quarta-feira, junho 06, 2007

Haja vergonha

Hesitei muito em fazer este post, mas a importância do assunto assim o exigia. Uma docente de uma escola, em Aveiro, que se encontrava de baixa há cerca de dois anos, após lhe ter sido diagnosticada uma leucemia, foi obrigada pela Caixa Geral de Aposentações a regressar ao serviço para cumprir um período mínimo de 31 dias de trabalho. Tinha 63 anos e pedido para ser aposentada por incapacidade, mas, após uma junta médica, não só viu a pretensão recusada como teve a baixa médica suspensa e ordem para voltar ao serviço, sob pena de perder o vencimento. Esta triste e revoltante história contínua e hoje a professora já faleceu. (ver detalhes no Sinistra Ministra).
Hesitei em contar a história por não querer ser acusado de estar a fazer graça com a desgraça de outros, mas compreendi que não era isso que estaria a fazer. É uma homenagem a alguém tão mal tratado pelo seu país e a quem todos devemos um pedido de desculpas. Sim, porque a culpa também é de todos nós por nos deixarmos governar por gente como esta. A culpa é nossa porque não corremos com esta gente do poder. Cada dia que passe sem o fazermos, só a aumenta.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

52 comentários:

  1. Anónimo6/6/07 00:47

    Este assunto é sério e merece todo o respeito.
    Ao ver a imagem, em primeiro lugar senti tristeza e em segundo interroguei-me do significado de um cão de costas viradas para nós. Imediatamente o associei com o Pedreira ou o Valter, cães de costas mas também de fila.

    ResponderEliminar
  2. Kaos, não acho que tenha feito graça, apenas deu voz a (mais) uma situação inacreditável.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/6/07 01:43

    Tenho lido esta notícia por tudo o que é sítio.

    Não encontro palavras que possam explicar uma tão grande monstruosidade. Custa-me acreditar que no meu país os portugueses sejam tão maltratados.

    Comem do melhor, bebem do mais requintado, passeiam por onde querem em carros de luxo, fixam os ordenados que querem "receber" ( não ganhar, porque isto é trocar suor por pão ) deslocam-se em aeronaves para as "merecidas férias" (?) e, tudo isto e mais e mais com os euros que recolhem dos impostos, deixando-nos com alguns centimos e muitos problemas.

    É vergonhoso o desprezo que o governo e as instituições têm pelos cidadãos na saúde, na educação, na segurança e no respeito.

    Os inflamados discursos de certos ministros são dirigidos para anormais, atrasadinhos mentais, burros e incultos, ignorantes e imbecis, que somos nós.

    De vez em quando, lá descem ao povoado, contam-nos sempre as mesmas mentiras, prometem-nos um futuro melhor e, algum tempo depois, nem nos conhecem.

    Estou cansado de viver no meu país e ninguém pode imaginar a mágoa que sinto por ter de dizê-lo !
    Sei que há coisas muito piores que acontecem aos outros mas, quando alguém, como eu, se desilude com o seu país, algo vai de muito mal nas relações que temos com os outros.

    Ainda não há muito tempo, uma estação de televisão organizou um concurso do "melhor português de sempre". O vencedor foi um homem que humilhou, despersonalisou e roubou a dignidade ao nosso povo. É muito preocupante e dá que pensar !!!

    Será que não pagamos o suficiente em impostos para podermos viver ?

    No meu país há notícias que me deixam numa tristeza sem fim.

    QUEM NOS MANDOU NASCER POVO ?

    xcharissa

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/6/07 07:06

    Uma vergonha deprimente!!!! Sinto nojo por ter acontecido no nosso país!


    A SULISTA

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/6/07 08:29

    Um dia, quando a educação estiver ainda muito pior que o que está (porque é para lá que caminha a passos largos), vamos todos pensar que é uma coisa que vem de trás, há muito tempo. É verdade, mas o que não vamos lembrar por essa ocasião é que esta ministra teve um papel decisivo nesse enterro.
    A imagem do blog é significativa. Por acaso, ontem mesmo, a da DREN foi reconduzida. Como dizem os nossos vizinhos espanhóis, apaga y vámonos.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/6/07 09:13

    Hoje vou dar um teste aos meus alunos.
    Do Savater respiguei um naco de prosa com os condimentos suficientes para se compreender a urgência da desobediência civil, do direito à indignação...

