segunda-feira, março 20, 2006

Durão Barroso - O enganado

Três anos depois de ter apoiado a guerra no Iraque, o antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, declarou hoje “A decisão que tomei, e que muitos governos tomaram, foi baseada em informações que tínhamos recebido e que, depois, não foram confirmadas: que havia armas de destruição maciça no Iraque", disse Barroso no programa «Le Grand Jury» LCI-RTL-Le Fígaro.
Tínhamos documentos que nos foram dados. Foi com base nessas informações que tomámos aquela decisão “, referiu.
Então chefe do governo português, Barroso acolheu para uma cimeira nos Açores, a 16 de Março de 2003, quatro dias antes do começo da intervenção no Iraque, o presidente norte-americano, George W. Bush, e os primeiros-ministros britânico, Tony Blair, e espanhol, José Maria Aznar.

Assim se faz politica e se condenam à morte milhares de pessoas. Durão barroso vem agora tentar justificar o injustificável. Se agiu com base em informações que não foram confirmadas a responsabilidade é toda dele. Não e invade um país soberano, sem se ter a certeza daquilo que se está a fazer, sem se confirmar as informações. Quem o faz mostra uma incapacidade total para ocupar um cargo público com grandes responsabilidades.
Agiu, Durão Barroso, baseado em informações recebidas dos Estados Unidos. Que atitudes tomou posteriormente em relação a Bush? Pediu-lhe justificações? Condenou a sua atitude? Que se saiba não, o que é grave por mostra uma subserviência que envergonha Portugal. Pior, aceitou e andou a pôr-se em bicos dos pés para aparecer nas fotografias de uma cimeira que nunca se devia ter realizado em solo português. Foi usado, abusado e deitado para a valeta. Baixou a cabeça e nada disse. Tenha vergonha, Sr. Durão Barroso e, em vez de se andar a tentar justificar, peça desculpa aos portugueses por aquilo que fez. Ou melhor, peça desculpa aos Iraquianos pela destruição e pelos milhares de mortos pelos quais também é responsável.

6 comentários:

  1. O cara de peixe, o bush e o resto da pandilha deviam todos ser julgados em Haia por crimes contra a humanidade.

    ResponderEliminar
  2. e mais:

    se as fontes eram falsas, onde está o protesto veemente e o grito de Durão por ter sido enganado?

    Isto parece mais um queixume silencioso do que um protesto veemente e claro...

    ResponderEliminar
  3. Onde estão agora todos aqueles, que em Portugal berraram a favor desta guerra?

    ResponderEliminar
  4. Já algum Governo dos Países invasores e dos Países apoiantes dos invasores, se prestou a pedir desculpas aos povos do Iraque pelas mais de cem mil mortes? pelo indescritível sofrimento diário das populações? pela dor causada às famílas dos mortos? Os EUA já pediram desculpa ao seu povo pela morte de mais de dois mil soldados Americanos na sua maioria jovens?
    O que é que se poderá fazer para inverter esta tendência mundial para o suicídio humano em massa?

    ResponderEliminar
  5. Todos os que aqui (Comments)escrevem tem mesmo muita razão. Vão viver para o Iraque! Seus bardinas! Estes gajos são todos como o Sarkozy dizia "ESCUMALHA"!!!

    ResponderEliminar
  6. Oh JFK passaste-te. Os que aqui escrevem têm a sua razão construida na sua lógica e na forma como analizam os problemas. Para ti, é que parece que isso é um problema. Se queres que te diga estou-me borrifando para aquilo que tu pensas. Não compreendo o mundo da mesma forma que tu e só posso lamentar por ti. Se consideras aqueles que vêm escrever neste blog como escumalha até nem me importo muito, pois antes escumalha que admiradores desse Sarkozy. Sabes, é que estou um bocado farto de neo-fascistas. Já me vai faltando a paciencia.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger