domingo, junho 10, 2007

O Adamastor na Ilha dos Amores

Li por aí que o Cavaco Silva, no dia 10, dia de Portugal e de Camões, vai escrever e ler um pouco dos Lusíadas. Se não o conhecesse, devia ficar satisfeito de ver um Presidente culto, que já leu Camões e que quer homenagear o Poeta pela sua arte. Devia ficar satisfeito porque vão ser escritos os primeiros Lusíadas manuscritos, embora não lhes veja grande vantagem em relação a uma boa edição impressa. Preocupado, sem dúvida, por saber que o Cavaco vai recitar Camões. É sem duvida nenhuma, um crime contra os Lusíadas e contra a nação. Mas, mais preocupante ainda foi a dificuldade que tive, quando procurava uma cabeça de Cavaco, (dito assim fica estranho, não fica?), para colocar no boneco. Não havia maneira de encontrar a cabeça certa. A posição era a mesma, cabia bem no corpo do Camões, mas não era o Camões. Faltava alguma coisa. Só depois percebi o que era. Ao recitar, Camões olhava orgulhoso e confiante o futuro, enquanto as cabeças de Cavaco, esses olhavam para baixo, como se não vissem nada de radioso ou heróico à sua frente.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

20 comentários:

  1. Irra Kaos estive cá pela manha e desde ai deste ao dedo forte e feio 7 magnificos posts...para quem ia abrandar...!!!
    Não há condição para se andar actualizado com o teu blog...
    Vinha cá com a intenção de me inspirar para o 10 de junho...e porra ainda fiquei pior !!!
    Tá a apetecer-me com estas e com outras pregar la na palhota com um video do tempo da guerra colonial nas comemorações do 10 de junho, já que estes de hoje em dia não têem "sustância" ...


    fui devagarinho
    beijão grande

    ResponderEliminar
  2. Este Camões de 1580 (data da morte)escreveu merdas importantes, que não podem ser declamadas por quem não tem feito senão merda sem valor. Daí o gaguejar.... (lol).

    ResponderEliminar
  3. Laurentina:
    Também não foram assim tantos posts como isso. Amanhã já tenho mais uma sobre o 10 de junho pensada
    bjs

    ResponderEliminar
  4. anonimo:
    Esse Camões falava da grandeza de um país, estes só falam da miséria de um povo
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Lendo o texto do Kaos repetidamente, por fim compreendi a mensagem, não era fácil a encriptação, ilha dos amores, portugueses, ninfas, porcos,... enfim, MAIS UM!

    ResponderEliminar
  6. "Cavaco vai recitar Camões".

    Vai, mas por castigo!

    Quem se não lembra, na sua "linda casinha" de Boliqueime a tal de 'Mariani', perante um inesperado disparo de um jornalista - que os havia - sobre quantos seriam os "cantos" dos Lusíadas, sua exa mirou e remirou a sala e ripostou: Q U A T R O!
    Portanto, por mais que declame, vai achar sempre que é preferível tresler umas linhas de economia e rematar com umas tiradas sobre a novíssima *flexisegurança*. Honra, orgulho? isso é sério de mais para entrar nestas magras cabeças que só com muita manobra é que se encaixam nos (bem esgalhados) bonecos do Kaos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Atão, se o home nunca leu os Lusíadas, parece-me bem que escolha simbolicamente o dia 10 de Junho para o começar a fazer. Tás sempre a criticar, pá...

    ResponderEliminar
  8. A Laurentina tem razão Kaos...livra, tanto post que até se perde o fio à meada rapaz! Ehehehehe..mas tão impecáveis!!
    bjOca à Camões*********

    ResponderEliminar
  9. "Temos fundadas razões para acreditar que Portugal..." Este gajo, minha nossa senhora da Agrela. São piores que o Pinóquio. que aventesmas.

    Hasta luego
    qué me estoy pasando de los carretos co discuraso de sua eminência o cardeal richelieu de tugalândia.

    ResponderEliminar
  10. Fico admirado por ninguém ter reparado que, na leitura feita por Cavaco, existe um trabalho de recriação. Onde se deve ler "E entre gente remota EDIFICARAM/Novo reino, que tanto sublimaram;" foi lido "E entre gente remota IDENTIFICARAM/Novo reino, que tanto sublimaram;".
    É espantoso como as palavras podem querer dizer mais do que o que nós queremos que elas digam.
    Repare-se na transformação da palavra EDIFICARAM em IDENTIFICARAM! Curioso, não?
    A cabeça às vezes prega-nos partidas.

    ResponderEliminar
  11. anonimo:
    O texto é meu, mas a leitura essa é de cada um.
    abraço

    ResponderEliminar
  12. jcosta:
    Não podemos exigir demais a quem não tem capacidade para entender nada para além dos números de uma factura. Todos temos as nossas limitações, uns mais do que outros
    abraço

    ResponderEliminar
  13. Eric:
    O homem pensa que os Lusidas têm quatro cantos, e muito dificiulmente entenderá algo que ali está escrito. Muita areia para a praia de boliqueime
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Sulista:
    Quando surjem e querem sair nada posso fazer que não seja publica-los.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Cris:
    Eu resolvi nem os ouvir que a minha sanidade mental não aguentava.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. anonimo:
    Eu como não ouvi não posso dizer nada, mas para o Sr. Silva não deve haver nenhuma diferença entre as duas palavras. O Freud explicava isso.
    abraço

    ResponderEliminar
  17. se o gajo tivesse lido luiz pacheco...é que era um homem!
    abraço

    ResponderEliminar
  18. Luikki:
    Ele sabe ler?
    abraço

    ResponderEliminar
  19. o eric já disse as palavras por mim....lol
    jinhos

    ResponderEliminar