terça-feira, maio 09, 2006

Estatísticas … “ Portugal na cauda da Europa”

“De acordo com um estudo sobre o impacto económico da evolução demográfica na Europa, publicado no início do ano pelo executivo comunitário, a estagnação do PIB per capita português vai permitir aos países de Leste do alargamento, actualmente mais pobres, ultrapassar Portugal.
Actualmente, a riqueza dos portugueses situa-se nos 68 por cento do rendimento médio europeu. Em 2050, a riqueza de Portugal vai continuar nos 68 por cento, mas a economia portuguesa poderá estar então na cauda da Europa, apenas acompanhada pela Grécia. Quer isto dizer que todos os 10 países do alargamento terão ultrapassado Portugal.
São duas as explicações para este mau comportamento: o fraco aumento da produtividade e o envelhecimento da população.
O estudo prevê que até 2010 a economia cresça a uma taxa de 1,9 por cento por ano. Entre 2011 e 2030, a taxa até subirá para os 2,1 por cento. Mas depois deverá cair para os 0,8 por cento, porque Portugal terá menos pessoas em idade activa.
Os economistas dizem que o estudo apenas traça um cenário e não é uma fatalidade. Apontam até uma solução: a imigração. Uma forma de rejuvenescer o país e aumentar o número de trabalhadores.”
in " Site da SIC".

Será que eu estou ficando maluca? É esta a sensação que tenho quando me deparo com estes números…e com as conclusões que deles germinam. O mundo parece não perceber que este processo de enriquecimento é autofágico. Vou me explicar melhor.

Segundo Auguste Conte, positivista do século XIX, "as ideias conduzem e transformam o mundo". Apesar de não ser positivista, concordo que isso tenha determinada força nos dias de hoje, pois aqueles que tem o “poder” de convocar discussões e formar opiniões só o exercitam no sentido de fazer confusão a cabeça das pessoas.
Vejamos as conclusões que eu posso chegar depois de ler ou ver este artigo:

Conclusão I - Se o pais precisa crescer, ele tem que “modernizar-se”. Cria-se o choque tecnológico. Trabalhadores mais preparados, indústria mais moderna que necessita de cada vez menos trabalhadores para a realização de cada vez mais tarefas. Ora então porque é que a população precisa crescer? Pode envelhecer, pena é que a Segurança Social não “segura” esta barra…

Conclusão II – As ideias que conduzem a nação estão levando a uma derrocada de soluções. A imigração como forma de rejuvenescer o pais ou como forma de ter mão-de-obra mais barata? Boa solução!!! Os imigrantes vêm sempre de um pais mais miserável do que Portugal (Brasil; África, Leste Europeu)!!!! Nem vão reparar que estão sendo fu… e mal pagos. Depois de usados vão ser despejados de volta em seus países de origem e deixar aqui a sua juventude e o dinheirinho que pagaram a segurança social … sem contar é claro em todo o processo de exclusão que em quase sempre se vêm incluídos…

Agora falando sério, será que já não está na hora destes números revelarem que é preciso tomar outro rumo? Que o trabalho é a forma como o homem modifica a sua realidade e que esta realidade tem que ser compatível para o bem-estar de todos e não de alguns? É baseado nestes números que conseguimos a conclusão mais óbvia: ou mudamos e nos humanizamos ou, já com uma visão muito fatalista, seremos devorados por nós mesmos e nossa ganância de sempre ter mais do que aquilo que realmente precisamos.
Claudia Girelli

.
Contributo para o Echelon: Kwajalein, LHI

7 comentários:

  1. Fantastico post!!

    um abraço.

    PS: O link deste blogue está feito no nosso.

    ResponderEliminar
  2. bom dia.

    sem tempo pra mais...

    beijo

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Cristina.
    bom dia para ti também.
    beijo

    ResponderEliminar
  4. Hey what a great site keep up the work its excellent.
    »

    ResponderEliminar
  5. Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
    »

    ResponderEliminar
  6. Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
    »

    ResponderEliminar

Powered By Blogger