Até há uns tempos atrás, um tal de Berardo era um ilustre desconhecido da maioria dos portugueses. O “Joe” para os amigos, foi para a Africa do Sul, comprou uma mina dada como esgotada e teve tanta sorte que de lá “brotaram” diamantes em cascata. Ficou podre de rico. Foi tanto o dinheiro que resolveu investir em arte. Não entendia nada do assunto, tendo mesmo comprado em Paris um “poster” da Mona Lisa pensando que estava a comprar o original, mas quem tem dinheiro compra. Com isso ao fim de algum tempo tinha uma enorme colecção com obras dos maiores artistas. Claro que nem tudo é bom, mas no meio de tanta coisa há algumas autenticas preciosidades. Sem saber o que lhe fazer resolveu que o CCB era o lugar indicado para a guardar. Um excelente negócio, já que o estado ficou comprometido a aumentar-lhe a colecção, (só este ano são 3 milhões oferecidos pelo Ministério da Cultura) ficando com o direito de compra, ao fim de 10 anos, por uns míseros 300 e tal milhões de euros. Como o dinheiro é coisa que não lhe falta, também a especulação bolsista lhe tem sorrido. Lixou a OPA sobre a PT ao Belmiro, (terá ganho para ai 50 milhões só nessa noite), lixou o Jardim Gonçalves no BCP e, embora isto o fosse fazendo mais rico a cada hora que passa ainda não lhe dava o estatuto que desejava. Como sempre, foi o futebol a pô-lo na primeira página de todos os jornais. Uma OPA sobre o Benfica. Era só para ajudar o Clube do seu coração, chamou velho ao Rui Costa e avançou com a ideia do “Banco do Benfica”. Não houve televisão onde não fosse e revista que não fizesse capa com a história da sua vida.
Ontem inaugurou a exposição da sua colecção no CCB, com grande alarido, Primeiro-ministro e um enorme show mediático. Só na primeira noite 12 mil visitantes. Mas, nem passadas 24 horas e já exige e demissão de Mega Ferreira, Presidente da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo, por “Mega Ferreira é uma pessoa que não tem a alma numa instituição como esta”. “Dei-lhe esse lugar mas vou pedir que saia desse posto”. E tudo isto por causa de umas bandeiras. Mega Ferreira já referiu já ter pedido a demissão. Incompreensivelmente, mas sobretudo burgessamente, o “Joe” acabou a questionar a saúde mental do Mega Ferreira.
Não sei porquê, mas já estou a ficar farto deste homem da moda. Será que ele pensa que é o dono deste país ou simplesmente Rei?
Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
Será que também este, apesar de não ser "O Gordo" também se vai voltar para a plateia a gritar:
ResponderEliminar"Qué queu sou, qué queu sou, qué queu sou?..."
Esperando a resposta em coro:
"Sois rei, sois rei, sois rei!..."
É que já vi referida esta frase a seu respeito - Em terra de cegos quem tem olho é rei.
Cumps
é os minutos de fama que todos temos direito...espero que acabem depressa.
ResponderEliminare a insistencia que ele é de familias humildes e o mega ferreira é de sangue azul é de bradar aos céus.
este gajo é tipo elefante em loja de porcelana.
Gostei do texto...define bem o que é o novo Rei...Eheheheh
ResponderEliminarLevei-o para a minha caixa de comentarios no post sobre o Joe ;-)
Bjs
Sulista
Caro Kaos: ele apenas se aproveita do facto de neste país nós todos não nos darmos ao respeito. Como tal burgessos como o senhor Berardo fazem e dizem o que querem.
ResponderEliminarE ainda são aclamados.
Sempre gostámos mais de cidadãos estrangeiros do que nacionais.Daí a idolatria com o senhor em questão que apenas nos trata como pacóvios.
Como não existe uma secção especializada, aqui vai completamente descontextualizado: já repararam que o blog "Canhoto" do Peidroso está vazio ?
ResponderEliminarQue significa esse facto ?
Dinheiro poderá ter muito, mas educação não tem nenhuma. O homem mal sabe falar...
ResponderEliminarXi da Porca
A todos os frequentadores:
ResponderEliminar... "Como não existe uma secção especializada, aqui vai completamente descontextualizado: já repararam que o blog "Canhoto" do Peidroso está vazio ?
Que significa esse facto ?" ...
O meu pedido de desculpas.
Afinal a cloaca já está novamente disponível.
