O Milagre da Multiplicação Matemática
Ouvi na Semana passada a Ministra vangloriar-se por as notas dos exames de Matemática do 12º ano terem subido e anunciar um plano de intervenção semelhante para as áreas de ciências, com especial incidência para a Física.Apesar de a maioria dos alunos ter considerado acessíveis os exames deste ano, o Ministério assegurou que “não houve, nem pode haver qualquer indicação no sentido de serem facilitadas as provas”.
Eu que não acredito em milagres e conhecendo bem as dificuldades de muitos alunos com a Matemática, custa-me acreditar que num ano tenha sido possível resolver o problema. A importância de ter bases sólidas na sua aprendizagem é fundamental e isso obriga a um esforço no seu ensino com os mais novos. Estranho por isso tão grande êxito em tão pouco tempo e só me fez lembrar outros governos, em que o insucesso escolar dos nossos jovens, também foi resolvido de um ano para o outro, quase proibindo os professores de chumbar os alunos. De números deploráveis passámos para um sucesso estrondoso. Pelos vistos continua a seguir-se a teoria de “ensinar” para as estatísticas. Está cada vez mais fácil ser-se Engenheiro neste país.
Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN
Eu que não acredito em milagres e conhecendo bem as dificuldades de muitos alunos com a Matemática, custa-me acreditar que num ano tenha sido possível resolver o problema. A importância de ter bases sólidas na sua aprendizagem é fundamental e isso obriga a um esforço no seu ensino com os mais novos. Estranho por isso tão grande êxito em tão pouco tempo e só me fez lembrar outros governos, em que o insucesso escolar dos nossos jovens, também foi resolvido de um ano para o outro, quase proibindo os professores de chumbar os alunos. De números deploráveis passámos para um sucesso estrondoso. Pelos vistos continua a seguir-se a teoria de “ensinar” para as estatísticas. Está cada vez mais fácil ser-se Engenheiro neste país.
Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN
Mais uma vez na mouche Kaos... estes resultados só mudam de um ano para o outro quando se facilita. Chamo a atenção para o pormenor delicioso destas provas de matemática visarem 3 anos de ensino : do 10º ao 12º ano. Ora quando estes alunos que agora fizeram a prova se encontravam no 10º ano, este governo nem sequer existia portanto não sei como poderam ter contribuido para isto.
ResponderEliminarBom post,imagem e texto.
ResponderEliminarNão faço comentários porque perdia o apetite para o jantar.
uGH
Vim visitar este blog.
ResponderEliminarFiquei fã.
Abraço
Manuel:
ResponderEliminarInfelizmente vivemos num mundo em que os povos acreditam em tudo o que ouvem nas televisões. Assim irão ser enganados todos os dias. Custa assim tanto pensar?
abraço
ugh:
ResponderEliminarDesculpa a falta de apetite.
abraço
Papoila:
ResponderEliminarBem vinda aqui ao meu jardim. Volta que serás sempre bem vinda
bjs
É realmente muito difícil chumbar alguém. Actualmente, os professores encontram-se submersos num monte de papelada inútil. Se ela beneficiasse os alunos, muito bem. Mas não servem.
ResponderEliminarGostei muito de ouvir ontem um aluno a dizer que tinha tido 16 a Português e 17 a Matemática. Agora só lhe falta ter positiva (sic) a Física e Química. Hoje soube de outro que teve 19 a Matemática, mas a quem falta ainda também positiva a F-Q para conseguir ir para o Técnico. Nem vale a pena dizer mais nada ...
Outro caso: uma Psicóloga ligada a um Agrupamento de Escolas aconselhou que uma criança permanecesse mais um ano no infantário, uma vez que ainda não tinha conseguido interiorizar regras básicas de como comportar-se e ficara muito abaixo dos objectivos de aprendizagem. Como resposta ouviu um "Queres começar a chumbá-los já no infantário ?!" Isto é como as coisas funcionam: os alunos passam, passam, passam. Um dia, o insucesso chega. Para ficar.
Até aqui "éramos um país de analfabetos". Passaremos a ser um país de analfabetos funcionais e totais.
ResponderEliminarUm País de analfabetos com canudo.
Até aqui "éramos um país de analfabetos". Passaremos a ser um país de analfabetos funcionais e totais.
ResponderEliminarUm País de analfabetos com canudo.
Foi um verdadeiro golpe de magia!
ResponderEliminarNem sei porque nos andámos a queixar tanto...
Os nossos alunos ficaram 2,5 valores mais inteligentes de um ano para o outro... Fantástico!
Finalmente ultrapassaram a barreira das tormentas dos 10 valores, parece que foi graças a uns truques e à nossa Senhora da Meia Hora a mais no exame, pois não é preciso mais horas de aulas nem mais apoio individualizado, não, nada disso, basta meia hora a mais no exame...
(O povo precisa de pão e circo, ora já que não há pão, dêem-lhes circo.)
Falo com conhecimento de causa:
ResponderEliminarNão só os exercícios propostos foram + fáceis que o habitual (não que os anteriores se pudessem classificar de difíceis) mas também, retirando os alunos dos cursos tecnológicos (+ fracos em termos de conhecimentos) da estatística, melhorou consideravelmente a média.
É nesta parte da estória que eles mentem (por omissão).
O aproveitamento em matemática resulta de um esforço continuado, ao longo de anos, pressupondo boas bases.
Isso não acontece com os nossos alunos pois os pais querem que eles transitem de ano a qq. custo, e os governos empurram com a barriga para a frente (facilitando) pois também não estão interesados num retrato tremido.
Resumo: Criámos e continuamos a alimentar gerações de ignorantes a metemática, e não só...
Falando na qualidade de professor...
ResponderEliminarActualmente os nossos governantes pressionam os professores a passar tudo e todos. Fazem-no essencialmente por 3 processos :
a)Obrigam-nos a preencher montanhas de papel sempre que reprovam um aluno: relatórios disto e daquilo planos daqui e dali, tudo tretas que não passam de papel e cuja relevancia para o processo e ensino é praticamente nula.
b)Fazem passar a mensagem, através dos executivos de que a reprovação dos alunos é um situação aberrante, que implica não apenas o insucesso do aluno mas tb a do professor.
c)Atiram a inspecção para cima dos docentes com maiores indices de reprovação. Profes esses que normalmente até são os mais exigentes e competentes.
No fim quem sofre são os alunos que aprovam quase sempre no final so ano e ficam a pensar que aprenderam muita coisa e que trabalharam como deviam, no fundo estão a ser enganados, eles e os seus pais.
O ministério da educação é um caos -desculpa Kaos- a cargo de atrsadinhos mentais a fazer experiências, tipo cientista louco. O resultado está à vista -analfabetismo de canudo. E o supra sumo é o N/ª?(salvo seja) Socretino/a?.
ResponderEliminarkaos
ResponderEliminarClassificando as manipulações de dados li que por ordem de gravidade havia três tipos de mentira: as mentiras; as mentiras graves e as estatísticas.
E aqui estamos nós, salvo seja, a cumprir tal constatação.
Abraço
quase proibindo?! ou proibindo mesmo.. fazem falta mais pessoas como tu que questionem este tipo de "vitórias" nacionais..
ResponderEliminarA educação vai de mal a pior.. e não é acabando com a carreira dos porfessores que é o que está a ser feito que se vai a algum lado.
E sim, acredito profundamente que isto da educação por cá, se reduz a números que lhes interessa mostrar por um lado.. e poupar por outro
Luís Gomes retrata fielmente o que está a passar-se nas nossas escolas... É uma miséria o que está a acontecer ao povo portguês.
ResponderEliminarEstas experiências podem ser muito rentáveis, feitas no terceiro mundo, num micro ambiente de educação, fechado à evolução ...
ResponderEliminarOutros estudos e investigações estão a ser feitos, como o projecto "Berlenga sustentável".
Por exemplo no g..g.e experimentem pesquisa de berlenga sustentavel.
Saudações
uGH
a minha professora de matemática era igualzinha à da fotografia: logo, sempre detestei matemática!
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