terça-feira, março 18, 2008

A estratégia para o futuro

 A patroa

Hoje ouvi, com algum espanto a Sinistra Ministra da Educação definir claramente os objectivos deste governo em matérias de qualificações para os portugueses. “Este programa segue recomendações internacionais, que apontam como um problema grave o déficit de qualificação dos portugueses". Segundo ela, e ao contrário da Europa, só 30% dos nossos jovens seguem os cursos profissionalizantes e 70% prosseguem os seus estudos.
"O objectivo do governo é atingir, no próximo ano, a meta dos 50%, ou seja, que metade dos alunos do ensino secundário façam essa frequência em cursos profissionais e vocacionais", afirmou a ministra. Isto para o ano, que no futuro esperam atingir a meta dos 70 ou mesmo 80%.
É portanto objectivo deste governo e desta politica Europeia que só 20 em cada 100 crianças portuguesas acabem por tirar um curso superior. Os outros, esses sairão da escola pública, mais jovens, e com isso com uma carreira contributiva para o estado mais longa, directamente para o mercado de trabalho precário e mal remunerado. Carne feita à medida dos grandes empresários para sustentar os seus negócios, gente condenada a viver com baixos salários e poucas perspectivas de futuro. Afinal esta gente não defende mais qualificação para os portugueses, mas antes que vão trabalhar mais cedo. O objectivo deveria ser de criar um ensino que possibilitasse, a um cada vez maior número dos nossos jovens, a capacidade e o conhecimento suficientes para poderem prosseguir os seus estudos até ao mais alto nível possível. Afinal não, só desejam que aprendam o mínimo necessário e suficiente para irem trabalhar. Compreende-se por isso que a filosofia, a literatura e outras disciplinas mais humanistas, sejam assuntos a descartar dos programas. Compreende-se por isso que não haja grande necessidade de saberem as matérias para passar o ano. Se um aluno não sabe quem foi ou o que fez D. João II não prejudica em nada a sua capacidade para estar sentado numa caixa de um hipermercado. Vamos atrasar um ano a sua entrada no mercado de trabalho por um jovem não saber qual é o monte mais alto do mundo ou quantos planetas tem o sistema solar? Esta corja parece pensar que não e por isso tudo faz para evitar chumbos nas nossas escolas (e também porque fica bem nas estatísticas).
Para os outros 20%, saídos das escolas particulares, do ensino feito com qualidade, fica aberto o caminho para prosseguirem os seus estudos e poderem assim aspirar a melhores profissões mais bem remuneradas. O pior de tudo isto é que nem será o mérito a decidir o futuro de cada um, mas simplesmente o estrato social e económico de onde vierem.
Juntem isto a crianças, desde o primeiro ano, fechadas em escolas, muradas e gradeadas durante 11 horas diárias, a viverem sob o olhar de câmaras de vigilância e de uma disciplina rígida (Para o reforço da segurança nas escolas, o primeiro-ministro disse que “continuará sendo desenvolvido o monitoramento por cameras e os estudantes passarão a pagar todas as suas despesas dentro da escola com o cartão de aluno”). Crianças educadas para aceitarem ser controladas, vigiadas, a obedecer a ordens sem discutir, sem refilar, e depois entregues a patrões como se de gado manso se tratasse. Esta é a sociedade que esta gente, sob a supervisão dos Bilderberg, está a criar para os nossos filhos. É isto que queremos para eles? Eu não, e por isso é que nunca me calarei nem deixarei de tudo fazer para os desmascarar.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

10 comentários:

  1. Há alguns anos que um relatório de CEE, hoje UE, distribuia as tarefas pelas diferentes regiões do continente. A nós calhava-nos o turismo e lazer (implícito o sexual).

    Claro que para isso não são necessárias grandes qualificações: empregados de hotel e 'fornecedores de prazer.

    Devo dizer que quando se massificou o ensino dever-se-ia ter tomadao este caminho. Pai analfabeto-filho alfabetizado-neto doutor. Não foi assim: puseram-se muitos filhos de trabalahadores braçais -afinal eles tinham-se safado sem queimar as pestanas- que não incutiam aos seus filhos a necessidade de estudo e o sistema colapsou.

    Agora perante a hecatombe tiveram a desfaçatez de dizer que se os 'putos' são maus a matemática a culpa é da genética, ou seja somos racicamente inferiores -citei.

    E a consequência SE SÃO 'BURROS' TEM DIREITO A PALHA, ou seja, à sobrevivência, com salários de miséria e pouca cultura.

    Viva o 'socialismo'
    Viva o laicismo
    Viva a República!


    nb - espero que tenham notado a ironia!

