quarta-feira, janeiro 17, 2007

O fabuloso Sr. Silva

Este Portugal tem coisas que me surpreendem. Só mesmo gente Sabastianista, como nós, para endeusar uns e excomungar outros sem motivos ou justificação racional. O Cavaco é um desses casos em que de um, (nem sei como o definir), um mero professor, que nem sabe falar muito bem, que chegou ao poder quase sem querer, sem carisma e que se fartou de fazer asneiras é visto como uma sumidade, um génio, o senhor supremo, o Deus na terra. Tudo o que ele diz é aplaudido, estudado, e debatido. São feitos editoriais, colunas de opinião e todos, mas mesmo todos têm de encontrar a sua forma própria de o aplaudirem. O homem tosse, são publicados dois livros, se o homem sorri, chamados três analistas políticos e se larga uma farpa, unanimemente toda uma nação se verga perante o peso da declaração. O homem foi à Índia e já é a mais importante viagem diplomática desde que D. João II enviou Pêro da Covilhã a terras de Prestes João. Se olharmos com alguma atenção, o homem não diz nem faz nada de realmente importante, que mude algo, que resolva algum problema. Não diz nem faz porque não pode, não sabe e não porque não é essa a sua função. Imagino que se o homem realizasse algo de realmente extraordinário, ou pelo menos diferente e relevante, a onda de entusiasmo e o barulho seriam como um Tsunami que varreria todo este mundo e o outro. O Universo seria pequeno demais para acolher tal figura.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

19 comentários:

  1. Enfim, um Américo Thomaz em versão light!
    Só nos saem duques, é o que é!

    ResponderEliminar
  2. Nunca ví " gentes tão servis "!

    ResponderEliminar
  3. Henry:
    Alguém ligava alguma coisa ao que dizia o cabeça de abobora? Que lembre não, mas deste novo tudo o que diz é palavra divina.
    abraço

    ResponderEliminar
  4. A bajulação acéfala sempre foi característica dos pequenos em estatura mental.
    De um modo cada vez mais perigosamente geral é isso que este povo é, generoso mas mentalmente pequeno.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. dj:
    Podes nunca ter visto, mas elas andam por ai.
    abraço

    ResponderEliminar
  6. luikki:
    Isto já é mais uma deformação que mera propaganda. Endeusaram o homem e agora não o conseguem ver como banana que é.
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Jorge:
    Não podemos descurar a força da propaganda e os métodos que utiliza para vender ideias e produtos. O Cavaco foi bem vendido e hoje a ideia está pré-formatada na cabeça de muita gente. São usados mesmo sem se aperceberem disso.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. Kaos,

    A julgar pela postura política aqui descrita e o contexto tantas vezes conturbado a que estamos submetidos por conta destas ratazanas famintas, não me surpreenderia se o respaldo da corja brasileira na atual conjuntura causasse boas impressões..E... Como são parecidos essa cambada!!!!Tanto na retórica quanto nas falácias!!!


    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. eu sou Sebastianista! e Muito... Mas não no sentido em que o termo é usado para considerar Cavaco como um dito "homem providencial"... coisa que o bicho não é. Não passa de um homem muito, muito inculto e que fala pior inglês que eu (o que parece impossível)

    Se aquilo é o melhor "sebastião" que se arranja, estamos bem tramados!

    ResponderEliminar
  10. É o velho 'síndrome' da Filosofia de sétimo ano [e de 6º], e das Faculdades de Economia portuguesas onde não teve entrada como estudante...

    Depois vem a merda da política que tudo tapa e arranja, que facilmente transformou o Contabilista numa 'autoridade' em Economia [fora o resto que se tem visto]...

    Beijo da víbora

    ResponderEliminar
  11. Também partilho algum "sebastianismo" com o velho Rui ( também, da maneira como isto está, só se pode mesmo sonhar com um salvador... Ehehe! ), mas passa por algo muuuuuuuito diferente deste senhor doutor de Goa, Damão e Diu...
    Bem a comparação com qualquer acto de D. João II é... mesmo irreal! Antes um arroto inferior do D. João II a um discurso de horas desta gente que nos desgoverna... Mas enfim!

    E agora a alegre Socratina prepara-se para ir à China!! Mais uma embaixada itenerante que irá mudar Portugal... Sei que te dará muita inspiração! Valha-nos isso! Pois nem quero pensar na despesa de tais excursões... Perdão, viagens de estudo!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Quem sabe se não se converterá ao hinduísmo e compra uma casita à beira do Ganges e fica por lá?...

    ResponderEliminar
  13. Luis carlos:
    Não deve haver grandes diferenças entre as classes politicas dos nossos países. Aqui já vivemos num liberalismo global em que a corrupção é generalizada. Mesmo ouvindo aquilo que se passa por ai tenho alguma esperança nos politicos da América do Sul para encontrarem uma nova via para este mundo.
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Rui:
    Para mim é dificil acreditar que um só homem possa fazer tudo. Pode ser um catalizador mas nunca mais do que isso e, não é certamente, o Cavaco.
    abraço

    ResponderEliminar
  15. vibora:
    É que para mais ele nem é um bom economista. Basta ver as porcarias que fez quando foi PM. Foi utilizado pela direita como simbolo, ganhou a aura e agora basta-lhe gerir a sua imagem
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Sá Morais:
    Como disse ao Rui acredito mais num povo que num salvador. Pena é que a gente honesta não chegue ao poder e que aqueles que chegam sejam corruptiveis. Este comedor de bolo rei ainda pode fazer muito mal a este país com o poder que lhe estão a dar.
    Quanto à viajem da Sócretina havemos de fazer o relato do passeio na altura.
    abraço

    ResponderEliminar
  17. Corcunda:
    Aquele está convertido e é quase papa da religião capitalista. Só adora mesmo o dinheiro.
    abraço

    ResponderEliminar
  18. ahahahahahahah!
    Estão demais essas figuras. Dispensam mais comentários. :))
    jinhos

    ResponderEliminar
  19. tb:
    Um casal de grandes artistas.
    bjs

    ResponderEliminar