domingo, julho 08, 2007

Roleta Europeia

Continua a campanha, para que não haja referendo sobre o novo tratado Europeu. De manhã, ouvi Freitas do Amaral dizer que ainda não se sabe se o teor do tratado justifica a sua realização, para depois vir o homem do pântano, António Guterres, dizer que referendar as decisões tomadas pela Europa, não é democracia, mas sim uma “roleta russa”. Tantos “democratas” com tanto medo do voto popular não deixa de ser significativo, sobretudo num momento em que o capitalismo é cada vez mais global e está cada vez mais voraz.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

13 comentários:

  1. Anónimo8/7/07 02:33

    O "homem do pântano" fala logo às 19H30 na rtp2.
    Gostava, mas não sei como comentar o boneco, quanto mais o texto, porque infelizmente representam o mundo em que vivemos.
    O que eu acho é que não há quaisquer ideais hoje em dia. Nem sequer há gosto pela cultura. Há décadas que se diz que os chineses iriam destruír a economia mundial, o capitalismo, e afinal só o estão a alimentar, encaixaram-se no esquema.
    Vendo bem só o terrorismo resiste, mas não é solução, porque estamos todos no mesmo barco e afinal somos todos irmãos.
    O que falta são ideais, especialmente nos líderes do planeta. Não sei como lutar contra isto.
    Mas uma coisa é certa, se eu mandasse alguma coisa, obrigaria as pessoas que iniciam carreiras políticas a fazer testes psicológicos, ou psiquiátricos ou psicotécnicos, sei lá, algo que impedisse autênticos lunáticos de chegar ao poder.

    Bom fim de semana

    uGH

    ResponderEliminar
  2. Roleta Russa, mas com balas em todos os cilindros!
    É mesmo disso que eles têm medo! Sabem que a resposta seria um rotundo não às políticas que engendraram e para as quais só têm tido negativas de todos os povos. Começaram a perceber que povo também pensa, e assim já não querem brincar ao jogo das perguntas e respostas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/7/07 12:05

    Tenho andado a pensar se devieria ou não deixar a minha opinião sobre o referendo... E vou dá-la.
    Bom, acho que não deve haver referendo. E porquê? Porque 95% da população, e já estou a ser optimista, não sabe o que vai referendar.
    Vai seguir, carneiramente, o que o partido político, o compadre, o amigo vão dizer o que ele deve votar.
    Ó Kaos, quantos portugueses leram ou vão ler o tratado da União Europeia???
    Mais, o voto de qualquer analfabeto, que só vai votar para se distrair, vale tanto como o do cidadão que, curioso e patriota, vai ler o dito tratado.
    Não gastemos mais dinheiro em algo que não vai adiantar nada...

    ResponderEliminar
  4. ugh:
    Também não sei como se vai lutar contra isto, mas não há mal que sempre dure e de uma maneira ou de outra haverá um dia uma reacção. Infelizmente normalmente já só acontecem em fases terminais pelo que são sempre violentas.
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Maria Lisboa:
    Em Portugal o Sim ganhava fácilmente, mas é de outros paises europeus que eles têm medo. Segundo parece tomaram a decisão de não fazer referendo em lado nenhum para que uns não dêm ideias aos outros. Há que lutar fortemente pelo referendo
    bjs

    ResponderEliminar
  6. zé manel:
    Não concordo minimamenbte contigo. Esse pensamento também pode ser usado para eleger governos ou para tudo o mais. Com maior ou menor conhecimento todos temos o direito de falar e, havendo referendo há pelo menos espaço para se falar e discutir o assunto. Há muitas e boas razões para defender o Não e elas têm de poder ser ditas nas televisões que é onde as ideias são realmente transmitidas.
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/7/07 13:13

    Referendar ou não referendar ? Votar ou não votar ? Dar a opinião ou não dar a opinião ? Querer decidir o nosso destino ou não querer decidir o nosso destino ? Aceitar que haja quem mande sem ser escolhido ou não aceitar que haja quem mande sem ser escolhido ? Calarmo-nos ou não nos calarmos ?

    Acho que as respostas estão nas próprias perguntas.

    ResponderEliminar
  8. para estes canalhas o exercício supremo da democracia só é bom quando utilizado para os instalar no poder...
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/7/07 18:55

    sorry...
    o "f" sou eu....

    ResponderEliminar
  10. luis:
    Também penso que sim
    abraço

    ResponderEliminar
  11. f:
    Poder é tudo o que querem e pena mesmo é que se esqueçam do povo que os elegeu.
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Luikki:
    Não tem problema.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9/7/07 21:51

    Roleta russa é gramarmos com todos estes cromos, uns porque nas urnas nos iludimos ou tivemos alguma perda de lucidez , outros porque não contribuimos a ponta de um chavelho para o actual estado de coisas.
    abraço

    ResponderEliminar