segunda-feira, agosto 04, 2008

Musica para os meus ouvidos

 Bethoven

«Na cerimónia de posse da nova direcção do Sindicato dos Metalúrgicos, realizada neste sábado, o presidente Lula da Silva afirmou “Nós estamos fazendo a economia crescer há quatro anos seguidos. O emprego cresce como jamais cresceu neste país. O salário cresce, e este é o momento de vocês conquistarem salário”.
No seu discurso, fez questão de ser ainda mais explícito, argumentando que, já que as empresas estão a ganhar dinheiro, os trabalhadores devem receber de modo proporcional. “Na hora em que elas estiverem a ter prejuízo o que vocês vão ganhar é desemprego. Essa é a hora de reivindicar salário, de aumentar as conquistas e de conquistar as coisas a que vocês têm direito.”»

Quando ouviremos o nosso Presidente e o nosso governo a falar assim? Conhecendo as aventesmas que pululam na nossa politica era capaz de apostar que nunca ou seja está na hora de os trocarmos por outros mais justos e em quem possamos confiar.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

23 comentários:

  1. Está na hora, mesmo na hora, deste povo fazer história, caso contrário, que se dane e que se afogue no excremento que apadrinhou!

    Vai ver o filme Zeitgeist, está no meu blogue o link para este incontornável comentário, do mais factual que até hoje vi.
    São 2 horas e 2 minutos, leva a bejeca e os tremoços.
    O convite é extensível a todos os que por aqui, tal como eu, pastam.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/8/08 03:14

    bom filme.. tambem recomendo... ainda hoje continua a abrir os olhos a muita gente

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/8/08 05:03

    Não se pode assim acreditar de frente. Eles tem impostos para tudo e cursos profissionais para tudo. O nosso país é simples, com tantos habitantes como Paris ou Madrid. E está virado para o mar.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/8/08 12:13

    O problema é: -temos é uma comissão administrativa e um "eu é que sou o ppresindeente da xuunta.
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/8/08 13:13

    Meu caro Kaos,...eu compreendo-o, mas em relação a Lula infelizmente não é bem assim: é claro que ele disse isso, o problema é que ele é especialista em dizer uma coisa e fazer outra,...no discurso e talvez até no subconsciente é a favor dos trabalhadores, o pior é que dá condições ao patronato para tudo continuar na mesma, porque isso como o meu amigo sabe, combate-se com legislação e não com discursos para inglês ver. Veja o caso dos banqueiros, eles próprios assim como Lula de resto, dizem que nunca ganharam tanto na vida como agora com ele como presidente,....no outro dia em Doha atraiçoaram os argentinos na negociação da OMC mas vai à Argentina dizer que é o grande defensor do Mercosul. Autoriza uma "embaixada" das FARC no Brasil mas vai à Colombia dar abraços e beijos a Uribe....ou seja é um troca tintas político, cheio de incongruências e com o famoso jeitinho brasileiro a cair para o lado que dê mais jeito.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/8/08 13:45

    O Lula é um traidor às aspirações do povo brasileiro é assim como uma espécie de Daniel Oliveira e quejandos,não sei se me estou a fazer entender...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/8/08 15:54

    A conversa do Lula só chega a Portugal com duas medidas: melhor educação e mudança de regime.

    ResponderEliminar
  8. Mugabe:
    Pode ser só conversa, mas quem me dera ouvir conversas destas ditas por governantes cá no burgo.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/8/08 22:24

    Kaos...eu ás vezes fico maluco com o meu amigo...você tem cada tirada, que me embrulha todo,....então,...pode ser só conversa que para si basta ????? ora essa,..não lembraria a quem ?? deixe cá ver...ó homem, eu estou-lhe a dizer isto porque sei, é assim...não estou a dizer penso eu de que...não é isso.....! ah então queria ouvir conversa de treta que já ficava satisfeito ? é isso ? ó meu caro por favor,..deixe-se de infantilidades....!!!

    ResponderEliminar
  10. Mugabe:
    Eu por mim ia já para a rua e corria com esta canalha toda. Não haja aqui confusões, mas certamente o nosso poder reivindicativo nas empresas seria muito maior depois de um discurso como o do Lula feito por um governante. Ou será que já estamos tão habituados aos discursos da crise que até já gostamos dele?

