sábado, abril 04, 2009

A Cimeira do G20

G20

Fiz o boneco mas não tenho nada para dizer sobre aquela reunião dos mais ricos. Nada que decidam me surpreenderá, não será nada de bom, não vai mudar o paradigma das coisas, nem revogar o capitalismo global. São os culpados do estado da economia, são os que menos sofrem e aqueles que mais esperam beneficiar com esta crise. Ou acontece um milagre e cai-lhes um meteoro nos cornos ou aquela gente continuará com os seus negócios e com os seus números. Nos somos dispensáveis, estamos em importância muito abaixo de uma nova mansão ou de um carro de luxo. Que mais há para ver ou ouvir por lá? As manifestações, o circo que lá montaram? Uma distracção em que nem falta a violência dos hooligans. As televisões adoram.

Post publicado anteriormente no blog
http://libertario08.wordpress.com/

5 comentários:

  1. Anónimo4/4/09 20:13

    hooligans, KAOS??? hooligans???
    Não te reconheço!
    MB

    ResponderEliminar
  2. MB:
    Penso que neste caso estamos mesmo a falar de hooligans. No caso dos manifestantes contra a NATO penso que falamos de protestos mas em Londres não passou de um circo que alguns hooligans utilizaram para fazer das suas. A revolta pode e deve ser feita mas só quando for para levar para a frente.
    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Deixem-me lá corrigir isto, não se vão desentender:

    Os protestos que vimos agora na Cimeira da Nato confirmam que há hooligans metidos nisto, e não me venham dizer que são contratados pelos visados, que isso já é muito rebuscado. Devemos é procurar, nas fileiras dos manifestantes, quem lucra mais com a violência gratuita que tantos estragos traz a quem nada tem a ver com o assunto. A menos que julguem que queimar lojas, destruir automóveis e agredir transeuntes são formas normais e necessárias de manifestação. Não apenas hooligans, são verdadeiros criminosos que deviam ser julgados. Nem sequer, devido às suas acções criminosas, deixaram as pessoas genuinamente protestantes, pacíficos e ordeiros, chegar perto do local.

    Se para combater as injustiças precisamos deste tipo de violência, então não contem comigo!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/4/09 13:05

    KAOS;

    Estou em total desacordo com a classificação de hooligans. Hooligans são pessoas sem motivação política, apenas com vontade de violência. As manifestãções de repúdio do capitalismo incluíram a invasão e destruíção do interior de alguns bancos. Ora, embora este facto seja desagradável para muita gente e seja legítimo pensar-se que os que assim actuam estão a causar mais mal que bem à causa que defendem (o fim do capitalismo), o que temos de admitir é que os que assim actuaram estavam politicamente motivados. Posso não estar de acordo com as tácticas usadas... mas não posso esquecer que são menos violentas (ao fime ao cabo) que as mortes causadas pelo capitalismo em muitos sítios, quotidianamente... ou já não é «violência» as guerras imperialistas contra afegãos, etc. ou a guerra económica que leva à morte de milhões de pobres, não é um mesmíssimo efeito deste capitalismo???
    Cimeira da NATO e cimeira do G20 são um mesmo circo mediático, com milhões gastos em vão, só para propaganda dos poderosos.
    Não posso chamar de hooligans pessoas que têm motivações políticas: posso, sim, discordar das suas tácticas.
    MB

    ResponderEliminar
  5. Motivações políticas!!! Muito boa, esta anedota!!!!

    :D

    ResponderEliminar