quarta-feira, março 01, 2006

CONTRA A GUERRA DO IRAQUE

18 de Março: Iraque – três anos de ocupação, três anos de resistência

Concentração em Lisboa (local a anunciar)

MOVIMENTO CONTRA A GUERRA DO IRAQUE

QUEREMOS

Que se retirem as forças ocupantes

que o governo afirme uma posição clara CONTRA A GUERRA

demonstrar a nossa indignação no envolvimento de Portugal e no uso permissivo da Base das Lajes pelos EUA


Movimentação subscrita por 22 organizações das várias esquerdas

(CGTP, PCR. Bloco de Esquerda)

Este é o primeiro apelo à nossa participação nesta concentração contra a guerra.
Dentro dos blogs, todos somos contra. Fora dos blogs… poucos são os que aparecem nestas coisas. Muitos de nós não passamos senão de vozes-contra virtuais, uma espécie de espíritos etéreos, iluminados, capazes de emitir opiniões electronicamente e, a maior parte, sem sequer saber muito bem como e a que custos. Espíritos desencarnados, ou seja, só espírito sem corpo.
Pessoalmente acho que está na hora de darmos o corpo ao manifesto. Não adianta só queixarmo-nos do que acontece. É preciso não deixarmos que aconteça; ou levantar a nossa voz contra o que não queremos que aconteça ou venha a acontecer. A guerra do Iraque, mais que não seja, tal como é, e tal como acontece todos os dias, é um pressuposto para que todas as guerras sejam possíveis (basta que haja quem as queira, até com uma simples publicação dum cartoon.)
Outro aspecto que me parece importante é o facto de um tipo de movimentação destas poder mesmo juntar as forças da esquerda. Canalizá-las para um mesmo fim, mostrando que juntas podem ter mais expressão do que o triste espectáculo que descambou na vitória a Cavaco Silva.
Mas principalmente, ser este um movimento totalmente apartidário e que não toca só a partidos e organizações. Todos somos afectados pela guerra do Iraque de uma forma indirecta. Pior: o povo iraquiano continua no dia a dia a sofrer directamente na pele os efeitos da guerra, da ocupação e da destruição.

SÓ HOJE:

Gazeta do Povo (Assinatura)Onda de ataques no Iraque mata mais de 50 pessoas
JC OnLine - 3 horas atrás
Um novo ataque a uma mesquita xiita no Iraque deixou ao menos 23 mortos e 45 feridos em Bagdá nesta terça-feira (28). Mais cedo ...
Nova explosão eleva para 41 número de mortos no Iraque JC OnLine
Explosões em série matam ao menos 31 no Iraque JC OnLine
Dia de violência termina com 60 mortes no Iraque BBC Brasil

Por tudo isto gostávamos de os ver por lá e lançamos o desafio da participação em corpo de todos os blogistas. Pedimos que vão passando a palavra nos vossos blogs e a todos os cidadãos conscientes que conheçam.

Nós assim o faremos!

2 comentários:

Powered By Blogger