quarta-feira, janeiro 31, 2007

Direitos Humanos na China

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado, assegurou que a questão dos Direitos Humanos "não é o foco das relações" entre os governos de Lisboa e Pequim e que por isso o assunto não deverá ser abordado durante esta visita à China.
Quando a hipocrisia se sobrepõe à decência são estas coisas que ouvimos. Por dinheiro tudo pode ser feito e tapam-se os olhos à realidade. O mesmo fizeram os Estados-Unidos, que por um lado se apregoavam os paladinos da liberdade, democracia e direitos humanos, e por outro aceitaram a entrada da China para a Organização Mundial de Comércio, fazendo dela um parceiro estratégico. São estes os mesmos que fazem um bloqueio e gritam por liberdade contra o regime cubano, considerando inaceitável o que lá se passa. São estes os mesmos que invadem o Afeganistão e o Iraque em defesa dos direitos das pobres mulheres que, na rua, têm de andar de burca. Quando se aceita que o “negócio” se sobreponha ao direito, nada mais estamos a fazer que aceitar que os estado se comporte como uma simples Máfia.
Sou a favor de que todos os povos tenham o dever de respeitar os direitos humanos no seu país. Todos nos devemos levantar em protesto por todas as arbitrariedades e crimes ai cometidos. A civilização e a decência têm de existir em todo o lado, e não só na casa daqueles de que não gostamos, e fechando os olhos quando isso acontece na casa de amigos.
A cada dia que passa menos me revejo nas palavras daqueles que falam em meu nome e mais envergonhado me sinto em relação ao resto do mundo que os ouve.


Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

14 comentários:

  1. Eu já sabia de antemão que esta visita à China ia propocionar grandes momentos aqui no teu Garden!

    De resto concordo com o que dizes: o dinheiro sobrepoem-se sempre à moralidade e os direitos humanos continuam a escapar "ao foco" de muito boa gente... E esse "foco" devia realmente apontar para todos os lados onde fosse preciso trazer luz e verdade. Mas estes são tempos em que os tais "focos" se apagam demasiado, infelizmente...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. além de vergonha, sinto nojo de que o rectângulo seja representado por gente sem escrupúlos e que se vende a troco de qualquer merda....
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Utilizando as palavras de Horacio:
    " Audax Japeti genus" (Audaciosa a raça de Japeto). Ou melhor: tão mesquinha, hipócrita, invejosa, avarenta e sedenta de poder é a raça humana!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. É claro que o crescimento anual de 11% ao ano, também tem o seu calcanhar de Aquiles, infelizmente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sá Morais:
    Há momentos que não podem ser dasaproveitados :)
    Quanto ao resto, vivemos realmente num mundo cão.
    abraço

    ResponderEliminar
  6. luikki:
    É realmente triste ver o estado a que tudo isto chegou. Nem sei que diga.
    abraço

    ResponderEliminar
  7. g.r.
    Mas, mesmo assim ainda conheço gente boa e honesta. Não tem de ser assim, as coisas podem ser melhores. Se não, então é bem melhor que esta raça acabe de vez.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. corcunda:
    Valerá a pena aceitar a escravidão em trca de uns numeros num papel?
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Como eu...nem sei se deixe de ouvir ou se lhes parta a cara. Acho que me vou decidir pela segunda hipótese!
    jinhos

    ResponderEliminar
  10. tb:
    Eu já ando com vontade disso há muito tempo. Todos juntos iamos conseguir.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Sem comentários. Já disseste tudo... É muito triste.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  12. outsider:
    Um mundo de merda comandado por gente de merda, é o que isto é.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. Excelente texto Kaos.

    "o “negócio” se sobreponha ao direito, nada mais estamos a fazer que aceitar que os estado se comporte como uma simples Máfia"

    "A civilização e a decência têm de existir em todo o lado, e não só na casa daqueles de que não gostamos, e fechando os olhos quando isso acontece na casa de amigos."

    Não podia estar mais de acordo contigo, mas como tão bem sabemos este mundo é movido por interesses e não por principios. Infelizmente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Alien:
    Sabemos, mas não quer dizer que concordemos com isso. cabe a nós mudar o pouco que estiver ao nosso alcance. Só assim podemos ter esperanças de um mundo melhor para os nossos filhos.
    bjs

    ResponderEliminar

Powered By Blogger