terça-feira, julho 11, 2006

Em Cena

Só até 30 de Julho de 2006
Teatro do Bairro Alto, Lisboa, 3ª a sábado às 21:30 e domingos às 17:00


Trabalho dirigido por Christine Laurent, cineasta, argumentista e encenadora. Trata-se de um trabalho sobre um texto de Tchekov, apresentado ao público de forma aberta, como um ensaio, como um esboço que isola certos detalhes da composição geral.
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O GINJAL
Um trabalho sobre o espaço e o tempo.
É como se, com os actores, partíssemos de uma página em branco ou do silêncio total, do esquecimento do sono, e depois, devagarinho, como se nos puséssemos a viver, ali, essa estranha e longa jornada fictícia, inventada por Tchekov, que se desenrola, a partir de uma aurora de primavera fria, através da descida do crepúsculo de um dia de verão, e de uma noite de baile trepidante, até a uma tarde gelada de Outono.
A aposta deste trabalho, é ritmar a concordância destes quatro tempos em contraponto com a meteorologia afectiva e pessoal de cada uma das personagens. Algumas delas hão-de verificar, à sua custa, que “quem volta atrás no espaço, não volta atrás no tempo”(*)
(*) Vladimir Jankélévitch
Christine Laurent
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Ficha Técnica
ENSAIOS PARA “O GINJAL” de Anton Tchékov (Comédia em Quatro Actos) de 1904
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Tradução: Nina Guerra e Filipe Guerra
Encenação, adaptação e guião de espectáculo: Christine Laurent
Assistente de encenação: Manuel Romano
Cenário e figurinos: Cristina Reis
Assistentes para o cenário e figurinos: Linda Gomes Teixeira e Luís Miguel Santos
Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção
Som: Vasco Pimentel
Colaboração para o movimento: Paula Massano
Director Técnico: Jorge Esteves
Construção e montagem de cenário: João Paulo Araújo e Abel Fernando com Alexandre Araújo
Montagem de luz: Rui Seabra
Operação de luz e som: Rui Seabra
Guarda-roupa: Emília Lima
Costureira: Lurdes Antunes, Maria Barradas e Maria do Sameiro Santos
Alfaiate: José Carlos
Conservação do Guarda-roupa: Alice Madeira
Contra-regra: Manuel Romano
Cartaz: Cristina Reis
Secretária da Companhia: Amália Barriga
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Interpretação:
Liubov Andréevna Ranévskaia, proprietária rural: Rita Durão
Ánia, filha dela, de 17 anos: Cleia Almeida
Vária, filha adoptiva dela, de 24 anos: Rita Loureiro
Leonid Andréevitch Gáev, irmão de Ranévskaia: Luis Miguel Cintra
Ermolai Alekséitch Lopákhin, comerciante: Dinarte Branco
Piotr Serguéevitch Trofímov, estudante universitário: Dinis Gomes
Borís Boríssovitch Simeónov-Píchik, proprietário rural: Luis Lima Barreto,
Charlotta Ivánovna, preceptora: Márcia Breia
Duniacha, criada de quarto: Sofia Marques
Firss, criado velho, de 87 anos: Dinis Gomes
Iacha, criado jovem: Pedro Lacerda
Transeunte: Pedro Lacerda
A acção decorre na propriedade de Ranévskaia

8 comentários:

  1. já tentei 3 vezes deixar comentários, mas esta net cai sempre, espero que agora seja de vez.
    Obrigada pela divulgação, Kaos, bem necessária é, num país onde só o lixo é notícia...
    Beijinhos e abraços :)

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  2. Uma Companhia com uma história notável:

    1973 · O Misantropo de Molière

    1974 · A Ilha dos Escravos e A Herança de Pierre Marivaux

    · Terror e Miséria no III Reich de Bertolt Brecht

    1975 · Pequenos Burgueses de Maximo Gorki

    1976 · Ah Q de Jean Jourdheuil/Bernard Chartreu

    · Músicas Mágicas de Catherine Dasté

    · Tambores na Noite de Bertolt Brecht

    · Alta Áustria de Franz-Xaver Kroetz

    1977 · O Treino do Campeão Antes da Corrida de Michel Deutsch

    · Casimiro e Carolina de Odon Von Horváth

    · Auto da Familia de Fiama Hasse Pais Brandão

    1978 · Música para Si de Franz-Xaver Kroetz

    · Woyzeck de Georg Büchner

    1979 · E Não Se Pode Exterminá-lo? de Karl Valentin

    · Paragens Mais Remotas Que Estas Terras de Plauto

    · Zuca, Truca, Bazaruca e Artur de Grips Theater

    1980 · Capitão Schelle, Capitão Eçço de Serge Rezvani

    1981 · Não Se paga! Não Se Paga! de Dario Fo

    · Dou-Che-Lo Vivo, Dou-Che-Lo Morto, textos de Luís de Camões

    1982 · O Labirinto De Creta de António José da Silva

    1983 · Oratória, textos de Gil Vivente, Wolfgang Goethe e Bertolt Brecht

    · Mariana Espera Casamento de Jean Paul Wenzel e Claudine Fiévet

    · Novas Perspectivas de Franz-Xaver Kroetz

    1984 · A Missão de Heiner Müller

    · Simpatia de Eduardo de Filippo

    1985 · O Parque de Botho Strauss

    · Ricardo III de William Shakespeare

    1986 · Páscoa e Ilha dos Mortos de August Strindberg

    · Pai de August Strindberg

    · Sonata dos Espectros de August Strindberg

    · A Mulher do Campo de William Wycherley

    1987 · Trilogia Da Guerra (1ª Parte) de Edward Bond:

    Vermelhos, Negros e Ignorantes e As Pessoas das Latas de Conserva

    · Trilogia da Guerra (2ª parte) de Edward Bond:

    Grande Paz

    1988 · Três Irmãs de Anton Tchekov

    · Auto da Feira de Gil Vicente

    1989 · Vida e Morte De Bamba, de Lope de Vega

    · O Público de Federico Garcia Lorca

    · Céu de Papel, textos de Luigi Pirandello e uma peça de Samuel Becktt

    1990 · Salada, textos tradicionais de palhaços, recolhidos por Tristan Rémy

    · Um Poeta Afinado de Manoel de Figueiredo

    · Façade e O Urso música de William Walton

    · Muito Barulho Por Nada de William Shakespeare

    1991 · Comédia de Rubena de Gil Vicente

    · Até Que Como O Quê Quase de Samuel Beckett

    1992 · A Missão de Heiner Müller

    · Antes que a Noite Venha de Eduarda Dionísio

    · Mauser de Heiner Müller

    · Apanhados no Divã de Joe Orton

    1993 · Primavera Negra, textos de Raul Brandão

    · Sete Portas de Botho Strauss

    · A Mula, O Clérigo, O Alfaiate E Mais Lamentações, textos dramáticos

    de Anrique da Mota e outros textos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende

    1994 · Diálogos Sobre a Pintura na Cidade de Roma de Francisco de Holanda

    · O Conto de Inverno de William Shakespeare

    · O Jogo das Perguntas de Peter Handke

    · Triunfo do Inverno de Gil Vicente

    1995 · O Dia de Marte de Edward Bond (co-produção com O Quarto Período-o-do-Prazer)

    · Vai Ver Se Chove de Georges Courteline

    · A Prisão de Edward Bond

    · Splendid's de Jean Genet

    1996 · Um Auto de Gil Vicente de Almeida Garrett

    · Dor de José Meireles (co-produção com José Meireles)

    · A Margem da Alegria de Ruy Belo

    · Barba Azul de Jean-Claude Biette

    1997 · A List de Gertrude Stein

    · Demónios de Lars Nóren (co-produção com José Wallenstein)

    · Os Setes Infantes de Lara, a partir da Crónica Geral de Espanha de 1344

    do Conde D. Pedro de Barcelos e de um auto tradicional transmontano

    · Sertório de Pierre Corneille (co-produção com o Théâtre de La

    Commune/Pandora)

    1998 · Máquina Hamlet de Heiner Müller

    · Um Sonho de August Strindberg

    · Quando Passarem 5 Anos de Federico Garcia Lorca

    1999 · O Lírio de F. Molnár

    · O Casamento de Fígaro de Beaumarchais

    · Trilogia Monocromática, co-produção com Daniel Worm d’Assumpção de um projecto de luz com actores em três partes:

    Vermelho, Amarelo e Verde

    · A Sombra de Marte de Stig Dagerman (co-produção com Luís Assis)

    · Afabulação de Pier Paolo Pasolini

    2000 · Amor/Enganos de Gil Vicente

    · Recital Emily Dickinson, canções de Aaron Copland e John Duke sobre

    poemas de Emily Dickinson

    ·Cimbelino, Rei da Britânia de William Shakespeare

    . The English Cat de Hans Werner Henze/Edward Bond (co-produção com a Culturporto/Rivoli Teatro Municipal, Teatro Nacional de S. Carlos, Orquestra Nacional do Porto)

    .Hamlet de Luis Buñuel (colaboração na produção de Ricardo Aibéo)

    2001 . A Morte de Empédocles de Friedrich Hölderlin

    . Dom João e Fausto de Christian Dietrich Grabbe

    . O Novo Menoza ou A História do Príncipe Tandi (1774) de Jakob Lenz (co-produção com o Teatro Nacional São João)

    2002 . O Colar de Sophia de Mello Breyner Andresen (co-produção com o Teatro Nacional S. João)

    . História do Soldado de Igor Stravinsky e C.-F. Ramuz (co-produção com o Teatro Nacional de São Carlos)

    . Tiestes de Séneca

    2003 . A Vida é Sonho de Calderón de la Barca

    . Jeanne d’Arc au Bûcher, Oratória dramática em onze cenas de Arthur Honegger e Libreto de Paul Claudel (produção do Teatro Nacional de São Carlos com a colaboração do Teatro da Cornucópia)

    . Tito Andronico de William Shakespeare (co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II)

    2004 . Anatomia Tito fall of Rome de Heiner Müller

    (co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II)

    . Filodemo de Luís de Camões

    . A Família Schroffenstein de Heinrich von Kleist

    . Esopaida de António José da Silva

    2005 . Um Homem é um Homem de Bertolt Brecht

    . A Cadeira de Edward Bond

    . Sangue no Pescoço do Gato de Rainer Werner Fassbinder

    2006 . A Gaivota de Anton Tchekov

    . Ensaios para "O Ginjal" de Anton Tchekov


    Uma travessia longitudinal de grandes textos, com encenações magistrais e actores sublimes

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  3. tb:
    Este foi mais um post do jorge Matos (faltou a assinatura. Eu sabia que me estava a esquecer de alguma coisa). O nosso mentor culturale que garante alguma qualidade a este "pasquim" :)
    bjos

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  4. Tenho outro sonho: que um dia as coisas boas venham à província... Só pelo teatro (e pela cinemateca) já vale a pena viver em Lisboa.**

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  5. Esteva:
    Esse é um assunto que não conheço tão bem por viver em Lisboa, mas já vejo muita coisa a acontecer pelo país. Por exemplo no jazz, um dos meus amores, acontecem coisas optimas que não vêm a Lisboa (ou meto pernas a caminho ou sofro a dor de não ouver).
    bjos

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  6. Sim, agradeço ao Jorge pela divulgação e agora por essa maravilhosa lista de trabalhos escolhidos pela companhia, pois que alguém tem que tratar bem a cultura, filha orfã de um desgoverno de cretinos, e a ti kaos, por teres este espaço (e não é para agradeceres nada pois que o agradecimento maior é continuares com ele)
    Espero ir dar um pulo e ver o seu desempenho.
    Bjinhos aos dois

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  7. tb:
    Quem tem um jorge Matos a colaborar tem tudo.
    bjinhos

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  8. Sim, Kaos, a coisa está a melhorar - e ainda bem! beijos

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