Já 57 mil pessoas pediram, num mês, informações sobre o Complemento Solidário para Idosos. Dos perto de cinco mil requerimentos recebidos nos serviços, resultou a aprovação de 613 processos dos primeiros beneficiários que vão receber a nova prestação já em Março. Dos processos aprovados, 502 são de mulheres e 111 de homens. A maioria dos beneficiários em causa não tem filhos e 96% deles não recebem pensões da Segurança Social. A maior parte desses idosos tem entre 80 e 84 anos, havendo 11 pessoas com mais de 95 anos. O complemento destina-se a idosos cuja totalidade de rendimentos (incluindo pensão de alimentos eventualmente paga pelos filhos) seja inferior a 300 euros, aplicando-se este ano apenas a quem tem 80 ou mais anos. Em 2007, a prestação será alargada aos de 70 ou mais anos e, em 2008, passa a ser para quem tiver 65 anos ou mais.
Já estou farto de estar para aqui sempre a dizer mal. Vou por isso aplaudir que 613 idosos vão receber o seu rendimento solidário já a partir de Março. É bom, é muito bom. Podem alguns estar já a dizer que é pouco, ou que o processo é muito complicado, ou criticar um ou outro ponto de como está feita a lei ou algum pormenor na sua forma de implantação. Não me interessa isso agora, o que é para já importante é que 613 idosos vão ter mais, por pouco que seja, do que tiveram hoje. Podia começar, aqui e agora, a bater nos neo-liberais que afirmavam que a economia portuguesa não aguentava esta despesa, mas nem isso vou fazer. È uma boa noticia e quero que seja aqui apresentada como isso mesmo, uma boa noticia.
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
A mim o que me espanta mais é: "96% deles não recebem pensões da Segurança Social. A maior parte desses idosos tem entre 80 e 84 anos, havendo 11 pessoas com mais de 95 anos."
ResponderEliminarComo assim? Mas não existe uma tal pensão de sobrevivência? Como era possível que estas pessoas nãop recebessem sequer o RMI???? Ou este agora é só para toxicodependentes e minorias étnicas (leia-se ciganos)???
E sim, eis uma boa medida. E esses neoliberais de pacotilha mudariam de opinião se fossem eles próprios nessa situação... Que esperam nunca lhes acontecer, mas que... Quem sabe?