    ResponderEliminar
  11. mugabe.

    uma coisa é certa. tivesse portugal tido alguma vez um troca tintas como o lula e talvez a coisa andasse melhor por esses lados.

    no brasil os ricos estão cada vez mais ricos, sem duvida alguma, mas os pobres começam a comer, e a ter acesso a mais meia duzia de coisas como electricidade e gás (as coisas melhoram para os pobres quando a classe média começa a reclamar). em portugal só está a acontecer uma dessas coisas. ora adivinhe lá qual é?

    LR

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/8/08 13:43

    Não vamos confundir as coisas,...eu estava a falar do Brasil e não de Portugal, nem a comparar duas coisas que não são comparáveis por várias razões.

    é verdade que a situação dos pobres melhorou substancialmente no Brasil, como você disse os ricos também estão mais ricos, mas isso não invalida as considerações que fiz sobre Lula, que se fosse realmente um verdadeiro socialista, com as práticas condizentes, poderia ser o grande líder da América Latina que não é !!! Lula faz uma política ambígua, tal como disse, uma no cravo e outra na ferradura,....está preocupado em estabelecer equilíbrios e com isto quer queira quer não, favorece sempre os mais poderosos,...repare que nas sucessivas operações mediáticas, muito espalhafatosas como Operação Navalha, Sanguessugas e nesta última sobre a prisão do banqueiro Daniel Dantas, as pessoas são presas, no dia seguinte são soltas e continuam alegremente a fazer a sua vida de sempre...ou seja são acções de fachada,....é sabido que no Brasil só os pobres e os pretos vão realmente para a prisão!!! meu amigo,...é difícil levar adiante a luta de classes e isso o Lula não consegue fazer essa é que é essa. Agora convém ser clarividente e não alinhar em confusões,...é claro que prefiro lá o Lula do que o Fernando Henrique ou outro direitista qualquer,....Lula é o mal menor e só !!!!

    ResponderEliminar
  13. assim que chegar a casa respondo.
    LR

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/8/08 14:56

    Ele fala assim porque foi trabalhador. Mostrem-me o currículo dos nossos governantes... Ah pois é! Nada. Sempre na politica... Nunca estando no outro lado da barricada como é que se compreende e trabalha em prol dessas necessidades?!
    E a conversa do Lula, até pode ser só isso, conversa. Mas ele não está a PROMETER nada aos trabalhadores!!! Está a incentiva-los à luta. E isso, sim, é difícil de ver em qualquer politico, em qualquer parte do mundo! Em Portugal jamais (ou deverei dizer "jamé") veremos algo assim. Disso tenho eu a certeza.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/8/08 20:11

    bem...desta vez não resisti...tenho que concordar com o Mugabe ... mas queria acrescentar...outras falas...
    O Lula foi um homem que defendia o ideal operário ...que conheceu o que é trabalhar e até perdeu um dedo num acidente de trabalho...mas isso é o passado do Lula..ele agora não quer saber da classe operária (até porque ele agora é classe dominante)...sua mulher já fez mais de uma dúzia de cirurgias plásticas...já requereu dupla cidadania italiana...que é para garantir o futuro dos filhos...mente para o povo quando faz os acordos com o Banco Mundial...mais dinheiro para refinanciar uma dívida que faz o seu povo passar fome...
    é o pior em educação e saude....que mais devo dizer...no Brasil hoje se vive a maior crise da esquerda de sempre...nunca houve um surto tão grande de vilencia onde quem manda é bandido...até para fazer campanha política é preciso pedir licença para traficante...
    o pior disso tudo é que eu durante mais de 10 anos dei o meu melhor defendendo e propagando a idéia do PT na representação do Lula...ve-lo a incitar os trabalhadores a pedir melhores salários se não fosse tragico seria cômico
    ...pois ele como representante da minoria ....vai defender a classe empresarial...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/8/08 23:04

    hehehehehehe...é exactamente isso Claudinha,...o problema desta malta é que só conhecem o Lula de longe...e depois só dizem m....a!

    Faltou a referência ao botox do Lula....não é só a mulher ahahahaah!

