quarta-feira, janeiro 18, 2006

Ainda não votei mas eles já se fazem ouvir


A Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco (SaeR) considera que a crise em Portugal tornou-se endémica, com a colectividade nacional desmobilizada e desorientada, em artigo publicado na edição de Dezembro do seu Relatório.

"A instabilidade tornou-se endémica", o que se exemplifica com a erosão da base eleitoral que sustentou a maioria absoluta obtida pelo PS nas eleições legislativas de Fevereiro de 2005.

Oito meses depois, prossegue a publicação da empresa que é gerida por Ernâni Lopes, as eleições autárquicas de Outubro mostraram que essa base de legitimidade eleitoral já foi relativamente afectada, "persistindo a legitimidade formal de base parlamentar que sustenta a continuidade da fórmula de governo".O texto, não assinado como é norma da publicação, acentua que a afectação da legitimidade eleitoral se traduz na mencionada legitimidade formal, mas sem que esta tenha associada "uma efectiva mobilização colectiva".

Desta forma, acrescenta, "a transferência das expectativas para a eleição presidencial aparece como paradoxal, na medida em que é uma transferência para um órgão de soberania que não governa".Além de paradoxal, esta transferência é ainda vista como "sintomática", uma vez que "a sociedade procura um eixo de referenciação, um elemento estável que tenha credibilidade como regulador e como orientador num sistema político que não se tem mostrado capaz de fixar a legitimidade e de estruturar a confiança no futuro".

In “Diário Económico”


O Cavaco ainda não ganhou, mas já lhe andam a estender a passadeira vermelha para acabar com este governo. Misturam-se eleições, baralha-se e ai está o cavaquismo no seu melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Powered By Blogger