sábado, abril 01, 2006

Foge! Foge, Menezes!

Adaptado da obra "Run, You Coward!" de Charles Keegan

Como eu previ, há já algum tempo, Marques Mendes ao marcar um congresso logo após as Presidenciais, prepara-se para mais dois anos de mandato. Ao fazer isto quase garante a Sócrates que Cavaco não lhe vai tirar o tapete antes do fim da legislatura. Vai faltar tempo ao novo inquilino de Belém. Não é Marques Mendes quem ele desejava ver como primeiro-ministro, mas sim alguém da dupla (Manuela Ferreira Leite / António Borges). Com a nova escolha para líder do PSD a acontecer somente em 2008, mais o tempo de preparação do partido pela nova direcção, estaremos demasiado perto das legislativas para Cavaco poder arriscar a dissolução da Assembleia.

Quem se sai mal de tudo isto são aqueles que apareceram a criticar Marques Mendes e agora se vêem na posição de não poderem avançar. A derrota era certa e eles não desejam queimar a oportunidade. O caso mais representativo desta situação é Luís Felipe Menezes. Criticou o líder, fez-lhe frente com alguma dureza, apresentou um discurso claramente alternativo e apresentou-se como alguém que iria reclamar a liderança. Agora, em cima da linha de partida, desiste, foge. O que fica é um candidato a concorrer só contra si próprio (poderá surgir um qualquer testa de ferro, derrotado à partida, com a única função de mostrar que existe uma oposição interna). Como irão aqueles que nele confiavam reagir é um assunto interno do PSD, mas daqui a dois anos, com a chegada dos grandes tubarões à luta, provavelmente verá a sua margem de manobra e de apoio muito mais reduzida. Fez bluff e quando a parada subiu muito acabou por se assustar e fugir. É, mesmo sem concorrer, já o grande derrotado mesmo antes do congresso começar. Patético.

3 comentários:

  1. Outro que cheira mal a quilómetros.

    ResponderEliminar
  2. e talvez todos os que criticaram Mendes pela sua fraqueza e falta de vigor estivessem enganados (eu inclusivé). Será que estamos? Esta jogada tem tudo de sublime, encostando cavaco à parede e impedindo-o de executar o plano arquitectado à muito pelos barões laranjas, que era o de colocar em belém o sebástico borges ou a ressuscitada beleza...

    ResponderEliminar
  3. É um Santana Lopes da zona norte mas sem gajas

    ResponderEliminar

Powered By Blogger