sábado, julho 07, 2007

Tratado à Portuguesa

José Sócrates e Durão Barroso estão em rota de colisão devido ao nome do futuro Tratado da União Europeia, divididos entre as hipóteses «Tratado de Lisboa» e «Tratado de Sintra», escreve hoje o semanário European Voice. O jornal, integrado no grupo empresarial The Economist, indica que o primeiro-ministro português pretende que o Tratado fique com o nome da cidade onde espera que seja aprovado em Outubro - «Se Deus e os polacos quiserem», ironiza o semanário -, enquanto o antigo chefe do governo português prefere que passe a ficar conhecido com o nome de uma cidade cuja câmara é presidida por um membro do seu partido (Fernando Seara, do PSD).

Depois de ler esta noticia fiquei convencido que vai haver referendo em Portugal sobre o Tratado Europeu, não sobre se o aprovamos ou não, mas para decidirmos o nome. Já estou a ver todos os autarcas deste país a dar sugestões para o nome. De “Bicha” até “Pocilga”, não haverá localidade que não se ofereça para dar o nome ao tratado. Eu por mim proponho já, Tratado de “Torna Burros”, sempre aproveitavam para fazer alguma publicidade turística à zona de Bragança.
Tudo isto, «Se Deus e os polacos quiserem». Como não acredito muito que haja por aí um Deus que se vá preocupar muito com o tratado, o melhor é mesmo confiar na Polónia. Vá lá, gémeos Kaczynski, vocês são a nossa ultima esperança.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

9 comentários:

  1. Anónimo7/7/07 12:15

    Que tristeza! Há uma terrinha com um nome bom mas nem digo ...
    Excelent, dear Kaos!
    Jis

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/7/07 12:47

    o tratado ainda vai dar muito que falar...
    o sarkô apesar de querer o tratado, já veio falar de "patriotismo económico" para defender os interesses franceses...
    é pena que sejam os abomináveis gémeos a última esperança!
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/7/07 13:22

    Oxalá a porcaria do tratado seja torpedeado pelos polacos.

    São mesmo a última esperança para não nos transformarmos nos "serviçais" da UE.

    ResponderEliminar
  4. Eu cá se houver referendo ... ( consulta sobre o nome ehheheeh) voto pelo proposto pelo Kaos. Assim como assim, no distrito de Bragança sempre vivi alguns anitos da minha infância/adolescência e Lisboa ou Sintra só vou lá de visita... uma dizem que é a capital ( despovoada segundo muitos e o Público de ontem) e Sintra vale pelos palácios e pelos jardins... vão zangar-se as comadres por causa do nome... Valha-nos a Polónia...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/7/07 17:50

    Kaos, alerto para o caso PS&Manuela Mendonça ... Vergonha cor-de-rosa ...
    bjo,
    M.

    ResponderEliminar
  6. É muita mesquinhez... Infelizmente os labregos são assim! E Portugal é maioritáriamente um país de saloios que vive destas futilidades, perde-se nestas vaidades nojentas e pouco práticas para a evolução real do país... 1 Abraço !

    ResponderEliminar
  7. ... ÁHHH!!!... E de chicos-espertos sem educação e civismo!...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7/7/07 21:29

    kaos

    Para relembrar a História de Portugal:

    Os tratados da Vergonha (1810)

    Estes tratados tinham o nome oficial de «Tratados da Paz e da Amizade» e outro «Tratado do Comércio». Este último consistia em Portugal, a troco do nada, comprometer-se a:
    1- não fazer regulamentos que prejudicassem o comércio inglês;
    5- não cobrar taxa aduaneira aos produtos ingleses superior a 15%. Convém salientar que os produtos portugueses eram taxados a 16% - na prática, os produtos ingleses eram protegidos dos portugueses! Só mesmo D. João VI!

    É claro que aprendemos com erros passados e isto é só uma «histórinha» para descontrair, até porque quase dois séculos decorreram e... viva a soberania!

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/7/07 13:21

    Eu proponho antes que se chame Tratado de Sócrates. Ou então Tratado Barroso. (Tratado Durão também pode ser.) E que tal Tratado Sócrates-Cavaco ?
    Mas muito melhor ainda seria
    Sócrates tratado;
    Barroso tratado;
    etc. Como se diz por cá, "é um tratado!!!"

    ResponderEliminar