    «Regra geral, quanto menos responsável se revele cada pessoa pelos seus méritos ou más acções (sustentando, por exemplo, que tudo isso são frutos da ‘história’, da ‘sociedade estabelecida’, das ‘reacções químicas do organismo’, da ‘propaganda’, do ‘demónio’ e outras coisas do mesmo género), menor o grau de liberdade que lhe será concedido. Os sistemas políticos nunca são completamente ‘responsáveis’, tão pouco costumam sê-lo os governantes, que agem sempre impelidos pelas necessidades históricas ou pelos imperativos da ‘razão de Estado’.»

    E apetece-me recordar o poema do O'Neill: " O medo vai ter tudo..."

    ResponderEliminar
  7. Isto é vergonhoso e revoltante... E não sei como é que ainda tem cara de pau para lá estar...

    ResponderEliminar
  8. vergonha de ser português

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/6/07 11:33

    Sim, Kaos, temos que passar a ideia ... fizeste bem, companheiro.
    Bjo,
    m.

    ResponderEliminar
  10. anónimo:
    O nome do cão não sei, mas que por lá há alguns há
    abraço

    ResponderEliminar
  11. Raposa:
    Vivemos tempos dificeis e onde a injustiça ganha terreno todos os dias
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Charissa:
    Como te compreendo e como concordo com tudo o que dizes. Eu sempre afirmei que era em Portugal que queria viver. Tem sol, o clima é bom, existe paz e é onde me sinto bem. Mas, estes sacanas quase me fazem desjar partir para não mais voltar. Estou farto deles. Como não quero ir para outro país só resta uma alternativa, manda-los a eles. Há que correr com esta corja
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Sulista:
    Mas aconteceu e alguém deveria ser responsabilizado por isso.Há sofrimentos causados que não podem sair impunes

    ResponderEliminar
  14. anonimo:
    realmente o nosso povo tem memoria curta, e quem escreve a história é quem está no poder. Mas as coisas vão mudar e um dia a história vai ter mais fontes onde se basear. A internet ( e os blogs também) ajudarão a mostrar o outro lado.
    abraço

    ResponderEliminar
  15. jcosta:
    Belo texto e que realmente mostra a urgencia de assumirmos nas nossas mãos essa luta contar o medo. A liberdade é um bem que devemos preservar e os nossos direitos algo pelo que vale a pena lutar.
    abraço

    ResponderEliminar
  16. pipinha:
    São gente sem vergonha nem com qualquer respeito por nada. São cegos para a sua própria imagem.
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Eric:
    Mas isso não pode ser. Somos portugueses e temos de ter orgulho nisso. É pois necessario correr com aqueles que nos envergonham
    abraço

    ResponderEliminar
  18. Moriae:
    Obrigado. Realmente há momentos em que a urgencia da luta nos tem de fazer esquecer outros valores
    bjs

    ResponderEliminar
  19. É urgente desmascarar estes pulhas e trazer a luma o que fazem em nome do sistema...é por estas e por outras que eu não voto nunca mais ...
    Atenção que os cabrões das juntas médicas devem-se achar uns supra sumos nas matérias todas ...isto é outra questão que me deixa indignada ...são as JUNTAS MÉDICAS!!!Emtão e os médicos por omde as pessoas andam não sabem nada??!!Esses cabrões são meros burocratas do sistema!!!.

    Ando refudida com tudo isto...


    beijão

    ResponderEliminar
  20. Xi só agora depois de clicar é que vi que os dedos navegaram por teclas que não deveriam ...paciência é a raiva do momento

    beijão

    ResponderEliminar
  21. Laurentina:
    Que raio de computador é que tu tens? No meu todas as teclas são navegáveis e o direito à indignação tem de ser utilizado.
    bjs

    ResponderEliminar
  22. Pus aqui um comentário, cerca das 8.30, em que expus a minha posição, penso que o fiz de forma correcta sem ofender ninguém. Apenas referi que quem estava na primeira linha deste caso trágico, eram os médicos com a sua atitude de daram a senhora como apta para o trabalho. Será que foi problema técnico ou o comentário foi mesmo apagado. Quero crer que se tratou de problema técnico. Caso contrário gostava de saber porque se eliminam comentários quando se faz uso da urbanidade para expor pontos de vista. Ou quando se põem questões, ou pontos de vista, sob ângulos diferentes há que "deitar fora". Quero acreditar que não, se não o autor não colocava à disposição a caixa de comentários.

    ResponderEliminar
  23. Paulo de Carvalho:
    Não, o seu comentário não foi apagado e até hoje nunca nenhum o foi. O que aconteceu é qu o amigo se equivocou e o colocou no post abaixo "História de um regime II". Até já lhe respondi por volta das 12 horas. Acredito na liberdade e no direito de opinião de todos, pelo que todos os comentários são bem vindos. Só apagaria algum se fossem de teor Nazy ou racista.
    um abraço

    ResponderEliminar
  24. Anónimo6/6/07 15:00

    Os médicos - os da junta - claro, não trabalham sem rede; antes das decisões técnicas 'andam por aí' à solta, decisões políticas. O pc podia perguntar-se: Há cada vez mais partos nas ambulâncias; será culpa dos bombeiros? Há cada vez mais juntas médicas a "descartar" pessoas; será culpa das pessoas? das Juntas, ou , por atacado, da c o r j a que nos (des)governa? Decida-se pc.

    ResponderEliminar
  25. Eu bem sabia que o ar por aqui era respirável. O problema foi técnico: azelhice da minha parte:). Peço desculpa.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  26. Caro jcosta


    Mas em Portugal, como sabe, os médicos e os magistrados são uma casta. É verdade que já estiveram em "altares" mais perto do céu, mas ainda continuam nos "altares". Como também sabe o resto dos profissionais jamais chegarão a beatos, quanto mais a santos.

    ResponderEliminar
  27. Paulo de Carvalho:
    Não tem que pedir desculpa. Enganos acontecem a todos.
    abraço

    ResponderEliminar
  28. Mas alguém sabe se este caso foi noticiado por algum meio de comunicação do sistema? Ou estarão a medir a pressão na blogosfera? Se é uma questão de pressão, então há que não abrandar.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo6/6/07 19:32

    Sem ofensa, Portugal dos pequeninos. Deviam estar na cadeia.
    JMGonçalves

    ResponderEliminar
  30. Anónimo6/6/07 21:44

    Caro pc!
    Não quero chegar a 'beato', basta o que basta! Muito menos a 'Santo', a minha iconografia não tem remédio, muito menos preces de circunstância. Volto a insistir, a esta gente meteram-lhe o cajado na mão e, sem demora, apareceu o vilão. É preciso denunciar o vilão, enquanto figura menor que, com as costas quentes, faz o trabalho sujo mas, com mais veemência, é preciso cortar cerce quem toma as decisões políticas que, depois, têm este desfecho. Afinal a drª engenheira – em ciências ocultas – foi reconduzida à frente da Nerd, desculpem, da DREN! (mais uma que chegou a santa sem passar pelas vicissitudes da beatice.)
    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Ainda bem que destes a voz a esta situação!

    Aliás é mostrando a merda de governantes que temos, que nos faz reflectir sobre a necessária mudança!

    ResponderEliminar
  32. Hiperliguei este post ao meu blog. Espero que não se importe.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo7/6/07 02:17

    Uma variante desta imagem, no futuro, em 2009, seria como coveira a MFLeite, com outro cão.

    ResponderEliminar
  34. Gonçalves:
    Ceviam, mas uma vez mais não estão e isso é que é grave
    abraço

    ResponderEliminar
  35. jcosta:
    Quanto maior é a pequenez de uma pessoa mais ela usa a prepotencia par se afirmar. Infelizmente vamos ver vários exemplos espalhados por aí. Aliás, copiando aquilo que Vêm no governo
    abraço

    ResponderEliminar
  36. Sergio Pontes:
    Há mesmo que olhar para a situação e começar a pensar que fazer. Isto vai de mal a pior
    abraço

    ResponderEliminar
  37. Rosalina:
    Não só não me importo como agradeço. Deste blog pode levar-se tudo
    bjs

    ResponderEliminar
  38. anonimo:
    Essa desconfio que se faria acompanhar de uma matilha
    abraço

    ResponderEliminar
  39. Anónimo7/6/07 10:23

    Fizestes bem em ecoar esta vergonha...eu sinto-me envergonhado de ser portugues e de e não conseguir mudar nem os cães nem o povo imbecil que vota neles.

    ResponderEliminar
  40. manuel:
    Há que mudar é a forma como este povo é enganado diariamente na forma como são dadas as noticias para garantir o adormecimento popular
    abraço

    ResponderEliminar
  41. Ainda bem que optaste por postar!
    Só tenho pena de às vezes, por causa de histórias tristes como esta, ter vergonha de ser posrtuguesa!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo7/6/07 13:30

    4 dias depois, o "Correio da Manha", com chamada de primeira página, titula "Professora doente morre a trabalhar". Em subtítulo, acrescenta "Manuela Estanqueiro, docente do Ensino Básico sofria de leucemia e foi obrigada pelo Estado a dar aulas".
    Tarde de mais para ambos.
    A coveira e o seu "querido lider" virão, enquanto reconduzem os agentes da CGA e da J. Médica, com o seu ar cândido, proclamar que não deram conta de nada; o habitual.
    O direito à indignação começa a ser um dever.
    Lamentável.

    ResponderEliminar
  43. A impressão que me fica é que esta equipa ministerial pretende acabar com a Escola. Desde a primeira hora, a primeira vez em que a ministra apareceu nas TVs, foi notório o seu ódio aos professores! Não quero ser injusto, mas a pobre senhora parece um caso patológico, aliás bem secundada pelos respectivos sec. de est. De resto, na senda do Ministro! Ou não? Estarei enganado? Confesso que já desconfio da sanidade mental de toda essa gente. Mas, enfim, estarei a ajuizar mal, não sou doutor nem engenheiro, sou pedreiro da construção civil e fiz apenas o antigo CPES. Que, por enquanto, ainda não foi equiparado ao 12º ano! Mas sê-lo-á decerto um destes dias. Depois dar-me-ão equivalência ao bacharelato (serei engenheiro técnico). Como isso não é muito prestigiante, inscrevo-me num partido reconhecido, logo me darão equivalência à licenciatura em engenharia civil (e então sim, serei engenheiro). Logo serei convidado para dar aulas na universidade particular em que me licenciar, com duas tretas mais serei Doutor por extenso. E assim também eu serei um bom exemplo da nova Escola! Banha da cobra para aqui, banha da cobra para ali... progrido na carreira política: quem sabe se não serei o próximo Ministro...

    ResponderEliminar
  44. A impressão que me fica é que esta equipa ministerial pretende acabar com a Escola. Desde a primeira hora, a primeira vez em que a ministra apareceu nas TVs, foi notório o seu ódio aos professores! Não quero ser injusto, mas a pobre senhora parece um caso patológico, aliás bem secundada pelos respectivos sec. de est. De resto, na senda do Ministro! Ou não? Estarei enganado? Confesso que já desconfio da sanidade mental de toda essa gente. Mas, enfim, estarei a ajuizar mal, não sou doutor nem engenheiro, sou pedreiro da construção civil e fiz apenas o antigo CPES. Que, por enquanto, ainda não foi equiparado ao 12º ano! Mas sê-lo-á decerto um destes dias. Depois dar-me-ão equivalência ao bacharelato (serei engenheiro técnico). Como isso não é muito prestigiante, inscrevo-me num partido reconhecido, logo me darão equivalência à licenciatura em engenharia civil (e então sim, serei engenheiro). Logo serei convidado para dar aulas na universidade particular em que me licenciar, com duas tretas mais serei Doutor por extenso. E assim também eu serei um bom exemplo da nova Escola! Banha da cobra para aqui, banha da cobra para ali... progrido na carreira política: quem sabe se não serei o próximo Ministro...

    ResponderEliminar
  45. Este governo PS é uma fraude...
    A determinação cega e ímpia conduz normalmente a este tipo de situações...
    Mas o pior está para vir... Quantos de nós estamos em asfixia lenta e com morte anunciada? Quantos de nós teríamos vontade de não sermos peças deste jogo imundo do poder? Onde estão as tão propaladas políticas sociais espectáveis de um governo dito socialista? Se ao menos tivesse votado num verdadeiro partido de direita...

    ResponderEliminar
  46. Anónimo7/6/07 22:48

    Triste também, é o facto de neste país qualquer pessoa poder ir ao médico e dizer:
    - Doutor quero 15 dias de baixa.
    Depois, vão para "a neve" ou para outra parvoíce qualquer. Se calhar por causa dessa bandalheira é que situações como a que descreves se passam. Se calhar por termos atingido este estágio da "demerdocracia" é que agora vão pagar os justos pelos pecadores. E a situação vai piorar. O pau vai voltar a bater com força. Mas é bem feito. Para que tipos como tu aprendam a falar sempre que haja injustiças e não só quando a intelectualidade de esquerda lhes sobe à cabeça.
    Lembro-me sempre de duas situações:
    a primeira quando certa vez passava por perto do estádio da Luz num dia de semana à tarde, nos conturbados tempos do Vale e Azevedo e a multidão dispersou à vista da reportagem da televisão. Ao indagar porque metade dos presentes viravam costas, soube que não queriam aparecer na TV porque estavam de baixa. Outra foi a de um trabalhador que apareceu pelas 15 horas na empresa com uma justificação do médico dizendo que ele tinha lá estado até às 16(!). Só que o médico não sabia que ele quando saíu foi beber copos e trocou as horas. Estes tipos que vivem à custa de todos nós deveriam merecer o nosso profundo repúdio e para eles deverias também dedicar um dos teus "bonecos". Mas não. Isso não é esquerdamente correcto. Vamos a ver e na volta também metes umas baixazitas para escrever blogues...

    ResponderEliminar
  47. Anónimo7/6/07 23:18

    Olá Lenka ,

    Bem vinda/o ...

    Quando gente como a/o lenka aparece por aqui fico sempre feliz, isso significa que este blog está a crescer e a ter tanto sucesso que até já é visitado pelos Socretinos... sim !!!não se ofenda mas tentar defender um erro com outro erro isso parece coisa de Sócretino.

    É que se vem para aqui dizer que existem muitas baixas fraudulentas, eu tb lhe posso garantir que vejo muita gente que prefere ir trabalhar doente a meter baixa... nunca reparou? Eu já vi no sitio onde trabalho, gente a trabalhar com gripes, constipações, com pernas partidas, com dores lombares etc etc etc . Não baralhe as coisas.

    Aquilo que KAOS aqui denunciou, não tem que ver com nada disso, é uma situação concreta e por si só condenável , dizer que está relacionada com outros erros é um exercício de pura demagogia ao bom estilo Sócretino.

    ResponderEliminar
  48. pois...
    também é culpa da ministra...
    tudo o que acontece de mau aos profs agora é culpa da ministra...

    tirem as palas...

    ResponderEliminar
  49. Sem palavras para justificar o injustificável.
    fizeste bem em chamar a atenção para este acto hidiondo.
    bjinho

    ResponderEliminar
  50. Anónimo9/6/07 00:17

    Sou prof e envergonho-me de situações, reais , como a exposta...
    Toca-nos mais directamente qd temos pessoas conhecidas, próximas, a passar pelo mesmo...
    Pessoas que estão claramente incapacitadas para trabalhar e lhes é negada a possibilidade de reforma por incacidade ou prolongamento de baixa...
    ...vergonha de viver num pais como este...
    E as coisas vão piorar....o pior é ter essa certeza...

    ResponderEliminar
  51. Cada dia que passa aumenta o nojo e o ódio que sinto por esta escumalha fascistóide que está no poder.
    Este pseudo-engenheiro émaquiavélico e domina a arte de colocar portugueses contra portugueses, privado contra público, profissional contra profissional, civil contra militar... enfim... usa a mesquinhez e a invejazinha típica do tuga de vistas curtas para espezinhar um de cada vez acabando por destruir todos.
    E nem me surpreende que haja CEGOS que continuam a louvá-lo. Se até Salazar e Hitler ainda hoje têm apoiantes...

    ResponderEliminar
  52. Algumas das reforma actuais na Educação são claramente inconstitucionais pois violam o direito de igualdadade entre cidadãos com os mesmo direitos e deveres (o mesmo oficio) uns tiveram sorte e ainda se safam outros pagam a factura toda é revoltante mas a arte de dividir para reinar vai para além da educação atinge em geral a cada vez mais injusta sociedade Portuguesa.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger