sexta-feira, abril 07, 2006

A Blogosfera vista por Clara Ferreira Alves

Adaptado de Imagem retirda de kr.blog.yahoo.com (autor desconhecido)

A blogosfera é um saco de gatos que mistura o óptimo com o rasca e acabou por tornar-se um prolongamento do magistério da opinião nos jornais. Num qualquer blogger existe e vegeta um colunista ambicioso ou desempregado ou um mero espírito ocioso e rancoroso. Dantes, a pior desta gente praticava o onanismo literário e escrevia maus versos para a gaveta, agora publicam-se as ejaculações. Mas, sem querer estar aqui a analisar a blogosfera e as suas implicações, nem a evidente vantagem dessa existência e da qualidade e liberdade que revela por vezes, destituindo do seu posto informativo os jornais e televisões aprisionados em formatos e vícios, o resíduo principal de tudo isto é que os jornais mudaram, e muito, e mudaram muito rapidamente. Parafraseando Pessoa na hora da morte, We know not what tomorrow will bring.
Clara Ferreira Alves in “Diário Digital”

No seu artigo de despedida do Diário Digital, Clara Ferreira Alves, acaba por fazer uma analise sobre a imprensa escrita, jornais, e qual o seu futuro em contraponto com a televisão e com a nova era digital. Quando se refere à blogosfera há alguns pontos em que me encontro “confuso” com as suas opiniões. Sendo eu, o que ela designa por um Blogger, passei a saber que em mim existe e vegeta, isto é sou, ou um colunista ambicioso, que não me considero, ou um desempregado, que felizmente não sou, ou um espírito ocioso e rancoroso, o que por mais falta de opções deverei ser. Só que analisando aquilo que, eu e muitos outros bloggers que conheço aqui fazemos, parece-me ser exactamente o oposto, ou seja uma tentativa de criar um espírito crítico de onde derramamos o fruto da análise que fazemos do mundo que nos rodeia, e uma forma de troca de pontos de vista. Será isso ócio? É que se o é, então todos os comentadores, analistas e escritores de opinião também o serão, Clara Ferreira Alves incluída. Par além de ocioso, descubro que também sou rancoroso. Neste caso até talvez lhe possa dar alguma razão, já que realmente sinto um certo rancor por quem, tendo o poder de mudar as coisas, as perpetuam em nome dos seus interesses pessoais.
Quanto ao onanismo e às supostas publicações de ejaculações não me parece merecer qualquer comentário, já que cabe a cada um de nós, que navegamos na blogosfera, fazer a triagem, escolhendo os pastos onde parar para nos “alimentarmos” ou aqueles a que jamais desejamos voltar. Deixem lá os bloggistas ejacular à vontade, que só aqueles que merecerem poderão produzir frutos.

10 comentários:

  1. Tenho de tratar dela, mas tem de ser com tempo.
    O grande problema da Clarinha é que ascendeu a levar na cona, e na Net não pode ascender de modo algum, a não ser a levar na cona virtualmente, e só por engano...

    ResponderEliminar
  2. a fama e o mediatismo bacoco que alimenta as nossas "figuras mediáticas" subiram-lhe à cabeça... julgar pela generalização devia ser algo que estava vedado a alguém inteligente como é a clara. infelizmente, parece que não.

    eis como a "fama" obscura a mente.

    ResponderEliminar
  3. E tu Rui, em que classe te encontras? Pelo que sei também deves ser dos ociosos e rancorosos :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/4/06 15:38

    Não tenho nenhum blog, mas gosto de vir aqui. Acho-lhe graça, e não entendo opiniões com a que foi manifestada pela CFA.
    Será que anda zangada por dizerem mal dela ou estará só num daqueles dias dificeis. Não se entende

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/4/06 18:49

    Pois continuem com o blog que está muito bem feito, é dos melhores que tenho visto por aí.

    ResponderEliminar
  6. mata-hari: Obrigado, pelo elogio e pela visita. Serás sempre muito bem vinda.

    ResponderEliminar
  7. Kaos, a Clara até que não é má rapariga, mas a sua ansia por escrever. Leva com que por vezes diga merda. Bem, eu não partilho nada do que a senhora escreveu, mas compreendo a sua vontade de o fazer. Ela tem de escrever, tem de dar opiniões sobre tudo, usar o humor...tenho sérias suspeitas de que tem um BLOG. Claro que usando o anónimato!
    Fica bem

    ResponderEliminar
  8. O BOM RETATO DE CLARA "Vasco Vs Clara - Amor de perdição" vocês publicaram a 13 de Março

    A.Santos

    ResponderEliminar
  9. Acho graça a essa gente que se julga encartada para ter o exclusivo da escrita e da publicação.

    Concordo com a Clara, há gente que publica ejaculações e ela, está bem visto, é uma delas. Mas sendo ela mulher, o que podemos depreender disso?

    É curioso que, quando interessa, certos opinadores lastimem que os portugueses sejam acríticos, não pensem por si mesmos. No entanto se o fazem, já são uns gatos num saco.

    Mas a imprensa é nobre, a televisão é pura e a rádio altruísta. Só na blogosfera é que se mistura o óptimo com o rasca.

    Já tivemos muitas revoluções, desde a de Gutenberg à da mobilidade física. Mas a liberdade de se poder criar e publicar, seja em escrita, imagem, vídeo ou áudio, sem se estar dependente dum alinhamento editorial, de opções políticas ou comerciais, creio que essa uma das maiores.

    A blogosfera incomoda muito do establishment. A fera foi liberta, conseguirão eles controlá-la agora?

    ResponderEliminar
  10. Será que começou a gostar de cona?... et pour cause,que também ejacula?Mistério.........

    ResponderEliminar

Powered By Blogger