sábado, março 04, 2006

Luis Felipe Mendes ou Marques Menezes? Tanto faz.

Ambos os candidatos à liderança do PSD, Marques Mendes e Luís Filipe Menezes, andam em campanha. Depois de algumas escaramuças, mais processuais do que politicas vêm agora ambos mostrar como serão as suas garras de oposicionistas ao governo. Aproveitando o primeiro aniversário da governação ambos falam do aumento do desemprego e de não terem sido tomadas medidas essenciais para debelar a crise que, como sempre, é a já monótona redução da despesa publica. Nenhum explica, no entanto, como pensa fazer essa redução sem aumentar o desemprego ou diminuição dos direitos sociais. Aqui ficam empatados com muita parra e pouca uva. Luís Filipe Meneses ainda dá algum crédito a Sócrates ao afirmar que consegui transmitir alguma esperança. Chega mesmo definir este governo como “credível, bem preparado e bem intencionado”, lamentando no entanto não ter sido aplicada a metodologia adequada à solução dos problemas.
Onde ambos diferem é que enquanto Marques Mendes lamenta que “um ano de
Governo tenha sido desperdiçado em pirotecnia política, com muita festa e muita pompa”, Luís Filipe Meneses afirma ser este “ um governo pouco dado a festividades”.
Sendo este governo de Sócrates mais liberal que socialista, podemos prever que as vozes dos partidos mais à esquerda pouca influencia terão nas opções politicas que virão a ser adoptadas. À sua direita também não parece haver quem lhe faça frente. O CDS/PP com Ribeiro e Castro é um partido demasiadamente chegado para a sua extrema-direita para produzir mais que ruído e fundo e o PSD, pela amostra dada, vai uma vez mais andar a ladrar para uma caravana que passa. (Para não falar das atoardas que Marques Mendes consegue lançar, de quando em vez, como foi o caso de por desempregados a trabalhar, de borla, enquanto recebiam o subsidio de desemprego).
Com a chegada de Cavaco ficará o PSD refém de uma palavra sua, o que não acontecerá enquanto o Sócrates lhe permitir partilhar os louros do que corra bem na governação. Pode assim Sócrates dormir descansado nos próximos tempos, nós é que talvez não.

2 comentários:

  1. Se estas são as alternativas do PSD, então Sócrates bem que pode dormir descansado... Mendes, passa a imagem de um líder fraco e apagado, e Menezes... Quem esquece o seu discurso bairrista contra os "sulistas"? Como pretender que estes venham a votar em tal líder?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/3/06 09:58

    Duas caras da mesma palhaçada.

    ResponderEliminar