A semana passada foi com algum horror que tomei conhecimento da intenção de alterar os horários dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, de forma a que passem a entrar na escola às 8.30h da manhã para saírem às 19.30h. São 11 horas de escola por dia o que dá uma coisa como 55 horas semanais de aulas.
Quando coloquei aqui um post sobre o assunto, pareceu mais importante discutir-se se a posição expressa pelo sindicato, (não sei qual deles), era aquela que os professores defendiam, do que as funestas consequências da medida governamental.
Durante esta semana coloquei esta questão a diversos colegas e amigos meus e a resposta mais frequente também teve pouco a ver com os nossos filhos e muito mais com a resolução dos seus problemas pessoais. Quase todos concordavam com a medida. Assim não têm de encontrar (e pagar) um OTL para colocar as crianças, estão melhor na escola do que na rua ou sozinhos
Está tudo errado e é grave que nós pais aceitemos isso pacificamente. A solução que nos oferecem para o problema é errada e perigosa. Temos de colocar as crianças como o eixo principal da solução e não a produtividade e a competitividade das empresas, como está a ser feito. Sei que o Clube de Bilderberg defende que seja o Estado a tratar da educação das crianças e a sua separação da instituição familira, mas isso não torna obrigatório que lhes façamos a vontade. Quem tem filhos em idade escolar deveria poder estar à porta da escola à hora da sua saída. A lei deveria dar-lhes esse direito e nós devíamos exigi-lo, afinal é dos nossos filhos e do seu futuro que estamos a falar.
Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
Estas alimárias estão a destruir a Educação: pretendem gente acéfala para ser mais facilmente dominada e explorada. Uma das provas deste desiderato são os novos horários escolares para crianças de tão tenra idade - os futuros escravos assalariados - e outra, a destruição da qualidade do ensino público através da pressão aos professores para enveredarem, ainda mais, pela via do facilitismo e da descida do nível de exigência, única forma de se conseguir um sucesso escolar fictício para figurar nas estatísticas como convém para manter (ou subir) o valor do IDH.
ResponderEliminarContinuemos na nossa mansidão bovina...
Sem comentários. Tudo verdade. As escolas portuguesas parecem campos de prisioneiros, mesmo vistas por fora.
ResponderEliminarJSerra
Pois.
ResponderEliminarE já agora um emprego ao pé da porta, que, por sua vez tem de ser ao pé da escola.
Sim, não se vê como, de outro modo, conseguiria ir pôr, como no regime actual, uma criança à escola para começar as aulas às 8.20h e estar à porta quando sai quase todos os dias às 13.15h...
Repito o que já aqui disse antes: aos olhos de muitos pais, as escolas são meros armazéns de crianças.
ResponderEliminarMuitos pais lamentarão até que aos filhos, esses empecilhos, a escola não lhes dê TV, jantar, +TV, jogos e dormida. Uma espécie de internato que desobrigasse os pais de aturar diariamente os «pestinhas»! Que “seca” ter que acordá-los todos os dias, passar-lhes dois dedos de água pela cara, vesti-los, enfiar-lhes o pequeno-almoço pelas goelas abaixo e levá-los à escola. E aos fins-de-semana, quando esses pais querem dormir mais um pouco e os tais «pestinhas», os sacanas, acordam cedo e mais ninguém dorme com o barulho que fazem.
Conversar e EDUCAR os filhos?! Transmitir-lhes valores, os princípios de vida, a nossa cultura, a história de família e a sua vivência?! Que ingenuidade, amigo Kaos! És, decerto dos últimos a preocuparem-se com esses “detalhes”. A GRANDE MAIORIA dos pais delega na escola, além da instrução, a EDUCAÇÃO dos seus filhos. Como se isso fosse possível. Cada professor tem a seu cargo dezenas de alunos desinteressados, sem EDUCAÇÃO, mal comportados, provocadores, que sistematicamente prejudicam os dois ou três que, com sorte, querem aprender. E o que é que o professor pode fazer perante uma realidade como esta? À luz das novas regras, fazer de parvo, ENGOLIR SAPOS, e dar positiva a todos para não ser penalizado na avaliação necessária ao prosseguimento na careira. Se é assim que querem que façamos, fazemo-lo embora certos de estarmos a praticar injustiças que «bradam aos céus». Mas, que alternativas têm os professores conscienciosos?