    É sabido que nunca os ricos estiveram tão bem como agora,...Lula é um tangas e faz a parte gaga que é a favor dos trabalhadores quando no fundo se está cagando para eles....!!! no outro dia atraiçoou os argentinos em Doha, mas já lá foi dizer à Kirchener qua a apoia e está do lado dela,....enfim, um demagógico e troca tintas....!!! enquanto isso: violência a atingir o clímax, corrupção como nunca à solta,...educação ZERO, saúde ZERO, habitação só para os ricos, favelas desprotegidas fomentadas pela política habitacional....Amazónia ao desbarato, desprezo e tortura dos índios...querem mais ???????

    ResponderEliminar
  17. - "pode ser só conversa que para si basta?" o lula até agora não foi só conversa. saíram duas pesquisas independentes ontem. passe lá e veja quantos sairam da pobreza. Quanto aos que entraram na riqueza não devem ter sido muito menos dos que enriqueceram em Portugal nos últimos anos. E sim. Portugal e Brasil são comparáveis. Pelo fosso entre ricos e pobres e pelo investimento ou desinvestimento nas áreas exteriores à capital, sim são realidades comparáveis.

    - verdadeiros socialistas... o que acontece aos socialistas da américa latina? não pense que as coisas acontecem na américa latina da mesma maneira que acontecem na Europa (aliás, o que não falta é conivência europeia). Se o lula se armasse em chavez (que eu admiro), não seria resgatado em menos de dois dias pelo próprio povo. sabe o que aconteceu com o jango? (sabe quem foi?). sabe qual o incidente que marcou o inicio das FARC? eu aceito o mal menor sim. prefiro o lula vivo a fazer alguma coisa do que exilado ou morto com um outro qualquer no lugar dele a prolongar a miséria e a ignorância (não faltam exemplos latino-americanos de ambos). e repito que houvesse em portugal um chefe de governo com o passado de luta real do lula (ou algum que tivesse pelo menos trabalhado um dia na vida) e talvez o trabalho do povo não fosse tão desrespeitado... em todos os sentidos.

    - luta de classes. "é dificil levar avante a luta de classes"!?. eu não sei se você leu O HOMEM da mesma maneira que eu li. a luta de classes não é algo que seja travado ou estimulado por homens, não é uma luta de rua. ela existe e é ela que move o mundo capitalista. ela é histórica. ela é a história. pode ser mudada? pode claro. com revolução, que não se fará nem com barriga vazia e nem deseducado, e pode ter a certeza que ela não será num lugar isolado mas no mundo inteiro. e não terá um líder porque a humanidade será emancipada, e terá maturidade para ser solidária, sem hierarquias (esta parte é mais para a tendência grouchomarxista).

    - justiça. Os desfechos dos episódios que referiu são lamentáveis. Mas não são de fachada. Elas são tão óbvias que parecem fantasia, por isso imagina como foi até antes do lula, em que tudo era acobertado, nada se sabia. Nisso você tem toda a razão. A justiça diferencia por classe sim. E por cor de pele também. A justiça é, na minha reles opinião, o pior dos problemas do Brasil. As elites conservadoras são quem produz os juízes de amanhã. mas Portugal é uma Democracia europeia… como está a Justiça por aí? um romeno, um ucraniano ou um preto tem o mesmo tratamento que um branco? e os brancos? o tratamento é igual ou o poder económico influencia? E já agora… como andam os lucros dos bancos por aí? E os perdões a filhos de banqueiros?

    eu sei que o lula não é perfeito. Fico fodido muitas vezes com ele, mas o meu voto será dele daqui a oito anos e muito provavelmente daqui a 4 anos votarei no candidato que ele propuser (já vou poder votar então).

    LR

    Uma chamada de atenção. Vê alguém a mexer-se para garantir os direitos dos moradores do Aleixo? É porque em Portugal não é preciso ser-se preto para ser-se menos. Meu amigo, nasci no Porto, vivi a minha vida em Braga e se há coisa que aprendi que não existe é justiça no meu país, que a cada dia que passa .

    ResponderEliminar
  18. (continuação) ...meu país, que a cada dia que passa está mais longe de mim.


    deixa os seu povo morrer à fome?? pela primeira vez em décadas os pobres da zona norte do país estão a ficar em suas terras. não migram em direção às metrópoles para servir a classe média, a classe B. muita gente passou a comer carne. acho que valeria a pena rever os seus dados. anda equivocada.

    quanto a botoxs, plásticas e tantas merdices... isso é assunto da caras, mas um dos principios de liberdade é respeitar o direito dos outros de fazer o que quiserem. se não prejudicaram ninguém, têem o direito de o fazer. a cidadania italiana segue principios burocráticos bem rigidos. é necessário ser descendente de italianos e cumprir os critérios rigorosamente. se ela tem o direito a ela nada a impede de a tirar. é preciso termos cuidado com o pequeno censor dentro de cada um de nós. a minha esposa é brasileira. eu sou português. o meu filho não terá direito à nacionalidade portuguesa? pelo seu comentário deduzo que será um oportunista que vai roubar as riquezas da europa, porque vai estar "garantido". reveja o seu conceito de liberdade. só o principio do passaporte, o código de barras que usam para nos controlar deveria ofender qualquer verdadeiro socialista. prefiro não saber a sua posição sobre imigrantes.

    porque é que o lula falou para pedirem melhores salários? os lucros dos patrões subiram 20%, e na generalidade a subida dos salários foi de 10%. hipócrita seria se fosse omisso. você espera algo diferente de um antigo dirigente sindical?

    a violência atinge o climax???? humm... acho que você acabou de sair da cápsula criogénica. não é verdade. instrua-se.

    educação? nem merece comentários. intrua-se.

    habitação???!!! instrua-se. experimente comparar com o que foi feito até ao "demagogo apedeuta" (este é termo comum em caixas de comentários por aqui) chegar ao poder. eu conheço um pouco disso. a politica habitacional inexiste há décadas. fazem-se uns conjuntos habitacionais... no meio de alças de acesso a vias rápidas ou a dezenas de kms dos polos de emprego. não lhe vou dizer o que melhorou, mas garanto que melhorou. corra atrás.

    saúde. não é grande pistola. fiquei 3 horas num posto de saúde no fim de semana que passou. os governos anteriores sucatearam de tal maneira o serviço publico de saúde que em 14 anos (FHC+lula) ainda não conseguiu levantar-se de novo. aqui as pessoas são empurradas para plano de saúde privados (quanto a estes, os portugueses que se preparem porque vai acontecer exactamente o mesmo por aí). mas saí direito de lá, e em comparação com a minha esposa tratada no plano de saúde privado até fui melhor tratado. o médico que me atendeu "insiste" em trabalhar para posto publico de saúde. em portugal nunca tive problemas com a saúde, mas as esperas no posto de saúde eram semelhantes, apesar de mais asseadas.

    quanto ao pedir licença ao traficante para fazer campanha. quem é que você defende? a coisa começou porque há candidatos de dentro da favela (pertencentes a movimentos populares) que são candidatos a vereadores. o problema nas noticias que você viu é que não se preocupam com a liberdade de quem mora numa favela, mas sim com a chatice que será quando uns pretos se começarem a sentar nas câmaras. a mídia brasileira é completamente pró-burguesia (ver xatoo para entender a quem pertence a mídia no mundo, ou prestar atenção nas desconstruções que o chomsky faz do discurso da imprensa americana). precisa de filtrar. há uns tempos saiu uma caricatura do angeli que ilustra bem a maneira como os politicos costumam encarar os eleitores: era uma fila de gente com um código de barras nas costas esperando para votar.

    numeros apenas. gado! hei! lembrei da musica do zé ramalho! e de rajada lembrei também da musica do geraldo vandré que o jaír rodrigues cantou no festival. vale a pena ouvir as duas.


    quanto à questão amazónica. concordo plenamente. mas cuidado com os alardes. a amazónia é responsabilidade do brasil. ninguém tem o direito de meter o bedelho. não se esqueçam que a madeira que cai lá é exportada para os lugares que pagam por ela (EUA e europa), para dar lugar a criação de gado (que é exportado na sua maioria) ou a soja que alimenta a criação de gado europeu... e nisso eu concordo plenamente com o lula: quem reclama, regra geral, tem as mãos sujas. cuidado com ir na conversa... também havia armas quimicas no iraque...


    tenho que ir

    LR

    ResponderEliminar
  19. Anónimo7/8/08 15:04

    Hummm desconfio que estamos quase,...na mesma onda afinal !!! mas desculpe que lhe diga, você está quase com os mesmos complexos dos brasileiros,...convém manter o sentido crítico e a clarividência,leia com mais calma o meu comentário e vai ver que eu disse que preferia o Lula a outro qualquer candidato da direita e da esquerda folclórica tipo Eloísa Helena. Acho, é que o Lula poderia fazer muito mais do que fez até aqui...se você for ao Nordeste vai ver que há pessoas a viver na mais completa miséria...luz e àgua para todos ??? isso é o que você pensa...!!era bom, era !!! ninguém aqui disse entretanto que a situação em Portugal era boa, se tiver atenção vai ver que neste próprio blog, como em muitos por aí,...atacam frontalmente o governo e põe todos os dias o dedo na ferida do que se passa no país,..não venha para cá com moralidades de meia tijela. e no Rio é preciso sim, pedir aos traficantes para fazer qualquer coisa lá,...e você sabe muito bem disso e se quiser podemos falar de outras falências do Estado brasileiro,...como atentados aos direitos humanos, trabalho infantil, trabalho escravo, corrupção em série nas repartições públicas, carácter complicado, enrolões a proliferarem...e olhe as condições do Jango nada tinham a ver com as condições do Lula,...politize-se mais....e já agora, deve saber que a corrupção do Collor era uma brincadeira de meninos ao pé do MENSALÃO não sabe ??? o quê ?? o Lula não sabia de nada ??? ahahahahahah pois.....!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo7/8/08 21:36

    é pá...e gostei dessa da "minha esposa" e não minha mulher,....é típica dessa sociedade de parolos que é o Brasil,..claro que não são todos, mas é a grande maioria,....e olhe parabens por ter pedido a nacionalidade brasileira, só lhe fica bem, vai passar a ser um parolo completo, um ressabiado que renega o seu país, mal por mal, prefiro o nosso cantinho e lutar por ele com outros governantes e não com o par neo-liberal PS/PSD que afundou e quer meter os portugueses a fussar para eles enriquecerem mais a sua camarilha,....mas você é que sabe, prefere o 4º mundo e as suas saloiadas,...eu também gosto disso...! praia, cerveja, caipirinha e garotas de programa e mulatas rebolonas são do melhor,...é pá para férias é muito bom,...o pior são as pessoas com as suas foleirices e os seus complexos e 4º mundistas ! vou andar por aí.....!!!

    ResponderEliminar
  21. eu não pedi nacionalidade e, antes de mais nada, não o desrespeitei. terei igualdade direitos como cidadão do brasil (não entendi como isso o pode ter irritado tanto). optei viver com a pessoa que amo (lamechas não é? não pode ser de esquerda se gosta de alguém). quanto a "minha esposa" ou "minha mulher", cada um escolhe o termo que mais gosta de usar. sempre odiei a expressão "minha mulher". não dá para chamá-la de namorada, se já existe contrato e nem po nomes afec casamento foi burocracia para podermos ficar juntos, aqui ou aí. e essa parte burocrática eu já esclareci o que acho no outro comentário sobre a cidadania italiana. agora "praia, cerveja, caipirinha e garotas de programa e mulatas rebolonas são do melhor..." que comentário mais escroto. burguês certamente. fala de luta... mas um dia ainda correremos atrás do seu nariz (adaptada de "sleeper" do woody allen).

    peço deculpa pelo atraso na resposta, mas trabalhei 10 horas em frente ao computador e ainda estou meio zonzo.
    nós estamos, de facto, na mesma onda sim. não lhe vou dizer que amo o meu país porque não gosto muito da ideia de fronteiras e muito menos de um centro controlador, e no caso português usurpador. amo a minha TERRA. essa terra de parolos que fica no norte do seu país. com muito pouco vivido (26), assisti pseudo-governantes de esquerda (PS) acabarem com a cidade onde vivi, sem que ninguém fizesse nada para os impedir, juntamente com florestas, rios e praias da minha região. tudo em prol do desenvolvimento. auto-estradas umas a seguir às outras. subsidios, isenção de impostos, tudo para estrangeiros se fixarem e depois darem de frosques quando tinham de aumentar salários. levam máquinas com eles (o tribunal permite, a policia protege).

    não tenho os complexos dos brasileiros. entendo bem as criticas que faz porque não faltam marxistas por aqui (dos que leram realmente marx) que fazem as mesmas criticas que você. acho-as justissimas e concordo plenamente com elas. mas não acho que o lula trabalha para o grande capital. a obra dele desmente isso. a embraer foi agora para portugal... mas quando o sócrates tentou tratar disso, o lula fez-lhe um manguito e conseguiu o acordo de lagalização dos imigrantes brasileiros. acho que isso mostra um outro tipo de sensibilidade que nenhum, e repito, NENHUM politico neste momento em portugal tem.

    quanto ao mensalão. eu concordo com você e acredito que se ele não soubesse, certamente suspeitaria (mas são suposições minhas, apenas). o que se passa é que o mensalão é só um dos tentáculos de um polvo monstruoso de grande e com muitas pernas. parece que está relacionado com a satyagraha de agora e com mais meia duzia de mega-operações da policia federal nos ultimos anos. a coisa é tão grande que a policia declarou que nem o Dantas deve saber ao certo como tudo aquilo funciona, que é impossivel ele ter controle sobre algo daquela dimensão. falaram que entre eles e os familiares deles há 700 empresas de fachada. nem com o gráfico super simplificado dá para entender direito (ou talvez eu seja apenas um parolo e não consigo entender). e isto tudo começou lá, na época collor. e é grande o suficiente para se meter em legislativo, executivo e judiciário. chateiam-me muito pouco as noticias de corrupção. estranho é quando não as vejo, sabendo que existe.

    quanto às condições do jango e do lula. eu não acredito nessa de que agora se o lula pensasse: em renacionalizar as cagadas do FHC, começasse a expropriar terras para a reforma agrária, e corresse de vassoura o grande capital internacional, sairía incólume. e tenho a certeza que, de novo, o mundo assistiria tranquilo, novamente. ia fazer-me a vontade e de muito socialista e comunista, mas correria o risco de mandar o brasil ainda mais para o fundo do poço do qual se começa a levantar devagar. (cancelou a tempo os concursos para as petroliferas multinacionais irem explorar a área onde está a reserva recém-encontrada de tupi, sem dar muito nas vistas roubou o pote seguinte de shell, bp, total, exxon e por aí... ). se estiver a acompanhar as noticias do referendo revogatório da bolivia, imagine que a situação seria semelhante por aqui. e sabe porquê? porque mais perigoso que o burguês, é o pequeno-burguês... o cão de caça da burguesia. não foi apenas a elite que tramou o jango. foi um conluio de classes. e basta a ameaça da perda de "direitos adquiridos" para os ver mostrar os dentes.

    a partir do momento que você parte para o insulto gratuito, prefiro não continuar. acho que não é necessário rebaixar-se ao nivel de um verdadeiro parolo. só que custou-me vê-los desqualificar o trabalho de alguém com base em afirmações ficticias. a coisa está mal no brasil? está sem duvida. mas já esteve bem pior.

    se desejar conversar civilizadamente, pode mandar email para me.mellish@gmail.com. não terei nenhum problema em trocar ideias consigo. desejo até. gostaria de desfazer a imagem que fez de mim. ou confirmar. mas não que a tivesse baseado em algum preconceito seu (como escrevi num blog de alguém cujo pensamento admiro "não há cidade em que me sinta tão estrangeiro como lisboa").

    LR

    p.s. pense numa frase que a ditadura brasileira propagava "BRASIL: AME-O OU DEIXE-O"

    ResponderEliminar
  22. kaos.
    desculpe lá qualquer incómodo. não voltarei a comentar. é capaz de ser mais simples

    LR

    ResponderEliminar
  23. Anónimo8/8/08 15:02

    Caro Fielding; antes de tudo, quero confessar que fiz questão de o provocar um pouco. Mais uma vez observei que estamos em sintonia no essencial. Tem razão em relação ao Jango/Lula e na Bolivia a situação está de facto muito complicada...não é por acaso que os EUA mandaram para lá um embaixador especializado em separatismo,...esteve no Kosovo. Só não concordo consigo num ponto: eu sou de Lisboa e acho que ninguém é descriminado em Lisboa,...mas como você é do Porto, compreendo a sua instabilidade hehehehehehe,...olhe eu no Porto e em todo o norte sinto-me muito bem,...come-se muito bem e as pessoas são acolhedoras....é Portugal!!! Abraço e boa estadia no Brasil.

    ResponderEliminar