos e saímos do lodo...
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Kaos, li com atenção o teu texto e, na minha opinião, o problema prende-se com o caos (desculpa o termo)que reina nas Privadas.
    O que aconteceu ao Sócrates, acontece a milhares de anónimos que têm dinheiro para alimentar alguns dos abutres ligados ao ensino privado.

    Portanto, penso que o problema tem outra centragem, não o Sócrates.

    ResponderEliminar
  18. Avé Discórdia, Engenheira Eris, Deusa do Kaos.
    Lamento, mas diz-se que somos ainda só 10%. Vamos ter que ser nós a fazer o trabalho dos outros 90%. Parabéns pela vossa quota-parte.
    Grato.

    ResponderEliminar
  19. Manuel:
    Obrigado, mas o importante é que todos nó continuemos dia após dia a passar a mensagem, a dizer aquilo que sentimos e acreditamos. Só assim podemos combater a mentira dira e redita todos os dias nas televisões
    abraço

    ResponderEliminar
  20. anonimo:
    Essa dos mails ainda não sabia, mas o que quero mesmo é que as pessoas comecem a pensar pelas suas cabeças. Só assim algo pode mudar para melhor.
    Duvido que quando forem para UE nos dêm paz. Vão é lixar aimnda mais toda a Europa.
    abraço

    ResponderEliminar
  21. inha:
    Eu de escrituras sei pouco. Eu é mais bonecos (o mal de só ler livros aos quadradinhos quando era miúdo). Vocês é que são simpáticos.
    bjs

    ResponderEliminar
  22. Outsider:
    Quem sabe eles não têm razão. Vão ao futebol, vêm novelas e dormem em paz sem se aborrecerem. Conseguisse eu suster esta inquietação e esta revolta e fazia o mesmo.
    abraço

    ResponderEliminar
  23. Visitante:
    O problema realmente não é o Sócrates nem mesmo as privadas. O problema é a mentira com que nos presenteiam todos os dias. Qualquer uma que se consiga desmascarar é importante para que quem vive no turpor por eles criado possam ver a realidade. è a mentira e o engano o inimigo. Para combater as causas temos de as desmascarar sejam elas quais forem.
    abraço

    ResponderEliminar
  24. ahura:
    Mais um motivo para unirmos esforços que acordar 9 milhões de anestesiados não é trabalho fácil. Contamos convosco.
    abraço

    ResponderEliminar
  25. não é tentar! é fazer!
    temos todas as condições para derrubar a corja...
    não estou a falar só do falso engenheiro...refiro-me ao regime!
    abraço

    ResponderEliminar
  26. excelente texto kaos...

    compreendo o teu receio pela elevada % de ppl anestesiado... mas isso não será tb uma mentira q nos kerem vender? eu não sinto as pessoas assim tão dormentes... sinto sim o medo, o receio de combaterem o sistema e sofrerem retaliações... (seja a q nível for do sistema...)

    "Somos enganados diariamente por uma comunicação social que nos vende as mentiras encomendadas, que nos lava o cérebro para nos retirar o ânimo e a força para resistir" see? u are right.

    mas... da era da informação.. passamos para a da comunicação.. a blogosfera (e a net em geral), criou uma perigosa rede de comunicação entre todos nós... uma ágora onde todos podemos "dizer-nos"... perigosa, não para nós claro.. mas para quem nos ker impor/moldar ideias e pensamento...

    eu gostava de viver num mundo sem mentira... eu quero saber o q é.

    bjo

    ResponderEliminar