Há poucos dias ouvi como um enfermeiro hospitalar, sem grandes canseiras, consegue os elogios dos chefes e a classificação máxima no seu desempenho. Trabalha numa enfermaria dum hospital e, quando está de serviço, tem que tratar de muitos doentes. Aos doentes que é necessário fazer novos pensos, limita-se a substituir o adesivo para ficarem com bom aspecto; aos que é necessário trocar uma sonda, por exemplo, com jeito, altera a data para ser um colega a fazê-lo, etc. Mas tem todo o cuidado na redacção dos relatórios que elabora porque, afirma ele sem remorsos: o que conta não é o que eu faço mas o que eu escrevo que faço.
É isto que este governo quer? Relatórios muitos bonitos, embora falsos? Pois vai tê-los para estatisticamente provar que somos os MAIORES!!! (na burla e no faz de conta).
JFrade
os pais querem até que as escolas estejam abertas aos fins de semana para poderem ter tempo para si. não acreditam?
ResponderEliminarPois deixe-me dizer-lhe, meu caro KAOS, que para ter trabalhadores habituados a 60 horas de trabalho semanal - que é o que vem aí- tem que começar de pequenino. Tudo faz sentido e tudo tem um propósito. Já agora junte-lhe a vigilância por camara video desde o infantário, as fatiotas à floribela e os moranguitos, e diga lá que o ramalhete não está bem composto?
ResponderEliminarLena
E quando é que se corre com esta gente que tem a mania serem democratas?Democracia alicerçada na grande propriedade em que as orientações são tomadas para sacar mais dinheiro(mais exploração,ilicitos,tráficos,falcatruas-tudo o que temos estado a observar-vide BCP,etc) e em que os únicos 'eleitores' são os 'donos',não faz nenhum sentido falar de democracia
ResponderEliminarOlá Kaos
ResponderEliminarEu não tenho filhos mas consigo entender a situação pois tambem estudei.
É inqualificável.
Se calhar querem habituar as criancinhas desde cedo à isensão horários...
Beijokas
Concordo já com a frase do anónimo do cimo: "Estas alimárias estão a destruir a Educação:"
ResponderEliminarPretendem mesmo arrasá-la, arrasando os professores e tirando aos país a hipótese de inverter o processo de deseducação...
Mas... anda tudo tão calado! Porra! Só nós é que vemos que o futuro pode estar a ser irremediávelmente comprometido??
Abraço!
Estive a ler mais e também concordo com o que diz: "Repito o que já aqui disse antes: aos olhos de muitos pais, as escolas são meros armazéns de crianças.
ResponderEliminarMuitos pais lamentarão até que aos filhos, esses empecilhos, a escola não lhes dê TV, jantar, +TV, jogos e dormida. Uma espécie de internato que desobrigasse os pais de aturar diariamente os «pestinhas»! "
Alguns pais são tão alimárias como a alimária da deseducação... Infelizmente... Uma vez ouvi uma mãe queixar-se de ter de levar com o filho nas férias de ´Verão. Era um aborrecimento! O miudo ia estragar-lhe as férias... Uma chatice... Devia haver um sítio onde o deixar...
Parecia que estava a falar de um cão! E mesmo falando de um cão acharia sempre a senhora uma imbecil de merda!
Mas felizmente os pais não são todos assim! Os que têm descernimento deviam unir-se e tomar uma posição contra estas leis e orientações!
Mas felizmente os pais não são todos assim! Os que têm descernimento deviam unir-se e tomar uma posição contra estas leis e orientações!
ResponderEliminarPode contar comigo.
Isso é completamente falso...
ResponderEliminarAlunos nas escolas até às 19:30?~
ouvi dizer...
mas nunca verá tal coisa na práctica