Só até 30 de Julho de 2006
Teatro do Bairro Alto, Lisboa, 3ª a sábado às 21:30 e domingos às 17:00
Trabalho dirigido por Christine Laurent, cineasta, argumentista e encenadora. Trata-se de um trabalho sobre um texto de Tchekov, apresentado ao público de forma aberta, como um ensaio, como um esboço que isola certos detalhes da composição geral.
.
O GINJAL
Um trabalho sobre o espaço e o tempo.
É como se, com os actores, partíssemos de uma página em branco ou do silêncio total, do esquecimento do sono, e depois, devagarinho, como se nos puséssemos a viver, ali, essa estranha e longa jornada fictícia, inventada por Tchekov, que se desenrola, a partir de uma aurora de primavera fria, através da descida do crepúsculo de um dia de verão, e de uma noite de baile trepidante, até a uma tarde gelada de Outono.
A aposta deste trabalho, é ritmar a concordância destes quatro tempos em contraponto com a meteorologia afectiva e pessoal de cada uma das personagens. Algumas delas hão-de verificar, à sua custa, que “quem volta atrás no espaço, não volta atrás no tempo”(*)
(*) Vladimir Jankélévitch
Christine Laurent
.
Ficha Técnica
ENSAIOS PARA “O GINJAL” de Anton Tchékov (Comédia em Quatro Actos) de 1904
Teatro do Bairro Alto, Lisboa, 3ª a sábado às 21:30 e domingos às 17:00
Trabalho dirigido por Christine Laurent, cineasta, argumentista e encenadora. Trata-se de um trabalho sobre um texto de Tchekov, apresentado ao público de forma aberta, como um ensaio, como um esboço que isola certos detalhes da composição geral.
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O GINJAL
Um trabalho sobre o espaço e o tempo.
É como se, com os actores, partíssemos de uma página em branco ou do silêncio total, do esquecimento do sono, e depois, devagarinho, como se nos puséssemos a viver, ali, essa estranha e longa jornada fictícia, inventada por Tchekov, que se desenrola, a partir de uma aurora de primavera fria, através da descida do crepúsculo de um dia de verão, e de uma noite de baile trepidante, até a uma tarde gelada de Outono.
A aposta deste trabalho, é ritmar a concordância destes quatro tempos em contraponto com a meteorologia afectiva e pessoal de cada uma das personagens. Algumas delas hão-de verificar, à sua custa, que “quem volta atrás no espaço, não volta atrás no tempo”(*)
(*) Vladimir Jankélévitch
Christine Laurent
.
Ficha Técnica
ENSAIOS PARA “O GINJAL” de Anton Tchékov (Comédia em Quatro Actos) de 1904
.
Tradução: Nina Guerra e Filipe Guerra
Encenação, adaptação e guião de espectáculo: Christine Laurent
Assistente de encenação: Manuel Romano
Cenário e figurinos: Cristina Reis
Assistentes para o cenário e figurinos: Linda Gomes Teixeira e Luís Miguel Santos
Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção
Som: Vasco Pimentel
Colaboração para o movimento: Paula Massano
Director Técnico: Jorge Esteves
Construção e montagem de cenário: João Paulo Araújo e Abel Fernando com Alexandre Araújo
Montagem de luz: Rui Seabra
Operação de luz e som: Rui Seabra
Guarda-roupa: Emília Lima
Costureira: Lurdes Antunes, Maria Barradas e Maria do Sameiro Santos
Alfaiate: José Carlos
Conservação do Guarda-roupa: Alice Madeira
Contra-regra: Manuel Romano
Cartaz: Cristina Reis
Secretária da Companhia: Amália Barriga
.
Interpretação:
Liubov Andréevna Ranévskaia, proprietária rural: Rita Durão
Ánia, filha dela, de 17 anos: Cleia Almeida
Vária, filha adoptiva dela, de 24 anos: Rita Loureiro
Leonid Andréevitch Gáev, irmão de Ranévskaia: Luis Miguel Cintra
Ermolai Alekséitch Lopákhin, comerciante: Dinarte Branco
Piotr Serguéevitch Trofímov, estudante universitário: Dinis Gomes
Borís Boríssovitch Simeónov-Píchik, proprietário rural: Luis Lima Barreto,
Charlotta Ivánovna, preceptora: Márcia Breia
Duniacha, criada de quarto: Sofia Marques
Firss, criado velho, de 87 anos: Dinis Gomes
Iacha, criado jovem: Pedro Lacerda
Transeunte: Pedro Lacerda
A acção decorre na propriedade de Ranévskaia
Tradução: Nina Guerra e Filipe Guerra
Encenação, adaptação e guião de espectáculo: Christine Laurent
Assistente de encenação: Manuel Romano
Cenário e figurinos: Cristina Reis
Assistentes para o cenário e figurinos: Linda Gomes Teixeira e Luís Miguel Santos
Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção
Som: Vasco Pimentel
Colaboração para o movimento: Paula Massano
Director Técnico: Jorge Esteves
Construção e montagem de cenário: João Paulo Araújo e Abel Fernando com Alexandre Araújo
Montagem de luz: Rui Seabra
Operação de luz e som: Rui Seabra
Guarda-roupa: Emília Lima
Costureira: Lurdes Antunes, Maria Barradas e Maria do Sameiro Santos
Alfaiate: José Carlos
Conservação do Guarda-roupa: Alice Madeira
Contra-regra: Manuel Romano
Cartaz: Cristina Reis
Secretária da Companhia: Amália Barriga
.
