quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Liberdade de expressão, o caralho.


“Tenho t-shirts com as caricaturas que enfurecem o Islão e vou começar a usá-las a partir de hoje”, referiu Roberto Calderoli, o ministro italiano para a Reforma Institucional. Alheio a todos os apelos de contenção na chamada “crise das caricaturas”, decidiu imprimir as polémicas caricaturas de profeta Maomé em várias t-shirts que pretende usar e dar a todos aqueles que pretendam fazer o mesmo.
“Não vale a pena pensar que é possível dialogar com esta gente. Eles querem humilhar-nos. Basta. O que queremos ser? A civilização manteiga derretida.”
O ministro italianp, pertence à Liga Norte, um partido de direita que tem matizes racistas. Caderoli foi acusado de “racista, machista e hooligan perturbado” depois que tentou depreciar a repórter israelista Rula Jebreal, num programa de televisão, chamando-lhe “senhora bronzeada”.

Liberdade de expressão o caralho. Isto não é liberdade de expressão, isto é provocação pura e simples. Em nome da defesa de algo que para nós tem um valor insubstituível, a liberdade, provoca-se outros com ataques naquilo que para eles é mais sagrado. Não acredito em Deuses, tenham eles o nome que tiverem, mas respeito, tento compreender e entendo aquilo que devem sentir. Todos nós reagimos quando vemos atacado ou depreciado aquilo que amamos. Qual de nós gosta que lhe chamem “filho de uma puta”. Já no caso das caricaturas o que aconteceu não veio de um simples acto de liberdade de expressão. Foi combinado e decidido fazer, por um jornal de direita, a sua publicação para testar até que ponto os Muçulmanos que viviam na Finlândia iam aguentar. A ideia era simples, provocá-los para testar a sua reacção. Conhecendo-se a inflexibilidade da religião Muçulmana, o fundamentalismo e os regimes quase teocráticos existentes fácil era adivinhar o que poderia acontecer. Entretanto já houve violência, mortes e uma situação de quase impossível resolução. Quem é culpado ou inocente? Com a extrema-direita a aproveitar, como está a acontecer com o ministro italiano, só caminhamos para o conflito a intolerância e para o ódio. Estão a fechar a porta de saída e existe um perigo muito real de brevemente sermos obrigados a escolher um dos lados da barricada, com a “obrigação” de odiar o outro. Teremos de aceitar que a razão está toda do mesmo lado quando no fundo sabemos que nunca é assim. Não há só uma razão e uma verdade e enquanto não aceitarmos isso os outros serão sempre ou os blasfemos ou os fundamentalistas. Quem julgará e condenará Roberto Calderoli, Ministro Italiano para a Reforma Institucional, pelas mortes e destruição que os seus actos irão certamente gerar. Ou vamos dizer que o filho da puta só estava a exercer o seu direito à liberdade de expressão. Liberdade de expressão o caralho.

7 comentários:

  1. Os radiciais de todos os extremos estão sempre à coca de oportunidades que lhes permitam dar um salto de populariedade e Poder. Este caso das caricaturas tem sido usado exactamente para esses fins pelos radicais islâmicos de todo o Mundo. Agora, o regime de opereta que governa Itália tenta tb sacar alguns dividendos. Passe pelo Net racista lusa e verá como o pnr e quejandos tentam colocar-se a reboque do problema...

    ResponderEliminar
  2. O que me preocupa é que com estas atitudes corremos o risco de começar algo que depois não possamos controlar e que uma guerra mais "global" venha a substituir as até agora regionais. (Para alegria de alguns e desgraça de muitos)

    ResponderEliminar
  3. Não se chegaramos à forma de "guerra", mas que os recrutas para bombistas suicidas aumentaram, isso parece-me certo... é no aumento do nº de radicais que existe o grande perigo. E um aumento que será também potenciado se estes discursos de extrema direita se multiplicarem.

    ResponderEliminar
  4. estas atitudes não levam a lado nenhum. só prejudica.
    aquela maçta das arábias não bate bem da mona, mas não é com actos destes que as coisas se resolvem.

    ResponderEliminar
  5. A pergunta que faço é como se vai conseguir para isto quando dois fundamentalismos teimosos marram um com o outro.

    ResponderEliminar
  6. proponho que fassamos uma colecta para lhe pagar umas férias no Irão se ele prometer que leva a t-shirt vestida.

    ResponderEliminar
  7. se isso é liberdade de expressão não quero nem saber o que não é! esse é um classico caso de Ser Humano revoltado com a vida, essas pessoas merecem desprezo e só querem chamar a atenção.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger