sábado, maio 10, 2008

Angola é gerida por criminosos

A Banca em Angola

«"Angola é gerida por criminosos". O músico e activista Bob Geldof é o autor da frase, que abriu uma polémica imprevista. Anteontem, numa conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, em Lisboa, Geldof disse também que "as casas mais ricas do Mundo estão [a ser construídas] na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane". O Grupo Espírito Santo, que co-organizou a conferência, reagiu prontamente, demarcando-se das afirmações do músico "O Grupo Banco Espírito Santo vem, formal e inequivocamente, declarar que é totalmente alheio e não se identifica com as afirmações injuriosas que Bob Geldof proferiu esta tarde num evento Expresso/BES relativamente ao Estado de Angola", lê-se numa nota tornada pública pelo grupo.»

Haja neste mundo quem tenha coragem de chamar os bois pelos nomes. O Bob Geldof veio dizer aquilo que todos sabem mas têm medo de dizer. Um medo que vêm das negociatas e dos lucros que pensam e querem colher em Angola. Nunca foi a corrupção ou a falta de liberdades e direitos humanos quem travou esta gente. Basta ver a rapidez com que o BES se veio logo ajoelhar em pedido de perdão e arrependimento. Mas não é só este banco, basta fazer uma busca sobre quem condenou as afirmações do músico para ver quem negoceia por terras de José Eduardo dos Santos e Família Lda.

O empresário Joe Berardo considerou hoje que Bob Geldof não sabe do que está a falar quando afirma que "Angola é um país gerido por criminosos". (As ligações de Berardo a Angola têm, hoje, um nome: Millennium bcp, o maior banco privado português, do qual é um accionista de referência, assim como a Sonangol.)
Para o presidente do BIC Portugal, Luís Mira Amaral, as declarações do músico Bob Geldof de que Angola é gerida por criminosos "são irresponsáveis e desconhecedoras da matéria". "Há dois tipos de pessoas: os gestores que sabem do que falam e os artistas de rock e pop que serão competentes na sua área mas, se calhar, noutras não têm competência nem o conhecimento para falar", afirma o responsável durante a apresentação oficial do novo banco, que possui uma estrutura accionista semelhante ao BIC Angola. O ex-ministro Mira Amaral teve no passado responsabilidades no Banco de Fomento de Angola.
Podia ir por aqui fora, passando por comentadores e acabando em governantes, mas nem vale a pena, são sempre os mesmos.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

9 comentários:

  1. O Bob levantou um tema que incomoda em Angola e incomoda em Portugal - logo, o Bob não disse tudo,já que estava com as mãos na massa, devia ter-se referido também a Portugal.
    Já agora, alguém me pode arranjar a lista de convidados do casamento da filha do Eduardo?
    Um abraço com o Espírito Santo

    ResponderEliminar
  2. Angola é nossa!
    Quem se lembra?
    JSerra

    ResponderEliminar
  3. Sim, este tipo, o Bob Geldof, teve tomates para dizer a verdade. Mas os criminosos, a maioria deles, não estão em Angola. E Cabinda, o que se passa em Cabinda.....

    Não esquecer que Angola foi considerado o país mais corrupto do mundo.

    Sabiam que o vestido de noiva da filha do Dos Santos, era coberto de diamantes .....

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. E corruptos é que são só os angolanos?O BCP,BES andam a comer à fartasana e,ninguém(o Sócrates,o Estado de Direito(ahahahah),os juízes,o Baltazar Gárzon,o TPI e o raio que os parta) os incomoda.Logo, a corrupção é intrinseca a este sistema (criminoso).

    ResponderEliminar
  5. haja a vontade de vozes audíveis serem ouvidas!...
    jinhos

    ResponderEliminar
  6. Não foi para mim novidade
    esta denúncia de Geldof
    já conhecia esta realidade
    neste País do regabofe

    ResponderEliminar
  7. é pá,...vão todos pró caralho,...neo-colonialistas de merda....o vestido da filha do Santos devia ter tantos diamantes como o teu cu....e se tivesse ? só a filha do Bush é que pode ter vestidos com diamantes..Angola é um país soberano,...com as dificuldades de ter 13 anos de guerra com os fascistas portugueses e + 20 de guerra civil...querem o quê ? que seja a Suiça ??? vão mas é todos levar no cu seus paneleiros !!! FASCISTAS!!!!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Corrupção existe em todo o lado, é certo. Mas facto é que a corrupção em Angola atinge níveis alarmantes, sugando os recursos do País para a mão de poucos e não só de Angolanos. É tudo a comer do mesmo bolo enquanto houver. O Povo esse vai sofrendo, mas com, esses ninguém se importa. Essa é que é a triste realidade.

    Zorze

    ResponderEliminar