domingo, agosto 05, 2007

Santinho

A ex-espia norte-americana Valerie Plame foi impedida de publicar as suas memórias. Isto devido a uma sentença pronunciada por uma juíza federal em favor da CIA. A identidade da antiga agente secreta foi divulgada pelos média, recorde-se, em Julho de 2003, depois de o marido, o ex-embaixador Joseph Wilson, ter declarado que Washington usou falsos argumentos para justificar a invasão do Iraque. O caso constitui um dos maiores escândalos da actual Administração, acusada de ter revelado, por vingança, o nome da sua própria agente. Quem desejar ler o resto pode ver aqui no [C.M.]

Coisas como a Cimeira da vergonha nas Lajes, os voos da CIA são assuntos tabus de que nem queremos ouvir falar, são coisas que nunca aconteceram. Nós aqui no Jardim andámos e andamos muito preocupados com os Charruas, com a Directoras do Museus de Artes Antigas, com os Apitos Dourados e com meia dúzia de “escolhidos” para véu no processo Casa Pia. Por cada um destes casos pedimos a cabeça de um ministro, mas olhando para o país que nos dão como modelo de democracia, liberdade e progresso, não podemos deixar de sentir vergonha da nossa pequena pulhice. Ali, na fantástica América, os canalhas governam impunes aos maiores escândalos. Falamos da nossa justiça, mas lá, os maiores crimes e bandalhices são confirmadas por juízes tão comprometidos como os criminosos que julgam. Têm razão todos aqueles que dizem que na América tudo é em grande, até a corrupção, e a pouca vergonha.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

5 comentários:

  1. Bush e seus amigos estão em todas,vejam o meu blog Beyond the Veil para ver aquilo que muitos continuam a não querer ver.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/8/07 14:59

    O que é que se esperaria dum presidente que tem uma linha directa com Deus...

    ResponderEliminar
  3. Aqui está a democracia em todo o seu esplendor.
    Amiguinhos do Mr. Bush pronunciem-se agora!
    Que bom é viver nos EUA!
    O país da liberdade,mas só para alguns...
    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. O que realmente preocupa é sabermos que é lá que é traçado todo o futuro do mundo...
    jinhos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/8/07 23:26

    Aqui faço um pouco o papel de «advogado do diabo»: é certo que a justiça nos EUA actua rapidamente, mesmo sendo «injusta» para aqueles que podem pagar a excelentes advogados: tubarões como os das famosas firmas que vemos nas séries televisivas. No nosso torrão lusitano a realidade é diversa, falhando a justiça de outro modo - os poderosos, quando constituidos arguidos, são defendidos pela morosidade e sabe-se mais o quê!
    Esta senhora ex-CIA foi «democraticamente» impedida de publicar o seu livro comprometedor embora, por outro lado, já tivesse negociado com uma conhecida editora norte americana o «módico valor» de 2.5 milhões de dólares pela publicação das suas memórias... em relação a tudo o que vem destas latitudes eu suspeito sempre de ambas as partes.

    ResponderEliminar