domingo, setembro 02, 2007

A Rainha - Stephen Frears

Numa época em que as televisões não param de falar de Princesas e Rainhas, não pude deixar de me lembrar da nossa Maria. Há que tempos que não lhe fazia um boneco e as saudades que já tinha. Fica então aqui o seu retrato, como a Rainha desta República de bananas, que somos todos nós, por não exigirmos uma verdadeira "res publica", que como sabem quer dizer "coisa publica". Mas, vem isto a propósito de uma opinião, sincera e correctamente exposta num comentário a um post de uma votação que decorre para eleger o blog “Cegueira Lusa Setembro 2007 e para a qual este blog foi gentilmente nomeado. Diz assim:

"WEHAVEKAOSINTHEGARDEN:
Acho que é um blog consistente e um bom blog de opinião, no entanto centra-se demasiado em atacar o governo… parece-me ser de alguém anti socialista, de bota abaixo! Apesar de algo que dá muito que falar, é algo que não me parece muito ser merecedor de prémio. Mas como diz o autor, “A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão”, nada mais a dizer portanto."

Quero começar por agradecer ao Márcio pela sua opinião, mas esclarecer que sou tudo menos anti-socialista. Já declarei publicamente no meu blog, em diversas ocasiões que, embora não me reveja em nenhuma das forças políticas que actualmente nos representam no Parlamento, sou defensor de uma ideologia de esquerda. O que eu ataco não é este governo, mas sim a política liberal que está a ser executada em Portugal e na Europa. Concordo que sou de “Bota abaixo”, mas não contra as pessoas, só contra as suas políticas. Acredito na utopia de um mundo melhor e mais justo e que ela só se tornará possível se todos nós tivermos a coragem de dizer aquilo que pensamos. Nasci e vivi no antigo regime salazarento do antes 25 de Abril e, talvez por isso, tenho como um dos meus valores fundamentais a Liberdade pois sei o que é viver privado dela. Mais uma vez agradeço ao Márcio por me ter chamado a atenção para o facto de eu, neste blog, poder estar a dar uma impressão que não corresponde à realidade. Procurarei no futuro ser mais cuidadoso com isso, embora não possa, nem queira, deixar de bater neste (ou em qualquer outro) governo que ande a lixar este país.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

4 comentários:

  1. Hoje vem citado no "Público" na rúbrica "Blogs em papel" o post "As férias, os concursos e os exames".


    1 Abraço

    ResponderEliminar
  2. "Se medires o êxito em termos de louvores ou crítica, será infinita a tua angústia".
    LAO TSÉ

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/9/07 13:32

    Kaos:
    Penso que a época em que vivemos já não é de partidarismos- tal postura foi explicável num pós-25 de Abril quando ainda aprendiamos o conceito de democracia que nos foi sonegado por quase meio século.
    O teu post é aquele que mais visito, pois são criticadas políticas mais do que partidos. Este neo-liberalismo é tramado e a curto prazo já nos está a afectar a qualidade de vida. Pessoalmente não tenho sido muito castigado, dado que os meus pais me conseguiram dar as ferramentas para vir a fazer frente aos desafios, o que muito lhes agradeço, mas verificamos de novo uma maior estratificação social como não obsevávamos há décadas... não devemos olhar só para a nossa vidinha, mas para a realidade em que nos inserimos . Espero que continues pelo mesmo caminho e acredito ser esta a opinião de muitos, daí o êxito do teu blog.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/9/07 17:36

    Bem lembrada! A rainha mestre-escola, por alcunha a "doméstica"!
    Mas já agora, por estarem ainda mais esquecidas, parece-me justo relembrar aqui também as suas antecessoras: a rainha das hospedeiras e a rainha dos palcos!

    ResponderEliminar