domingo, maio 04, 2008

Os peitos das enfermeiras

Os peitos

«A edição de hoje do semanário Sol avança que a Inspecção de Saúde descobriu que estavam a ser feitas cirurgias estéticas, sobretudo reduções e aumentos mamários, a funcionárias daquele hospital. De acordo com o jornal, algumas destas mulheres estavam mesmo inscritas na lista de espera do serviço como doentes, enquanto outras eram chamadas para a cirurgia quando faltava um doente para outra operação qualquer.
A IGAS [Inspecção Geral das Actividades de Saúde] terá detectado a situação quando realizava uma auditoria de gestão ao hospital e, de acordo com o Sol, já abriu um processo de inquérito. "Se a Inspecção [Geral das Actividades de Saúde] está a analisar, vamos aguardar o relatório e veremos o que há a fazer a seguir", afirmou Ana Jorge, admitindo só agora ter tido conhecimento da situação.»

Eu acredito que a Ministra nada soubesse desta prática que acontecia no Hospital de S. João do Porto e fico satisfeito de ver que o serviço encarregado de investigar para garantir o cumprimento das regras tenha detectado o problema, (e não a comunicação social como já se tem tornado normal neste país). O que devemos esperar é que este inquérito produza resultados e que tudo fique devidamente esclarecido e as culpas entregues a quem realmente as tem. Não espero a punição pela punição mas sim que se salve o Serviço Nacional de Saúde, tão ameaçado tanto por quem o devia defender como pela ganância de lucros do sector privado, seja preservado. Sem querer tirar valor ao tamanho dos peitos das portuguesas, nomeadamente das enfermeiras, mas parece-me mais importante que se acabe com as vergonhosas listas de espera de verdadeiras doenças. Talvez assim se evite o turismo médico a Cuba que parece estar a generalizar-se.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

4 comentários:

  1. E há por aí clínicas privadas a aumentar as mamas a funcionárias públicas, à conta da ADSE, cirurgias estas que são facturadas como se se tratasse de outras cirurgias comparticipáveis.

    A coisa corre tão bem que até conheço um caso de uma senhora que depois de arranjar umas mamas novas, à custa da ADSE, até conseguiu trocar de marido...

    A operação foi um sucesso, a não ser para o cornudo e para os pagantes.

    ResponderEliminar
  2. mais um inquérito
    a somar a tantos outros
    sempre com o mesmo resultado
    ... arquivado por falta de qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/5/08 10:32

    O que eu não percebo nesta (mais uma) infeliz notícia que apraz registar, e que desconhecia, é a relação entre as funcionárias (é o que está descrito) e as mamas (este é o termo) das enfermeiras do respectivo hospital. Então não existirão por lá também umas mamas para por no sitio de algumas médicas? Ou de algumas auxiliares de acção médica? Ou de algumas nutricionistas? Ou de algumas Radiologistas ou Fisioterpeutas ou técnicas de várias ordens e feitios?
    Já percebi, só interessam mesmo as mamas das enfermeiras... nestas todas as pessoas podem tocar. Compreendo!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo site . Iremos adiciona-lo aos nossos links . As imagens são excelentes . Neste caso em particular esteve mal nos comentários que fez .

    Sei que há a "grande fantasia" das Enfermeiras , mas neste caso em particular ficou provado que não eram Enfermeiras ... pelo contrário .

    ResponderEliminar