segunda-feira, janeiro 29, 2007

A Mascara

As propostas do João Cravinho anti-corrupção e o epíteto de "asneiras" que o Sócrates lhes colocou mostraram que realmente em termos de clareza e transparência na nossa politica estamos muito longe, não só do bom, mas até do medíocre. Este ter de retirar a mascara da pureza, da correcção, das mãos limpas para defender, em pressupostos atabalhoadamente legais e de direitos, a recusa linear das propostas é claro. A ideia de que quem tem de provar é quem acusa, quando já existem tantos casos em que é o contribuinte que tem de provar ao fisco que não deve, não soa bem. Estamos aqui a falar de titulares de cargos públicos que enriquecem misteriosamente, sem se lhes poder perguntar como, e isto mostra bem que há razões que desejam que a razão não conheça. E, não é só o Sócrates, é toda uma classe política preocupada com o assunto. Mesmo o pegar na proposta por parte de alguns partidos da oposição para a remodelarem, sabendo à partida que já está chumbada, não passa de oportunismo mediático. Se fossem poder seriam eles a recusá-la e mesmo não sendo, bastava imaginarem que poderia passar para nem tocarem no assunto. Quantos de nós não gostaríamos de saber como aquele Presidente da Câmara, ou aquele Ministro ou Secretário de Estado ou mesmo aquele Administrador de uma qualquer empresa pública ou municipal, que quando chegou ao cargo não tinha dinheiro para matar uma mosca e quando sai é um homem abastado, com casas, grandes carros e contas bancárias bem abastecidas. Não deveriam ser eles a esclarecer como o conseguiram? A mim, parece-me que sim, mas deve evidentemente ser uma “asneira”.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

13 comentários:

  1. pois claro! Lá estamos com o nosso mau feitio. Mas eu também o tenho e por isso também acho! :)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. enquanto esta "gente" se passear impune e corruptamente pelos corredores do poder, o rectângulo não deixará de ser a vergonhosa miséria que é!
    (a imagem está fabulosa)
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Óptimo boneco, mais um!

    Quanto texto, que dizer?
    Que a estes lhes basta serem mulheres de César, isto é, enteados do padrinho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ouve lá ó Kaos. Ena pá! Tu agora metes-te a rapidíssima e ninguém te agarra. Tás-lhe a dar forte e feio. O chato é que procuro, procuro, procuro e não consigo achar um só postezito, sem a extraordinária qualidade a que nos habituaste. A ideia das Pin-Ups está genial. Parabéns! Uma coisa te garanto… este post não é uma “asneira”. Abraço

    ResponderEliminar
  5. E será que eles vão mesmo obrigar a justificar o enriquecimento sem causa dos grandes multimilionários deste desgraçado e martirizado país? Estarão mesmo interessados em apurar os milhares de milhões que andam por aí a pairar nos fumos da alegada e tão mediatizada corrupção? Reservemo-nos o direito de duvidar. Este inesperado e extemporâneo piparote naquele que se propunha lançar medidas contra a corrupção, parece vir confirmar que tudo continuará como até aqui, ou seja, teremos sempre mais do mesmo!

    ResponderEliminar
  6. tb:
    Realmente um problema este do mau feitio, mas nascemos assim Paciencia.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. luikki:
    São eles que que envenenam a democracia.
    um abraço

    ResponderEliminar
  8. Jorge:
    O Cravinho teve pelo menos o mérito de obrigar esta gente a mostrar a sua verdadeira face.
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Esteva:
    Pois é, mas quem lá está a fazer as leis são eles e enquanto assim for a asneira é reinante.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Consciência Critica:
    Obrigado. Infelizmente se sinto a necessidade de lhes bater é porque eles me dão razões para isso. Não podemos continuar neste caminho que só leva à miséria e à vergonha.
    um abraço

    ResponderEliminar
  11. henry pote:
    É pena que quem nos venha pedir sacrificios se eles nem aceitam moralizar os seus procedimentos. Eu assim não jogo o jogo deles. Está viciado.
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Realmente neste caso Sócrates mostrou a sua verdadeira face... Mostrou que é tão corrupto como a restante corja que nos governa e não interessa a nenhum destes senhores que tenham que justificar de onde lhes vem o dinheiro. è lamentável!!! Que nojo e raiva me metem estes senhores...
    Um Abraço.

    P.S.- A imagem está magnífica.

    ResponderEliminar
  13. outsider:
    Por um lado é bom. Pelo menos tira-lhes a legitimidade para depois poder reclamar-se como um paladino da luta anti-corrupção. Sabemos com aquilo que podemos contar dali.
    abraço

    ResponderEliminar

Powered By Blogger