O 1º de Maio como Dia Internacional do Trabalhador, foi proclamado pela Internacional Socialista em 1891, tendo a data sido escolhida como homenagem às lutas sindicais de Chicago, pela redução da jornada de trabalho para oito horas diárias em 1886.
Desde então sempre foi considerado como um dia de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, tendo mesmo custado a vida a muitos deles em confrontos com a polícia.
Hoje, infelizmente quase terá de ser visto como o dia do “obrigado por ainda ter um emprego” tal a gula desta sociedade pela produtividade e pelo lucro. Com a precariedade do emprego existente, cada vez mais, quem trabalha acaba por ter de colocar o sustento da sua família, a prestação da casa, o estudo dos filhos e, até em muitos casos, os luxos supérfluos como o do carro novo, da viagem ao Brasil ou da nova televisão xpto, que lhe são impingidos por um mundo mediático extremamente agressivo, num prato da balança, e a sua dignidade como pessoa e o respeito que merece, no outro. O capitalismo sorri satisfeito, mas com isso parece esquecer que cada vez mais se torna no monstro que forçou os trabalhadores no tempo da industrialização a revoltarem-se violentamente. Infelizmente a história repete-se e parece que o homem nada aprende com ela. Depois não se queixem. É que este ainda é o dia do trabalhador e não sei se aceitaremos que se transforme no dia do desempregado.
Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
terça-feira, maio 01, 2007
1º de Maio - Dia do Trabalhador
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
dia do trabalhador.. vem mesmo a calhar... ;)
ResponderEliminarpelo teu magnifico "trabalho" tens uma prenda no férias.. :)
au revoir
Um bom 1º. de Maio para todos!
ResponderEliminarObrigado Kaos.
Bom dia do trabalhador.
ResponderEliminarPara mim é celebrado a trabalhar.
Pertenço à minoria que não trabalha das 9 às 5.
Tens toda a razão, somos cada vez mais controlados por um capitalismo feroz que não se compadece e nos utiliza como se fossemos descartáveis.
Abram a pestana, há coisas mais importantes na vida.
Viver de imagens é desperdiçar o que de mais precioso temos que é o nosso caracter e a nossa liberdade.
Haverá coisa mais estúpida do que andar a fazer sacrifícios para parecer bem aos outros?
Psicólogos do meu país façam um pouco voluntariado e ajudem esta gente, urgentemente!
Beijokas
Ainda tenho esperança que no dia de hoje haja borduada e da grossa ...pode ser !!!
ResponderEliminarBeijão grande
Não sei se será transformado no dia do desempregado, kaos, mas lá que cada vez menos as pessoas vão sabendo o que as coisas significam, lá isso vão. Se o descartar dos valores antigos fosse acompanhado por motivos de maior bem estar e desenvolvimento humanos, até valeria a pena. O pior é que não é!
ResponderEliminarBom 1.º de Maio!
bjinhos
ou, se não se transformará - a continuar a precarização, a perda de direitos, e os "recibos verdes" - em dia dos escravos...
ResponderEliminarabraço
aitb:
ResponderEliminarJá lá fui e aqui deixo o meu muito obrigado. Já coloquei um post nas Notas do kaos sobre o assunto.
Um grande abraço
Jorge sarmento:
ResponderEliminarObrigado e um para ti também
abraço
Mariazinha:
ResponderEliminarÉ realmente um grande problema este de fazer as pessoas pensarem nos problemas gerais e não só no seu umbigo. Só com uma cultura de unidade se poderia mudar as mentalidades, em vez disso somo diariamente bombardeados por tretas e mentiras todos os dias nas televisões. Isto não está fácil
bjs
Laurentina:
ResponderEliminarNão acredito. Até os sindicatos já jogam no tabuleiro do poder.
bjs
Também penso que se caminha para o dia dos escravos mas não vejo nos trabalhadores de hoje a garra dos antigos sindicalistas.
ResponderEliminarPor isso merecemos a escravidão.
Ao fazer greve aqueles trabalhadores arriscavam o sustento das famílias, nós não arriscamos nem a ida ao cinema.
tb:
ResponderEliminarSó nos fazem viver com a ameaça sempre pendente sobre as nossas cabeças. Temos de pensar, ajudar e lutar pelos outros se desejamos não nos ver um dia sozinhos quando for a nossa vez de lutar. Só unidos podemos vencer
bjs
Luikki:
ResponderEliminarIsso obriga a unir forças e não ligar a conselhos mesmo daqueles que nos dizem apoiar e defender. Até os próprios sindicatos já falam em produtividade, aumentar a economia para aumentar o empregos. Já falam a linguagem do liberalismo e jogam no seu tabuleiro. assim não vamos lá.
abraço
mjp:
ResponderEliminarConcordo contigo e se isso acontece é porque somo embalados por televisões e uma comunicação social que trabalha para o poder. Como acordar este povo adormecido é a pergunta que temos de responder.
abraço
:) sim kaos.. eu já vi.. fico contente q tenhas gostado... deixei por lá um pedido... lol :P
ResponderEliminarbjos dA aitb
aitb:
ResponderEliminarGostei e agradeço.
bjs
Viva o 1º de Maio em Liberdade! Pelo menos, enquanto o capitalismo não transformar definitivamente o trabalhador em peça de máquina...
ResponderEliminarAté amanhã!
Saudações anarquistas