segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Aquecimento Global


Por mais que o presidente George W. Bush negue, a comunidade científica internacional se mostra cada vez mais de acordo sobre uma ligação entre o aquecimento global incomum e actividades humanas - como o uso do petróleo de que Bush tanto gosta. Uma nova pesquisa caminha nesta direcção. Publicada na revista científica mais influente dos Estados Unidos, a “Science” (www.sciencemag.org), ela mostra que o Hemisfério Norte registrou no século 20 as ondas de calor mais frequentes e mais influentes de pelo menos os últimos 1.200 anos. Em mais de mil anos, nunca houve uma flutuação tão intensa.
“Os últimos 100 anos são mais surpreendentes do que os períodos de grandes flutuações anteriores. O aquecimento é global e afecta quase todos os registros analisados”, diz Timothy Osborn, um dos autores da pesquisa.
Para entender, basta analisar pesquisas que têm sido publicadas recentemente.Uma das últimas data de Novembro de 2005 e foi publicada na mesma revista “Science”. Pela análise de colunas de gelo, ela mostra que os níveis de gás carbónico e metano na atmosfera são os mais altos dos últimos 650 mil anos. O gás carbónico, ou dióxido de carbono, é produzido em grandes quantidades quando combustíveis fósseis são queimados. Ele se acumula na atmosfera, uma vez que demora mais de 100 anos para sumir, e alimenta o efeito estufa. O efeito estufa, por sua vez, retém a radiação que a Terra recebe do Sol. O resultado é o aquecimento global.
In “O Liberal on-line”

Por mais voltas que demos só existe uma Terra e dela não podemos fugir. Se não tratarmos dela com muito cuidado corremos o perigo de matar a galinha dos ovos de ouro. Infelizmente há gente para quem o dinheiro é mais importante que o futuro. Ainda me lembro de quando os ecologistas eram considerados como um grupo de maluquinhos alarmistas a quem ninguém ligava importância, e não foi assim à tanto tempo como isso. Agora já há ministérios e cimeiras de presidentes para falar do assunto. Pena é que se fale mais do que se faça e a cada dia que passa este planeta fica mais doente. Repito aqui mais uma vez; só existe uma Terra e dela não podemos fugir.

1 comentário:

  1. Já se podiam ter arranjado muitas alternativas ao petróleo mas os que fazem grandes fortunas com ele não deixam. Um caso em que o poder do dinheiro manda mais que a sobrevivencia.

    ResponderEliminar