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  2. Claro que notei a ironia e há muito que digo que a Portugal foi dada a função de ser o Inatel da Europa. A pergunta que faço é se desejamos realmente fazer a vontade a esta Europa ou se lhe devemos dar um par de coices (afinal se somos burros e comemos palha ao menos que utilizemos as armas que temos). Esta Europa dos Bilderberg não nos serve e só vai trazer miséria e desgraça a este país. Sou socialista por filosofia (mas não PS, PC ou BE, sou laico porque não acredito em Deuses mas simplesmente no homem, e republicano porque acredito que é ao povo, ou seja a todos n´+os, que cabe decidir o nosso futuro em liberdade, sem condicionamentos nem imposições.

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  3. Eu conhecia o objectivo de chegar a 2010 com 50 por cento dos alunos do secundário a frequentar vias profissionalizantes. Podia esclarecer-me onde ouviu a ideia dos 70 ou 80 por cento já para breve?

    Se isso for assim, percebe-se claramente toda a política educativa do governo. Desprestigiar os professores e a escola pública, assegurar condições para o crescimento dos colégios privados de onde sairão os 20 a 30 por cento de alunos para as faculdades «sérias». Mostra-se também assim o que se esconde por detrás da retórica do choque tecnológico. Uma abjecção.
    JCM

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  4. ORA VIVA KAOS, TOCOU-ME PARTICULARMENTE A SUA RETRATAÇÃO, POIS É A QUE EU RIGOROSAMENTE E MILITANTEMENTE PERFILHO. GOSTEI !

    JULGO QUE UM CERTO TOQUE DE VISÃO ANARQUISTA - NO BOM SENTIDO - DAS COISAS, SOBRE AS ORGANIZAÇÕES, TORNA-NOS MENOS SEGUIDISTAS E CONSEQUENTE INDIVÍDUOS MAIS PERIGOSOS PARA AS ORGANIZAÇÕES JÁ IMPLANTADAS POLÍTICAS /RELIOSAS / FILOSOFICAS.

    INCOMODA-ME MAIS A REACÇÃO, MUITAS VEZES, IRACCIONAL COLECTIVA QUE A REACÇÃO INDIVIDUAL.

    NÃO INTERPRETE AS MINHAS MAÍÚSCULAS COMO GRITOS, PORQUE NÃO O SÃO E NEM O PRETENDEM SER.

    ZENDO_55

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  5. ORA VIVA KAOS, TOCOU-ME PARTICULARMENTE A SUA RETRATAÇÃO, POIS É A QUE EU RIGOROSAMENTE E MILITANTEMENTE PERFILHO. GOSTEI !

    JULGO QUE UM CERTO TOQUE DE VISÃO ANARQUISTA - NO BOM SENTIDO - DAS COISAS, SOBRE AS ORGANIZAÇÕES, TORNA-NOS MENOS SEGUIDISTAS E CONSEQUENTE INDIVÍDUOS MAIS PERIGOSOS PARA AS ORGANIZAÇÕES JÁ IMPLANTADAS POLÍTICAS /RELIOSAS / FILOSOFICAS.

    INCOMODA-ME MAIS A REACÇÃO, MUITAS VEZES, IRACCIONAL COLECTIVA QUE A REACÇÃO INDIVIDUAL.

    NÃO INTERPRETE AS MINHAS MAÍÚSCULAS COMO GRITOS, PORQUE NÃO O SÃO E NEM O PRETENDEM SER.

    ZENDO_55

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  6. jcm:
    Não fui eu que inventei a ministra e o Engenheiro é que o disseram ontem. 50% para 2009 e 70 ou 80% como objectivos do governo. Estes filhos da puta querem este país um país de assalariados com baixos salários e ao serviço dos grandes senhores
    abraço

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  7. anónimo:
    Tens realmente razão quando dizes que não sou seguidista. Preso muito a minha liberdade de pensamento para seguir de olhos fechados a opiniões dos outros. Nem todos temos de ser cegos ou tapados para não ver a realidade e esta realidade, aquela que vivemos agora é demasiadamente evidente para que não nos revoltemos, mesmo que isso nos faça ficar demasiadamente perto daquilo que não somos. Defender a liberdade e o futuro é essencial. Não sei se sou anarquista ou simplesmente louco, mas que não posso ficar calado perante aquilo que se passa, isso não posso.

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  8. Kaos,

    Obrigado pela informação. Não vi o debate parlamentar e, por isso, desconhecia essas metas. Mas a oposição calou-se? Lá vai a retórica do choque tecnológico e da sociedade do conhecimento.

    Abraço,
    JCM

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  9. BRAVO KAOS !

    APESAR DE PODERMOS NÃO SER COINCIDENTES, APLAUDO A TUA POSTURA QUE TAMBÉM É A MINHA !

    ZENDO_55

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  10. É a ganda stúpida freira gorda, má, mesquinha, pois não é?!

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