sábado, abril 14, 2007

A Moral Bloguista

Claro que isto não tem nada a ver com este caso do Sócretino, mas certamente que ele não deixará de aproveitar se lhe derem a oportunidade para se vingar da blogosfera. Na linha daquilo que tem sido defendido por alguns figurões, daqueles que se arrogam os grandes vultos da cultura e da intelectualidade actual, lá por fora também há quem deseje colocar uma rolha nos blogs. Toda esta liberdade está a começar a fazer-lhes confusão e a ideia de “banir da Internet todos os "blogs desagradáveis” está em marcha. Podem ler a notícia completa [AQUI].

Imagem já anteriormente publicada em Março 2006

Estes novos “Mandamentos” chegam ao ponto de tentarem passar a responsabilidade daquilo que é dito nos comentários para o dono do blog. Todos sabemos que na blogosfera há bom e mau. Há quem a utilize para passar ideias nazis e racistas, para o insulto gratuito ou para outra parvoíce qualquer, mas também há que a use como forma de discussão de ideias e de espaço de liberdade. Perigoso por isso para os governantes, tão ávidos de controlar as mentes e as opiniões. Estas zonas onde há quem pense livremente são um aborrecimento e ainda podem criar chatices pelo que o melhor mesmo é cortar o mal pela raiz. Não tenho duvidas que já estão a esfregar as mãos e a rezar a todos os santinhos para que essa gente se apresse com essa nova moral bloguista e que lhes forneça as ferramentas para finalmente calarem os incómodos. Aproveitemos, por isso, o tempo que nos resta.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

14 comentários:

  1. O controlo do individuo, em maior ou menor extensão, sempre foi um desígnio de quem tem o poder.

    Coitadinhos de nós que lemos um blog com ideias de caca e não conseguimos eveitar ser contaminados. Temos que ser defendidos, é tudo para o nosso bem.

    Aparentemente, apenas os jornalistas estão imunes a telefonemas de ministros e assessores sem que sejam influenciados. O resto de nós, comuns mortais, não sobrevive a um texto mal escrito num bloguito.

    ResponderEliminar
  2. E tinha eu brincado uma vez com este assunto...

    É verdade que há por aí muita coisa que não não interessa ( pedofilia, ideias malucas, etc,etc... ), mas não é só isso, pois não?... A coisa também é politica. Os blogs estão a "abanar as fundações dos silêncios convenientes"... As noticias correm rápido, são discutidas, divulgadas, espalham-se rapidamente como fogo em mato seco. Noticias que algumas "figuras" prefeririam certamente que ficassem votadas ao esquecimento. meras notas de rodapé... Mas agora isso é mais dificil! Os blogs deram voz a quem não a tinha! Nenhum de nós poderia ir para os meios de comunicação social dizer o que pensa! Mas aqui pode e isso irrita!

    E já agora, quem iria definir o que é "desagradável" ou não? Quais seriam os critérios? Os deles?...

    Big Brother is Watching YOU...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. kaos:
    Se era isto, nem pensar!!!
    Ponho muitas dúvidas que nesta fase do campeonato a tendência seja de facto implementável.
    Mas lá que há vontade de o fazer, disso já não há dúvidas.
    Mas seria pior a emenda que o soneto.

    ResponderEliminar
  4. belo este pasto. repasto.


    ________________

    parto.


    _________________

    saciada.

    :))))))
    _______________

    bom dia Kaos (íssimo).

    ResponderEliminar
  5. Que venham as teclas azuis da censura. Whatever... a gente prega-lhes com códigos de escrita inimagináveis. Não me parece que haja tempo e dinheiro para isso. O Povo não deve ser tão cromo e tacanho que deixe os aéreos serem gastos para pagar a gajos quelêem blogs eheheheheheh.Apesar de já andarem há muito a pagar a gajos para fazerem lobbies.

    Ando baralhada.. desculpem é do cansaço.

    ResponderEliminar
  6. Acho que isto é por Censura na Internet, é como acabarem com os Cartoons nos Jornais, porem fim ao Inimigo Público, acabarem com as crónicas de opiniões, proibirem painéis de comentadores nas televisões etc...

    ResponderEliminar
  7. Raposa:
    Mas a história, por muito que se repita é feita de mudanças. Talvez seja altura de mostrarmos que os textozinhos que escrevemos, por pouco valor que tenham têm o direito a existir e o poder compreender que não podem mandar em tudo.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. Sá Morais:
    De uma forma ou de outra temos de dar a volta ao problema e encontrar soluções para que não nos silenciem. Estou farto de morais e de controlos. Quero, pelo menos numa coisa poder dizer que sou livre e vou lutar por isso até ao fim.
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Loureiro:
    É uma questão de tempo e de legislação. Apertam com os servidores dos blogs e rápidamente criam as condições. São ideias perigosas para a liberdade.
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Isabel ferreira:
    Ainda bem porque gosto de ver as minhas visitas satisfeitas. Obrigado pelas palavras e volta sempre que receber gente simpática é sempre agradável
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Cris:
    Esta gente tem máquinas e poder para fazer o que desejar. Este povo nada faz em nome da liberdade. Mas, como eu não posso viver sem ela tenho de lutar contra eles, até ao fim
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Dae:
    Lá chegará o dia se nada fizermos para defender a liberdade. Esta é a hora de o começarmos a fazer dizendo não
    abraço

    ResponderEliminar
  13. e é bem possivel, em último caso, o dono do blog tem o controlo sobre comentarios difamatorios e pode ser responsabilizado por isso. lembro-me de ter visto ha tempos num blog brasileiro uma acção em tribunal sobre um blogger responsabilizando-o por um comentario editado no seu espaço. não sei como ficou..

    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Porque é hora de resistência, é tempo de lembrarmos aquele belo poema de Carlos Oliveira, mais tarde musicado por Manuel Freire:


    Não há machado que corte
    a raíz ao pensamento
    não há morte para o vento
    não há morte

    Se ao morrer o coração
    morresse a luz que lhe é querida
    sem razão seria a vida
    sem razão

    Nada apaga a luz que vive
    num amor num pensamento
    porque é livre como o vento
    porque é livre

    ResponderEliminar