quarta-feira, maio 17, 2006

Don Quijote de la Moura carrega sobre os novos moinhos eólicos

Já há algum tempo que não via a cara do Pina Moura nos ecrãs da televisão. Veio “pressionar” o governo com uma apresentação do seu projecto que concorre ao concurso público para adjudicações no sector das energias renováveis (pelo menos foi o ângulo pelo qual a SIC noticias tentou pegar no assunto).
Embora o resultado desse concurso só deva ser conhecido daqui a dois meses, ficámos já a saber que vão criar 500 empregos directos e 200 indirectos. Uma sessão de charme para povinho ver, que o governo está careca de saber esses e outros números dos projectos apresentados (é por isso que não acredito muito na “virgindade e pureza” da comunicação social).
Ora ai está uma das áreas onde o grande capital não se importa de investir na produção; a energia. Foi “oferecida” pelo estado aos privados, que avidamente se agarraram à mina de ouro. Basta pensar que a EDP apresentou no ano de 2005 um lucro recorde de 1.071 milhões de euros, e para o ano já foi anunciado que o aumento da energia eléctrica para os consumidores privados, todos nós, será de 4,5% (“Se bem me lembro”, como dizia o Nemésio).
Reli agora aquilo que escrevi e deparei-me com a seguinte pergunta: mas afinal o que há aqui de anormal que justifique que esteja para aqui a escrever isto? Aparentemente, nada, tirando talvez o facto de a empresa ter lucros tão fabulosos e nós pagarmos a electricidade mais cara da Europa.
De pergunta em pergunta lá me perguntei de novo: mas porque razão não ficou o estado, tão carente de dinheiro, com o controlo da energia e dos lucros que gera? Eventualmente poderíamos, nós consumidores, ser beneficiados caso o governo abdicasse de algum lucro em troca de electricidade mais barata e ganhava o estado receitas. Sim, que aquele “chavão neo-liberal” de que a concorrência gera preços mais baixos não pode ser tão levianamente generalizado. Veja-se o caso dos combustíveis, da electricidade e espero que nunca se venha a ver o caso da água (estão-lhe com uma fome e são muitos cães a um osso).
Mas, se calhar devemos todos agradecer ao Primeiro-ministro, não só a este a todos os outros e também a todos os ministros por nos permitirem chegar a 2006, em crise é verdade, mas a podermos ouvir o Pina Moura anunciar que se o deixarmos ganhar nos oferece 500 novos empregos. Já ganhámos o dia.

.
Contributo para o Echelon: SIGDASYS, white noise

7 comentários:

  1. mais um taxista a "mamar" à conta do nosso dinheiro...que se há-de fazer???

    ResponderEliminar
  2. cavaleiro:
    Se fosse só um até era de calar e deixar, mas eles são tantos (cardumes deles) que acabam por comer tudo e nem o osso nos deixam para roer.

    ResponderEliminar
  3. luikki:
    O homem trabalha para a IBERDROLA e o mais grave é se já trbalahava quando foi ministro da economia. Eu cá não sei, mas há vozes no ar que dizem que sim.

    ResponderEliminar
  4. Olaré!
    Eu também fico desconfiado desta pândega toda!
    Mas enfim...

    ResponderEliminar
  5. mitro:
    A cada dia que passa vou sentindao cada vez mais a ideia de um condominio privado de corrupção semi-legalizdo. Uma sensação estranha

    ResponderEliminar
  6. Kaos dá-me um desconto, mas o que são 200 empregos indirectos? São empregos onde as pessoas não se têm de envolver directamente, só receber? :O

    ResponderEliminar
  7. allien:
    É uma boa prespectiva da situação, mas isso nunca seria dito. Aqui trata-se de emprego em empresas da região e que fornecerão produtos para a outra.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger