domingo, maio 13, 2007

O verdadeiro Milagre

Ver as cerimónias de Fátima sempre me fez impressão desde bem pequeno. Aquele arrastarem-se no chão, em nome de uma promessa milagrosamente resolvida, aquela fé tão real e irracional que se lê naquelas caras, subitamente transformam-se no irreal do racional. Vim depois a aprender, que também havia o futebol, com os golos do Eusébio e claro, a sentidamente honesta canção da rua, o nosso fado e a nossa Amália, que até recebia flores e aplausos no chiquíssimo Olympia de paris. Hoje já é considerada uma “musica do mundo”, ao lado das coladeras de Cabo Verde, da Salsa cubana, ou dos batuques do Burneu, embora o nosso fado continue a ser, vermos um país sempre na cauda de tudo, menos da corrupção. Futebol também temos, e muito, em doses diárias sem nunca esquecer os novos “Eusébios”, chamem-se eles Figos ou Ronaldos. Até temos na selecção um Mister que diz “Eu é que sei, faz o que o Mister manda” e que nos manda rezar para Fátima. Ouvi falar que lá estavam meio milhão de pessoas a pedir e a agradecer em nome da fé. Não seria melhor, em vez de se prostrarem e arrastarem pelo chão em nome do além, terem fé em si mesmos, levantarem-se a pedir e a exigir, em defesa da sua vida e do seu futuro? Talvez esse fosse mesmo o verdadeiro milagre que tantos anseiam.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

22 comentários:

  1. Mas esse é o mais difícil porque diário. Este, ao contrário é uma vez no ano e as consciências ficam tranquilas... enfim libertas!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Estas pessoas são sinceras... e a sua sinceridade merece todo o meu respeito... Mas esta capacidade cristã de pecar todo o ano, para depois cumprir um febril e fátuo arrenpendimento durante uma semana não estará na raíz de grande parte dos males deste mundo?

    ResponderEliminar
  3. O mais engraçado é que os sacrifícios ali e a caminho dali praticados vão contra o espírito do cristianismo. Jesus Cristo ficaria escandalizado com as ajudas que a igreja dá estes comportamentos, criando até corredores para as pessoas andarem de joelhos. É inqualificável, não tem nada a ver com catolicismo ou cristinanismo, e acima de tudo a troca do milagre pelo sacrifício é um comportamento mercantilista. É um excelente termómetro do desenvolvimento, ou melhor, do atraso.

    ResponderEliminar
  4. Pois é amigo Kaos o problema é que as pessoas talvez porque grande parte delas se habituaram a viver no anterior regime são incapazes de se mobilizarem para pedirem responsabilidades a quem os governa e por isso preferem continuar a arrastar-se pelo chão à espera dum milagre.

    ResponderEliminar
  5. é o espelho da realidade. ciosamente incentivada pelo regime. enquanto a manada se entretém a rastajar, a corja pode continuar a particar todos os desmandos...
    abraço

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Camões ou Pessoa. No entanto não posso deixar de enviar ao Kaos esta enormidade, este "inferno dantesco". Imagino os miúdos do 9º ano a serem queimados e a esbracejar...

    "Quando cheguei ao Governo tive várias vezes um sonho, que era mais um pesadelo, de que todos os meninos chumbavam no exame. Isso não se concretizou, mas não ficou longe porque, na altura [em 2005], 70 por cento dos alunos tiveram negativa. Estes resultados não são aceitáveis e acredito que vão melhorar, o que vai criar um maior clima de confiança nas escolas", disse.

    ResponderEliminar
  7. Futebol é paixão e fé se casa muito bem com isto.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  8. Como noutras áreas da vida, todas estas pessoas esperam sempre que tudo venha "de cima".

    ResponderEliminar
  9. tb:
    Ficam mesmo? Já deviam ter visto que por mais que lá vão não lhes sai o totoloto.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Rui:
    Por mais sincero que se seja nunca se deve parar de pensar e sobretudo cumprir com a fé em que acreditam. Pelo que me lembro havia justiça nas palavras de Cristo.
    abraço

    ResponderEliminar
  11. anonimo:
    Isto não passa de mais um negócio a aproveitar-se da fé das pessoas, com direito a show mediático com sangue suor e lágrimas. Uma vergonha.
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Contradições:
    Já deviam ter visto que o milagre não vem e que está é nas mãos deles mudar isto
    abraço

    ResponderEliminar
  13. luikki:
    Distrai-se o povinho com isto e vão fazendo os seus desmandos na paz de Deus.
    abraço

    ResponderEliminar
  14. anónimo:
    Quem disse tal coisa? Imagino que tenha sido a Lurdezinha. Coisa linda de se dizer
    abraço

    ResponderEliminar
  15. sidarta:
    Fátima Fado e Futebol. Essa até já o salazar sabia.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. visitante:
    Fiem-se na virgem e não corram. Sempre ouvi dizer.
    abraço

    ResponderEliminar
  17. Missinha em três canais! Tomem lá hereges!...LOLOLOLOLOLOL


    Às vezes me pergunto se será a bestificação das massas ou a massificação das bestas...;)


    BeijInhas, Kaos

    ResponderEliminar
  18. inha:
    Felizmente foi de manhã e eu aproveitei para dormir umas horitas. Bestas somos nós por não lhes atirarmos com as televisões aos cornos.
    bjs

    ResponderEliminar
  19. 3 canais com a mesma programação!
    só aqui na Tugalândia.
    :-)

    ResponderEliminar
  20. adesenh..
    Felizmente há DVD's e a TVCabo...para quem não aproveita o fim de semana para dormir.
    abraço

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Foi mesmo um fim de semana à antiga com futebol, Fátima e com o nosso fado que é ter que aturar toda esta cambada que nos governa.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger