sábado, março 25, 2006

A força da lei, ou a lei da força

Inspirado no filme "O Grande Ditador" de Charles Chaplin

O governo apresentou hoje duas medidas extraordinárias. Primeiro, depois de reunião com o Conselho de Concertação Social sobre as novas regras para o subsídio de desemprego, o governo afirma que, “embora não se tenha chegado a nenhum acordo, o governo vai avançar com as medidas propostas”. É sem dúvida uma estranha forma de negociar, esta de dizer que, ou concordas comigo ou acabamos já aqui a conversa e eu faço o que quero. Um quero, posso e mando, que no mínimo não será assim muito democrático. A segunda medida tem a ver com a regionalização, recusada pelo referendo de 1998 e agora ressuscitada por este governo. Dividindo o país em cinco regiões administrativas implementa a chamada regionalização por decreto. Indiferente e esquecendo a opinião demonstrada pelos portugueses, adia o referendo sobre o assunto para um futuro governo que saia das próximas eleições legislativas em 2009.
Se no primeiro caso era uma questão de “faço o que quero independentemente da tua opinião” neste segundo é mais do género “faço o que quero e quem vier a seguir que faça o refendo”.
Sócrates, que tu sejas arrogante e teimoso, ainda vamos nós encolhendo os ombros, agora que te comeces a armar em ditadorzinho já é mais grave. A democracia, não é só submeteres-te a eleições de quatro em quatro anos, pressupõe a existência da liberdade e do respeito pelas opiniões de todos e de cada um de nós.
Só mais uma nota para Marcos Mendes, o pequeno líder da oposição, que apareceu a acusar o governo de anunciar muitas medidas, mas de não as concretizar. Como exemplo, deu o caso da regionalização, dizendo que anuncia agora mas adia-a, veja-se lá, para 2009. Abre os olhos miúdo, ele está a fazer a regionalização em cima da tua cabeça e tu não vês nada.

3 comentários:

  1. We have Socratina in the Garden

    ResponderEliminar
  2. É ele e os seus ministros. Já o Costa se disse infdeferente às manifestações (dos policias naquele caso).

    ResponderEliminar
  3. É uma dita dura forma de estar

    ResponderEliminar

Powered By Blogger