Interpretação:
Liubov Andréevna Ranévskaia, proprietária rural: Rita Durão
Ánia, filha dela, de 17 anos: Cleia Almeida
Vária, filha adoptiva dela, de 24 anos: Rita Loureiro
Leonid Andréevitch Gáev, irmão de Ranévskaia: Luis Miguel Cintra
Ermolai Alekséitch Lopákhin, comerciante: Dinarte Branco
Piotr Serguéevitch Trofímov, estudante universitário: Dinis Gomes
Borís Boríssovitch Simeónov-Píchik, proprietário rural: Luis Lima Barreto,
Charlotta Ivánovna, preceptora: Márcia Breia
Duniacha, criada de quarto: Sofia Marques
Firss, criado velho, de 87 anos: Dinis Gomes
Iacha, criado jovem: Pedro Lacerda
Transeunte: Pedro Lacerda
A acção decorre na propriedade de Ranévskaia
já tentei 3 vezes deixar comentários, mas esta net cai sempre, espero que agora seja de vez.
ResponderEliminarObrigada pela divulgação, Kaos, bem necessária é, num país onde só o lixo é notícia...
Beijinhos e abraços :)
Uma Companhia com uma história notável:
ResponderEliminar1973 · O Misantropo de Molière
1974 · A Ilha dos Escravos e A Herança de Pierre Marivaux
· Terror e Miséria no III Reich de Bertolt Brecht
1975 · Pequenos Burgueses de Maximo Gorki
1976 · Ah Q de Jean Jourdheuil/Bernard Chartreu
· Músicas Mágicas de Catherine Dasté
· Tambores na Noite de Bertolt Brecht
· Alta Áustria de Franz-Xaver Kroetz
1977 · O Treino do Campeão Antes da Corrida de Michel Deutsch
· Casimiro e Carolina de Odon Von Horváth
· Auto da Familia de Fiama Hasse Pais Brandão
1978 · Música para Si de Franz-Xaver Kroetz
· Woyzeck de Georg Büchner
1979 · E Não Se Pode Exterminá-lo? de Karl Valentin
· Paragens Mais Remotas Que Estas Terras de Plauto
· Zuca, Truca, Bazaruca e Artur de Grips Theater
1980 · Capitão Schelle, Capitão Eçço de Serge Rezvani
1981 · Não Se paga! Não Se Paga! de Dario Fo
· Dou-Che-Lo Vivo, Dou-Che-Lo Morto, textos de Luís de Camões
1982 · O Labirinto De Creta de António José da Silva
1983 · Oratória, textos de Gil Vivente, Wolfgang Goethe e Bertolt Brecht
· Mariana Espera Casamento de Jean Paul Wenzel e Claudine Fiévet
· Novas Perspectivas de Franz-Xaver Kroetz
1984 · A Missão de Heiner Müller
· Simpatia de Eduardo de Filippo
1985 · O Parque de Botho Strauss
· Ricardo III de William Shakespeare
1986 · Páscoa e Ilha dos Mortos de August Strindberg
· Pai de August Strindberg
· Sonata dos Espectros de August Strindberg
· A Mulher do Campo de William Wycherley
1987 · Trilogia Da Guerra (1ª Parte) de Edward Bond:
Vermelhos, Negros e Ignorantes e As Pessoas das Latas de Conserva
· Trilogia da Guerra (2ª parte) de Edward Bond:
Grande Paz
1988 · Três Irmãs de Anton Tchekov
· Auto da Feira de Gil Vicente
1989 · Vida e Morte De Bamba, de Lope de Vega
· O Público de Federico Garcia Lorca
· Céu de Papel, textos de Luigi Pirandello e uma peça de Samuel Becktt
1990 · Salada, textos tradicionais de palhaços, recolhidos por Tristan Rémy
· Um Poeta Afinado de Manoel de Figueiredo
· Façade e O Urso música de William Walton
· Muito Barulho Por Nada de William Shakespeare
1991 · Comédia de Rubena de Gil Vicente
· Até Que Como O Quê Quase de Samuel Beckett
1992 · A Missão de Heiner Müller
· Antes que a Noite Venha de Eduarda Dionísio
· Mauser de Heiner Müller
· Apanhados no Divã de Joe Orton
1993 · Primavera Negra, textos de Raul Brandão
· Sete Portas de Botho Strauss
· A Mula, O Clérigo, O Alfaiate E Mais Lamentações, textos dramáticos
de Anrique da Mota e outros textos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende
1994 · Diálogos Sobre a Pintura na Cidade de Roma de Francisco de Holanda
· O Conto de Inverno de William Shakespeare
· O Jogo das Perguntas de Peter Handke
· Triunfo do Inverno de Gil Vicente
1995 · O Dia de Marte de Edward Bond (co-produção com O Quarto Período-o-do-Prazer)
· Vai Ver Se Chove de Georges Courteline
· A Prisão de Edward Bond
· Splendid's de Jean Genet
1996 · Um Auto de Gil Vicente de Almeida Garrett
· Dor de José Meireles (co-produção com José Meireles)
· A Margem da Alegria de Ruy Belo
· Barba Azul de Jean-Claude Biette
1997 · A List de Gertrude Stein
· Demónios de Lars Nóren (co-produção com José Wallenstein)
· Os Setes Infantes de Lara, a partir da Crónica Geral de Espanha de 1344
do Conde D. Pedro de Barcelos e de um auto tradicional transmontano
· Sertório de Pierre Corneille (co-produção com o Théâtre de La
Commune/Pandora)
1998 · Máquina Hamlet de Heiner Müller
· Um Sonho de August Strindberg
· Quando Passarem 5 Anos de Federico Garcia Lorca
1999 · O Lírio de F. Molnár
· O Casamento de Fígaro de Beaumarchais
· Trilogia Monocromática, co-produção com Daniel Worm d’Assumpção de um projecto de luz com actores em três partes:
Vermelho, Amarelo e Verde
· A Sombra de Marte de Stig Dagerman (co-produção com Luís Assis)
· Afabulação de Pier Paolo Pasolini
2000 · Amor/Enganos de Gil Vicente
· Recital Emily Dickinson, canções de Aaron Copland e John Duke sobre
poemas de Emily Dickinson
·Cimbelino, Rei da Britânia de William Shakespeare
. The English Cat de Hans Werner Henze/Edward Bond (co-produção com a Culturporto/Rivoli Teatro Municipal, Teatro Nacional de S. Carlos, Orquestra Nacional do Porto)
.Hamlet de Luis Buñuel (colaboração na produção de Ricardo Aibéo)
2001 . A Morte de Empédocles de Friedrich Hölderlin
. Dom João e Fausto de Christian Dietrich Grabbe
. O Novo Menoza ou A História do Príncipe Tandi (1774) de Jakob Lenz (co-produção com o Teatro Nacional São João)
2002 . O Colar de Sophia de Mello Breyner Andresen (co-produção com o Teatro Nacional S. João)
. História do Soldado de Igor Stravinsky e C.-F. Ramuz (co-produção com o Teatro Nacional de São Carlos)
. Tiestes de Séneca
2003 . A Vida é Sonho de Calderón de la Barca
. Jeanne d’Arc au Bûcher, Oratória dramática em onze cenas de Arthur Honegger e Libreto de Paul Claudel (produção do Teatro Nacional de São Carlos com a colaboração do Teatro da Cornucópia)
. Tito Andronico de William Shakespeare (co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II)
2004 . Anatomia Tito fall of Rome de Heiner Müller
(co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II)
. Filodemo de Luís de Camões
. A Família Schroffenstein de Heinrich von Kleist
. Esopaida de António José da Silva
2005 . Um Homem é um Homem de Bertolt Brecht
. A Cadeira de Edward Bond
. Sangue no Pescoço do Gato de Rainer Werner Fassbinder
2006 . A Gaivota de Anton Tchekov
. Ensaios para "O Ginjal" de Anton Tchekov
Uma travessia longitudinal de grandes textos, com encenações magistrais e actores sublimes
tb:
ResponderEliminarEste foi mais um post do jorge Matos (faltou a assinatura. Eu sabia que me estava a esquecer de alguma coisa). O nosso mentor culturale que garante alguma qualidade a este "pasquim" :)
bjos
Tenho outro sonho: que um dia as coisas boas venham à província... Só pelo teatro (e pela cinemateca) já vale a pena viver em Lisboa.**
ResponderEliminarEsteva:
ResponderEliminarEsse é um assunto que não conheço tão bem por viver em Lisboa, mas já vejo muita coisa a acontecer pelo país. Por exemplo no jazz, um dos meus amores, acontecem coisas optimas que não vêm a Lisboa (ou meto pernas a caminho ou sofro a dor de não ouver).
bjos
Sim, agradeço ao Jorge pela divulgação e agora por essa maravilhosa lista de trabalhos escolhidos pela companhia, pois que alguém tem que tratar bem a cultura, filha orfã de um desgoverno de cretinos, e a ti kaos, por teres este espaço (e não é para agradeceres nada pois que o agradecimento maior é continuares com ele)
ResponderEliminarEspero ir dar um pulo e ver o seu desempenho.
Bjinhos aos dois
tb:
ResponderEliminarQuem tem um jorge Matos a colaborar tem tudo.
bjinhos
Sim, Kaos, a coisa está a melhorar - e ainda bem! beijos
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