Provavelmente estava a fazer um teste ao HIV.
1 - Será que a contratação do "Burgessio" para o plantel do Benfica tem alguma coisa a ver com a OPA do Berardo?
ResponderEliminar2 - Será que a Paula Rego vai pintar-se a si mesma dentro de uma máquina de lavar, para aumentar a colecção do senhor no CCB?
3 - Qual será o próximo tacho do Mega Ferreira?
4 - Ninguém disse ao comendador que comprar um poster da Mona Lisa e não saber que não era o original é um motivo de extrema e absoluta vergonha para o " " " " mecenas " " " " da maior colecçao de arte contemporânea do país?
essa da Paula Rego dentro da máquina de lavar, com o Berardo a olhar como se tivesse a adorar a cena, era aliás uma óptima, óptima ideia para uma das tuas imagens, kaos :D
ResponderEliminarEi, vocês ainda não perceberam, foi um amigo que me chamou à atenção, o homem é um ET, uma espécie de GI Joe. Já viram como ele fala? Aquilo não é português, é alienígena... :P
ResponderEliminarIsto é um pais de parolos, de imbecis.Alguém acredita que as visitas eram para apreciar a "arte" exposta?
ResponderEliminarAquilo era tudo para tentar aparecer em alguma foto junto com a Lili ou o Conde. Com um bocado de sorte até podia aparecer ao lado da Cinha ou do panasca Gôcha.
Foi tudo atrás do cor-de-rosa.
Apreciadores de arte?
Deixa-me rir.
Só num país de papalvos governado por ainda maiores papalvos, se dá a impotância que se dá a um grunho daqueles.
o Tuga da Arte! O Rei dos Tugas!
Guardião:
ResponderEliminarO homem nem sabe falar. Triste país que se pode imaginar a ter um rei assim.
abraço
Francis:
ResponderEliminarEu das familias deles não sei nada, mas que é triste ver alguém a falar como fala só porque pensa que o dinheiro compra tudo é repulsivo.
abraço
Sulista:
ResponderEliminarObrigado.
bjs
Pedro Silva:
ResponderEliminarÉ a idolatria ao dinheiro. Esta gente vende-se barato.
abraço
o curioso:
ResponderEliminarNão tinha reparado. Alguma ideia do porquê?
abraço
Porca da Vila:
ResponderEliminarExactamente como dizes. Faz pena de ouvir ( e ver também).
bjs
o curioso:
ResponderEliminarAssunto esclarecido.
abraço
Paxaxa:
ResponderEliminarQuatro perguntas mas só uma resposta: Tudo isto são vergonhas para o país, mas já vamos ficando habituados.
abraço
Paxaxa:
ResponderEliminarÉ uma ideia e consigo imaginar a imagem. Vamos ver se a consigo fazer.
abraço
Célia:
ResponderEliminarTalvez tenhas descoberto o fundo do problema. Falta é saber como o resolver, ou seja, como o calar.
bjs
que querem ? ele compra ao kilo...
ResponderEliminaranti-grunhos:
ResponderEliminarJá sabemos que nestas coisas vai logo tudo a correr para poder dizer. - Eu já lá fui. Então se é de borla é ai jesus.
Mas grave mesmo é como aceitamos que grunhos, só por terem dinheiro, possam ter tanto tempo de antena.
abraço
Carneiro:
ResponderEliminarDeviam exigir, no minimo, bom gosto a quem compra arte. É uma dor de alma vê-la transformada só em negócio.
abraço
Kaos, votei neste blogue para uma das 7 maravilhas da blogosfera! Beijinhos!
ResponderEliminarPipinha:
ResponderEliminarO meu muito obrigado pela nomeação. Merecendo-a ou não sabe sempre bem
bjs
Porque será que os portugueses destestam as pessoas de sucesso e anseiam vê-los cair? Será inveja ou pobreza de espírito o que condiciona esta atitude?
ResponderEliminarAnónimo:
ResponderEliminarNada tenho contra o sucesso, mas quem ouviu este homem falar ontem na televisão não pode deixar de pensar que neste país todos e tudo está à venda.
Dinheiro vs sensibilidade artística.
ResponderEliminarQuantidade vs qualidade.
Arrogância vs competência.
Lembro um comendador que, em tempos, durante o seu mandato como presidente da Câmara fez, para os meios de comunicação social, um discurso no qual se propunha «acabar com os toxi-independentes»!
É por isso que os Antónios Damásios, Eduardos Lourenços e Josés Saramagos deste país zarpam a grande velocidade!É que para eles não há pachorra!
Razão tinha Almada Negreiros no seu «Manifesto Anti-Dantas»!
abraço
Kaos, recuso-me a acreditar que tudo e todos estejam à venda, mas que ele vai comprar a alma de muitos, ah, vai, vai. Abraço.
ResponderEliminarÉ burgesso, simplesmente.
ResponderEliminarE quanto ao SUCESSO... que é isso, anónimo? O homem é rico, certo. Mas não há mais nenhuma qualidade que seja necessária ao ser humano? Basta o dinheiro?
Ok: então há poucos seres humanos... acabo de ver explicado um dos grandes mistérios da vida!
Não gosto do homem, não pelo seu sucesso mas pela sua arrogância e outros atributos de que não sou, particularmente, apreciador.
ResponderEliminarContudo, não acho que o homem tenha culpa de "aparecer" em tudo o que é notícia televisionada: segundo a minha opinião, a culpa vai "todinha" para a "grande qualidade" da imprensa que informa este país governado por sobas e a quem os ilustres jornalistas devem obediência ... vá-se lá saber porquê ... ?
Mal vai o país que, governado pela incompetência, publicita como grandes feitos o que há de mais insignificante e ridículo e pobre comunicação social que noticia tais acontecimentos !
o excrente
Sarcástico:
ResponderEliminarSerá que quem pensa neste país terá de o abandonar? Infelizmente +arece ser isso que nos dizem
abraço
anonimo:
ResponderEliminarFalta saber que almas vão resistir. A Sócretina já lá anda a babar-se
abraço
bianca castafiore:
ResponderEliminarTens toda a razão. O dinheiro não compra muito daquilo que nos tranforma em seres humanos. Burgesso é o termo certo
bjs
excrente:
ResponderEliminarA comunicação social só tem culpa de se deixar levar na onda que o burgesso criou. Só mesmo o dinheiro justifica o que se passa.
abraço
Essa de medir o sucesso apenas pelo dinheiro tem a sua graça. Então, por analogia, os pulhas, os mafiosos, os camorras, os ladrões, os traficantes e toda a escumalha parasitária que habita o planeta, pode ser classificada como gente de sucesso desde que acumulem dinheiro, ainda que de forma ilícita ou pouco transparente. Será essa a condição necessária e suficiente? Não entram na avaliação do sucesso os valores éticos e morais?
ResponderEliminarlixou a OPA do Belmiro
ResponderEliminarsó os cegos é que não viram
só os surdos é que não ouviram
só os manetas... etc
outro rei que vai nu. Andam todos em plena época balneária. Tudo nu. ca nojo.
ResponderEliminarbj
...foi ele que comprou o poster MONAVAZIA? Bem haja! VIVAM OS MADEIRENSES COM DINHEIRO QUE É COISA QUE FALTA EM TODO O LADO ASSIM COMO O PETRÓLEO!
ResponderEliminarGuerra não, obrigado!
HUGH
Aquela galeria está prevista para ser uma SCUD durante 10 anos.
ResponderEliminarDa-se!!!!
Bianca Castafiore, se conhecesse Joe Berardo pessoalmente certamente teria outra opinião. Foram outras qualidades que lhe trouxeram este dinheiro todo. Vamos ser justos e dar "a César o que é de César".
ResponderEliminarHenry Pote,o sucesso não se mede pelo dinheiro que se possui, mas pelo percurso feito para adquiri-lo. Certamente que quem ganha o Euromilhões não é uma pessoa de sucesso, mas com sorte. Não confunda o que eu quis dizer e não se esqueça que um dos grandes defeitos do povo português é a inveja, por isso, diz o povo que "o invejoso nunca logrou, nem quem ao pé dele morou".
ResponderEliminarNão percebo como é que uma pessoa como o "Joe" que vem de baixa condição e teve a fortuna a sorrir-lhe se transforma em tamanho bronco. Será inveja? ou será que qualquer proletário que tenha sorte na vida está condenado a transformar-se num qualquer "Joe"?... Quem fazia bem eram os sovietes que para prevenir que os "Joes" aparecessem, se encarregavam de manter o povo muito bem educadinho e de rédea curta. Afinal não há nada pior que um proletário se transformar num maldito burguês...
ResponderEliminar