sexta-feira, março 17, 2006

CONSELHO DE ESTADO II

Um Conselho de ecos e reflexos
Adaptado de "Main tenant un miroir sphérique"

M.C. Escher - 1935

Depois do choque que foi assistir ao anúncio da escolha dos cinco conselheiros de estado escolhidos por Cavaco Silva é possível tirar agora algumas considerações. Cavaco não escolheu conselheiros, mas sim ecos da sua própria pessoa. Pedir conselhos a essas pessoas é como falar sozinho com um espelho, com o seu próprio reflexo; a resposta que encontra é aquela que queria e que já existe antecipadamente na sua cabeça.
Q
uem quer verdadeiramente ser aconselhado, sobre um qualquer assunto, escolhe para isso pessoas que lhe possam dar uma visão diferente da sua, possibilitando o contrapor ideias para depois, conscientemente, decidir.

L
eva consigo para Belém, um amigo, João Lobo Antunes, um homem dos bastidores dos negócios, Dias Loureiro, um fazedor de opinião pública, Marcelo Rebelo de Sousa, e gente a quem vai exigir o controlo, do PSD a Manuela Ferreira Leite e do CDS a Anacoreta Correia. Poderemos ver, nos próximos tempos esta gente a mover-se nos bastidores e a colocar na linha de partida para a liderança dos seus partidos, gente da sua confiança. Com esta estratégia poderá controlar toda a direita portuguesa e preparar o assalto ao governo.

Q
ual Narciso, Cavaco está apaixonado pela sua pessoa, pelo seu reflexo, pelo seu eco.

5 comentários:

  1. É o homem e o seu umbigo. A arrogancia da direita

    ResponderEliminar
  2. Realmente segundo a vossa opinião ele deveria era convidar para conselheiros, o Francisco Anacleto, o camarada Cassette Jerónimo, a Odete Santos, o António Vitorino e o Alberto João, que era para ter pontos de vista diferentes dos dele. Enfim é a "arrogância da direita" versus a natural estupidez da esquerda!
    Saudações Democráticas!!!

    ResponderEliminar
  3. A tentativa de "contagiar" a direita à sua imagem (CS) encerra um paradoxo.Cavaco Silva, na tentativa de modificar o PSD fez com que este ficasse anestesiado e perdesse papel na condução política. O PSD, remetido para a oposição, sem as benesses do governo, manifesta-se apenas no negócio territorial das autarquias e das suas ramificações. É um partido de pulverização de interesses. Cavaco na exacerbação das suas qualidades estiolará o terreno político donde emergiu.
    Cavaco também se engana!
    Vertigo

    ResponderEliminar
  4. Cada um convida quem quer, mas tanbem cada um de nós tem direito a fazer disso a leitura que assim o desejar e concordar ou não. Que cavaco é um narcisista é notório, e que se anda a rodear de quem pensa como ele também. Um grupo e amigos à volta de uma mesa em amana cavaqueira. Nada importante

    ResponderEliminar

Powered By Blogger