segunda-feira, fevereiro 02, 2009

SIRESP - Sistema Implantado das Rotinas Eleitorais e Segurança dos Partidos

SIRESP

«O processo SIRESP, que diz respeito à adjudicação, em 2005 na recta final do governo de Santana Lopes, de um contrato para um sistema único de comunicações para polícias e serviços de emergência a um consórcio liderado pela Sociedade Lusa de Negócios foi chamado para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal, confirmou ao DN a Procuradoria-Geral da República.
A reabertura do caso, que foi arquivado em Março de 2008, é uma hipótese em cima da mesa, tendo em conta alguma documentação apreendida a José Oliveira Costa, ex-presidente do BPN, no âmbito da investigação a este caso. Para já, o gabinete de impresa da PGR apenas diz que o caso "está a ser analisado no contexto de todas as informações fornecidas até agora".
Em causa está a adjudicação do contrato para o SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal) a um consórcio liderado pela Sociedade Lusa de Negócios, liderada, à época, por José Oliveira Costa. A decisão foi impulsionada por Daniel Sanches, o então ministro da Administração Interna, que, antes de entrar para o governo, foi quadro da SLN.» [Diário de Notícias]

SIRESP, recordações de mais uma trapalhada que prometia apanhar muita vigarice e acabou arquivada. Mais um daqueles que tresanda a 500 milhões de euros num sistema que nunca funcionou nem chegou sequer a ser montado na totalidade. O que parece mais incompreensível não é que a justiça o queira investigar, mas o facto de nunca o terem feito e que tenham encerrado o processo.
Vivemos em tempos de coincidências. Desde as datas ás áreas alteradas no caso Freeport, até ser ano de eleições, o SIRESP ter a cor laranja do PSD, tudo são coincidências. Só que como sempre fazem primeiras páginas de jornais até deixarem de ser noticia, entram em fase de instrução do processo ou outra coisa qualquer do mesmo género, há eleições e os casos hibernam até ao dia que alguém se lembra de os arquivar. O direito está salvaguardado, a justiça, essa ainda continua a ser cega para alguns.

4 comentários:

  1. Peter Singer protagoniza na sua obra Um Só Mundo, um ideal muito bem fundamentado sobre uma interessante co-existência entre humanos num mundo de não-violência. Contudo, é preciso aclarar que na globalização existem seres humanos com vontade de impôr uma só via, uma só Ordem, governada por um Estado único, e dominando à força e à vigilância pós-industrial praticamente todos os restantes cidadãos do globo. Vários alertas tenho feito sobre estas redes: Bilderberg, Codex Alimentarius, etc.

    ResponderEliminar
  2. http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=96043

    Bilderberg convida António Costa e Rui Rio
    Por Helena Pereira
    Autarcas de Lisboa e Porto representam Portugal na reunião anual do grupo de reflexão, que tem início quinta-feira

    Fórum 50 comentários / 11067 visitas
    ImprimirImprimir
    Enviar por mailEnviar por mail
    Ver artigoVer comunidade

    Os presidentes das Câmaras de Lisboa e Porto, António Costa (PS), e Rui Rio (PSD), são os convidados portugueses do grupo Bilderberg, que realiza a sua reunião anual no final desta semana em Washington.

    Bilderberg é um grupo de reflexão restrito e que procura, todos os anos, convidar personalidades influentes do mundo político e empresarial. Em 2004, por exemplo, os portugueses convidados foram Pedro Santana Lopes e José Sócrates, que viriam mais tarde a tornar-se primeiros-ministros.

    Além de presidentes das maiores câmaras do país, tanto António Costa como Rui Rio são vistos como fortes candidatos, no futuro próximo, a líderes dos seus partidos.

    A reunião deste ano do Bilderberg decorre entre quinta-feira e domingo num hotel nas imediações de Washington.

    Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, é o único português na direcção do grupo Bilderberg.

    ResponderEliminar
  3. Queremos um trabalho WEHAVEKAOS...a propósito do Menezes e de ter ido a uma missa celebrar uma 'eucarístia'. Vejam o JN

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/2/09 22:14

    Não foi o SIRESP que foi adjudicado pelo Sempre em Festa, arrumado pelos xuxas, e recuperado pelo António Costa com umas amputações pelo meio que tornavam o seu funcionamento impossível?...
    Isto cheira a uma nuvem de fumo para esconder a trapalhada do portolivre, vamos a ver se a fava não sai ao presidente da câmara de Lisboa...

    ResponderEliminar