sexta-feira, setembro 01, 2006

SÁBADO em Mafra

Grigory Sokolov
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Grigory Sokolov, um dos mais extraordinários pianistas vivos, devido à sua técnica transcendente e forte personalidade, apresenta-se no Palácio Nacional de Mafra para um recital, no dia 2 de Setembro.
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Conhecedor de todos os segredos do instrumento, consegue miraculosamente conciliar uma forte e original personalidade com um profundo respeito por compositores, obras e estilos.
PUBLICO.PT
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Grigory Sokolov -Piano

Nos cerca de quarenta anos que se seguiram à conquista do 1º Prémio no Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscovo, por Grigory Sokolov, aos 16 anos de idade, o mundo foi deslumbrado com o que um crítico americano intitulou como "um pianismo, um saber musical e uma arte que pensávamos ter desaparecido para sempre". Figura proeminente da cena musical russa desde a sua juventude, Sokolov ganhou um estatuto quase mítico entre os amantes da música e do piano em particular.
Grigory Sokolov é hoje considerado por muitos como o maior pianista vivo. Desde a sua primeira grande noite em Leninegrado, aos 12 anos de idade, que Sokolov não parou de surpreender o público com o enorme fôlego do seu repertório e com a sua grande força musical. Usando pouco pedal e um superior trabalho de dedos, consegue produzir num concerto uma imensa variedade de sons. Possui uma ilimitada paleta de cores, uma imaginação espontânea e um controle mágico da linha melódica. As suas interpretações são poéticas e idiossincráticas e a sua liberdade rítmica e elasticidade do fraseado são talvez únicas entre os pianistas de hoje.
Os conhecedores da sua arte são particularmente atraídos pela naturalidade da sua postura interpretativa, que faz parte do seu credo artístico. A sua forma de tocar não revela a influência dos mestres do passado, o seu estilo e abordagem são inteiramente individuais e únicos. Qualquer peça que Grigory Sokolov toque, seja uma Pavana de William Byrd, uma Tocata de Bach, uma Mazurka de Chopin, ou um Prelúdio de Ravel, soa como surpreendentemente nova. Até uma muito tocada Sonata de Beethoven pode ser redescoberta como uma peça nova. Mas toda esta magia tem certamente as suas raízes. Sokolov sabe mais sobre um Steinway do que muitos técnicos e antes de se sentar à frente de um instrumento estranho, primeiro «desmonta-o nas suas peças». Estuda diariamente muitas horas e mesmo no dia de um concerto pratica no palco durante horas, para «chegar a conhecer o piano». Não é assim surpreendente que prefira gravar os seus CDs ao vivo, uma vez que gosta de capturar os momentos sagrados do verdadeiro concerto, evitando a atmosfera estéril de um estúdio.
Convidado regular das mais prestigiadas salas de concertos e festivais europeus e americanos, actuou em Londres, Paris, Viena, Berlim, Madrid, Lisboa, Salzburgo, Munique, Roma e Nova Iorque. Colaborou com muitos dos mais proeminentes maestros internacionais, incluindo
Myung-Whun Chung, Neeme Järvi, Herbert Blomstedt, Valery Gergiev, Sakari Oramo, Trevor Pinnock, Andrew Litton, Vassilly Sinajskij, Jukka-Pekka Saraste, Alexander Lazarev, John Storgards, Moshe Atzmon, Walter Weller e Evgeny Svetlanov, à frente de muitas das grandes orquestras mundiais, incluindo a Filarmónica de Nova Iorque, a Sinfónica de Montreal, a Filarmónica de Munique, a Orquestra da Gewandhaus de Leipzig, a Philharmonia Orchestra, a Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão e a Sinfónica de Detroit.
Grigory Sokolov realizou várias gravações ao vivo para as editoras Melodya e Opus 111. Estas incluem obras de J. S. Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Rachmaninov, Prokofiev, Schubert, Schumann, Scriabine e Tchaikovsky. Mais recentemente, gravou em DVD (com realização de Bruno Monsaingeon) um grande recital realizado em Paris, em 2002.

( Serviço de Música da Gulbenkian)
Jorge Matos

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