domingo, agosto 21, 2011

O Carrocel do Super- Alvaro


O Alvaro, o Super-Ministro, de um super-Ministério, com uma Super-Chefe-de-Gabinete e Super-Assesores, todos pagaos com Super-Salários é, na minha opinião, o mais incapaz Ministro deste Governo. Veio como uma Super-Estrela, de uma Super-Universidade Canadiana, com Super-Ideias e até agora andou a apagar luzes no Ministério para poupar, lembrou-se de pôr bandeirinhas de portugal no nosso artesanato e parece que gosta de comboios. Já começou a fazer disparates e a colocar gete do PSD e do CDS preocupada por afinal o TGV não estar totalmente suspenso, só um bocadinho suspenso, em avaliação e depois logo se vê em Setembro. Confesso que não tenho nenhuma certeza sobre o TGV, gostava de ainda poder confiar nos Técnicos, naqueles que estudavam o assunto, faziam contas e obtinham resultados, mas quando vejo, como no caso da localização do novo Aeroporto de Lisboa em que uns apresentavam um Estudo Técnico defendendo uma localização e outros outro defendendo exactamente o oposto, fico com dúvidas sobre as razões que os levaram a tirar as conclusões que tiraram. Certeza tenho eu que um dia ele vai ser construido. Quem está no governo acaba sempre a querer construi-lo e quem está na oposição é totalmente contra. É que bom, mesmo bom, não é construi-lo, é adjudicá-lo e por isso cada um quer sempre que o outro não o faça agora para ele poder fazer depois. Quando a obra é muito cara há sempre muitos milhões a rolar.
Mas desta vez temos o Super-Alvaro e por isso pomos o TGV em avaliação e falamos do seu sonho de uma linha de mercadorias, de bitola europeia, que unisse Sines, Madrid, fronteira francesa, Europa, o Mundo. Já vejo longos comboios, com centenas de vagões carregados de contentores que dezenas de barcos vão desembarcando a toda a hora. A mim fica-me a dúvida, porque raio haviam os barcos de descarregar em Sines quando há portos no Norte da Europa bem mais centrais com um custo muito mais baixo?

3 comentários:

  1. Ainda acredita na viabilidade dum aeroporto? Vá lá ler no http://resistir.info/ e ósdespois falamos......

    ResponderEliminar
  2. Não acredito nem deixo de acreditar, gostava que fossem tecnicos independentes, se ainda os houvesse, a dizerem. O mal está mesmo aí, falta de honestidade tecnica e moral

    ResponderEliminar
  3. A Mim Me Parece21/8/11 23:58

    Caro Kaos

    A mim parece-me primário: 1. O Canal do Panamá está a ser alargado; 2. Estão hoje a ser construidos barcos com a largura compativel com a futura (2014) largura do Canal do Panamá para transportarem as mercadorias do oriente para a Europa poupando muito em tempo e portanto em custos; 3. Nós queremos ser a plataforma de distribuição dessas mercadorias para a Europa por via férrea ou estamos c@g@ndo para isso? Se queremos temos de ir a correr instalar a bitola europeia a partir de Setubal e de Sines, antes que seja tarde. Se não deixemos os espanhóis, franceses e quem mais se candidatar a tomar o nosso lugar. E paguemos aos espanhóis as indemnizações devidas por quebra de contratos assinados entre Estados.

    ResponderEliminar